Em busca do bi, Maricá estreia contra o Petrópolis na Copa Rio

Tsunami dá uma pausa na Série D e aposta na inovação na medicina para recuperar elenco que irá enfrentar maratona de jogos nas duas competições

Elenco do Maricá F.C reunido no último treino antes da estreia na Copa Rio, contra o Petrópolis, amanhã, em Xerém - Foto Paulinne Carvalho / Comunicação Maricá F.C

Por Chico Silva & Lucas Costa

Classificado para a segunda fase da Série D, o Maricá F.C agora volta suas atenções para a Copa Rio. Nesta quarta-feira, o Tsunami vai até o Estádio Los Lários, em Xerém, onde, às 14h45, enfrenta o Petrópolis na partida de ida das oitavas de final do torneio estadual. Atual campeão, o azul, branco e vermelho de Maricá estreia na segunda fase do torneio com a missão de defender a taça conquistada de forma inédita em 2024, após bater o Olaria na final.

 

Com calendário apertado e jogos em sequência, uma das preocupações da comissão técnica é prevenir lesões musculares ou, caso aconteçam, diagnosticá-las com rapidez e precisão, para que o melhor tratamento seja indicado e o atleta permaneça o menor tempo possível no estaleiro. Para isso, o Maricá F.C investe fortemente na estrutura do seu departamento médico, que conta com equipamentos e técnicas avançadas para prevenção, diagnóstico e recuperação física, como ultrassonografia, exames de CK (creatina quinase) e termografia — algo que não é tão comum em equipes emergentes como o Tsunami.

ultrassonografia é um exame de imagem utilizado no diagnóstico preciso de lesões musculares e tendinites, permitindo decisões rápidas e seguras no tratamento. Os exames de CK (creatina quinase) são realizados regularmente para monitorar o desgaste muscular dos jogadores, prevenindo lesões. A tecnologia de termografia, por sua vez, analisa a temperatura corporal por imagem, detectando inflamações ou assimetrias musculares que indicam sobrecarga de trabalho. Os fisiologistas também utilizam fitas específicas para monitorar os índices de hidratação dos jogadores. O método permite corrigir desequilíbrios e ajustar a reposição de líquidos de forma individualizada.

Exame de termografia realizado pelo departamento de fisiologia do clube - Foto: Paulinne Carvalho / Comunicação Maricá F.C

 

Esses recursos tornam o processo de avaliação física mais completo e reforçam o compromisso do clube com a saúde e o alto rendimento do elenco, como diz Carlos Bruno Reis Pinheiro, diretor médico do clube.
 

"O calendário é apertado, com jogos decisivos em sequência, então prevenir lesões e monitorar o desgaste dos atletas se torna fundamental. Essas ferramentas nos dão informações valiosas para agir de forma rápida e segura, mantendo o elenco em boas condições físicas ao longo das competições”, destacou Reis Pinheiro.

 

A excelência da equipe médica do Maricá F.C, liderada por Reis Pinheiro e por Jonas Pereira, médico mais antigo do clube e que atua nos jogos da equipe, está sendo reconhecida pelo mercado da medicina esportiva. Os profissionais do clube foram convidados para dividir suas experiências no 1º Simpósio Internacional de Enfermagem no Esporte, evento que será realizado na Universidade Santa Úrsula, em Laranjeiras, na próxima quinta e sexta-feira. Bruno Reis, o nutricionista Carlos Eduardo e o fisioterapeuta Fernando Lima estarão na mesa intitulada “Departamento Multidisciplinar de Saúde do Futebol”.

 

O técnico Reinaldo reconhece a importância do trabalho da medicina e da fisiologia para os bons resultados do time na temporada. Sobre a Copa Rio, o técnico acredita que o torneio é uma nova chance de consolidar o crescimento do clube no cenário estadual. O treinador vê com bons olhos a responsabilidade de defender o título.

“É uma responsabilidade prazerosa. Significa que já fomos campeões. Foi um momento muito marcante pro clube, e é uma competição que gostamos muito. Vamos com vontade de vencer, respeitando demais nossos adversários, como o Petrópolis, que tem investimento e bons atletas”, completou o comandante maricaense.

Coleta de sangue para exame de CK (creatina quinase) - Foto:Paulinne Carvalho / Comunicação Maricá F.C

 

Reforços na área
Para este duelo decisivo pelas oitavas de final da Copa Rio, o técnico Reinaldo contará com três reforços importantes que chegaram para o setor ofensivo do Tsunami. Um dos nomes é Matheus Alessandro, atacante revelado pelo Fluminense e que disputou a atual Série D pelo Boavista, trazendo velocidade e experiência ao elenco.

 

Outro reforço é Diogo Bolt, jogador que ganhou destaque ao ser artilheiro da Taça das Favelas em 2019 e que estava no Ypiranga-BA. Veloz — daí seu apelido, inspirado no lendário corredor jamaicano Usain Bolt — e com faro de gol, o atacante chega para fortalecer o setor ofensivo da equipe.

 

Fechando a lista, o Tsunami terá também o retorno de um velho conhecido da torcida: Marcos Paulo, campeão da Copa Rio e da Série A2 do Carioca em 2024 pelo próprio clube. Ele regressa após uma boa passagem pelo Taquaritinga-SP, onde anotou 10 gols e deu uma assistência em 15 jogos. 

O técnico do Marica Reinaldo Oliveira, comenta sobre a estreia de sua equipe na Copa Rio 2025, diante do Petrópolis. O Marica busca o inédito titulo de Bicampeão no torneio


Serviço:

  • Data: Quarta-feira, 30/07
  • Horário: 14:45
  • Oitavas de final – Jogo de ida – Copa Rio

Local: Estádio Los Lários – Xerém – Nova Iguaçu

 

Arbitragem:

  • Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
  • Assistente 1: Victor Augusto Camões De Abreu
  • Assistente 2: Júlio César Souza Gaudêncio
  • Quarto Árbitro: João Victor Simões De Oliveira

* Com informações Avenica Comunicação/Ascom Maricá FC

Comentários