Macaense disputa neste sábado grande final de montaria em touro no Rodeio de Barretos

Paulo Almeida Marciano, de 30 anos, está entre os três primeiros classificados. Disputa acontece neste sábado, às 22h

O Macaense Paulo Almeida Marciano, na grande final do Rodeio de Barretos (SP) - Foto reprodução/divulgação

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Daniela Bairros

O sábado está sendo de muita expectativa para o peão de rodeio macaense, Paulo Almeida Marciano. É que logo mais, às 22h, ele volta à arena da Festa de Peão de Barretos, em São Paulo. “Timão”, como também é conhecido, está entre os três primeiros classificados para a grande final. Ao todo, sete finalistas, em montaria em touro, foram definidos na noite da última quarta-feira, dia 27, e neste sábado vão disputar o título da Liga Nacional de Rodeio (LNR). Paulo obteve 174,75 pontos. 

Se ficar entre os quatro melhores, Paulo se classifica automaticamente para o The American, o rodeio mais bem pago do mundo e que será realizado em 2026, no Texas, Estados Unidos. 

Foto reprodução/divulgação

 

Pela segunda vez participando do rodeio de Barretos, Timão conquistou a vaga na edição de 2025 da Liga Nacional de Rodeio, depois de vencer uma etapa no Circuito de Rodeio Falcão, realizado em Muriaé, Minas Gerais. A primeira participação em Barretos foi em 2022, depois de conquistar a vaga no Circuito de Rodeio em Cordeiro, Rio de Janeiro. “Agora, graças a Deus, consegui e cheguei à final do rodeio de Barretos, depois de montar duas vezes. Estou bastante ansioso e preparado. Estou tendo esta oportunidade e  espero passar e ser classificado para o The American. Vamos para cima e se Deus quiser vai dar certo”. 

Além de Barretos, “Timão” já participou de outras importantes competições de rodeio e com vitórias, como a Companhia de Rodeio Falcão (CRF), American Country, Tony Nascimento, em Cardoso Moreira, também no Rio de Janeiro. 

A paixão por rodeios e montarias em touros surgiu na infância. Como pertence a uma família que gosta de cavalos, Paulo descobriu que queria ser peão desde pequeno. Foi crescendo e conhecendo amigos competidores de rodeios. Paulo conheceu um amigo que tinha uma arena de treinos em Silva Jardim. “Mesmo sabendo dos riscos e até mesmo os perigos dos rodeios, mas principalmente de montarias em touros, fui lá conhecer. Meu pai que me levou. Fiz os primeiros testes, as primeiras montarias, fui bem e descobri que era isso que eu queria para a minha vida”. 

Paulo Marciano - Foto reprodução/divulgação

 

Paulo vem se dedicando aos roteiros e às montarias, conciliando o esporte com a família e o trabalho. “Sabemos que não é fácil se manter neste esporte. Sempre corri atrás e graças a Deus estou aqui em Barretos, depois de ganhar também as outras competições. Só tenho que agradecer a todos. Tenho recebido muitas mensagens. Não sou muito conhecido, mas Deus tem aberto as oportunidades para mim. E Barretos, sem dúvidas, será uma grande final, mas principalmente, muita experiência”.

Comentários