WTR chega ao Norte do Brasil com sua primeira etapa 100% social em Serra Pelada

Evento no Pará, com patrocínio da Vale, une esporte e sustentabilidade em uma experiência sobre impacto positivo e legado social

(Créditos: Alerrano Marinho)

Por Tábata Seles

A World Trail Races (WTR) se prepara para um marco histórico no próximo dia 20 de setembro. Pela primeira vez na região amazônica, a liga de esportes de montanha chega a Serra Pelada, em Curionópolis (PA), trazendo um evento com foco social, que contará com a participação de 1.200 atletas. Com inscrições gratuitas, reforça o compromisso da WTR com a democratização do esporte e a inclusão social. Patrocinado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o evento também promove ações de sustentabilidade junto ao poder público e a comunidade local para contribuir com outras iniciativas de impacto positivo para a região.
 

“Para nós, cada evento vai além do esporte: é uma oportunidade de gerar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. Serra Pelada marca um momento especial dessa jornada, em que promovemos a democratização do esporte, levamos a cultura da montanha a cada vez mais pessoas e construímos um legado social e ambiental, oferecendo experiências que transformam vidas e fortalecem o vínculo entre pessoas, comunidade e natureza.”, afirma Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR.

(Créditos: Alerrano Marinho)

 

Serra Pelada recebe a WTR para apoiar seu novo ciclo de transformação, consolidando seu potencial turístico em um dos cenários mais emblemáticos do país. O esporte será uma ferramenta de inclusão e regeneração, e o evento oferecerá aos projetos sociais e às comunidades locais a oportunidade de participarem gratuitamente das provas de Caminhada 4 km, Trail Run 6 km e 10 km, além da corrida infantil, a Kids Race. Moradores de Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás também poderão participar mediante a entrega de cestas básicas, que serão doadas a cerca de 300 famílias atendidas pela iniciativa Jornada Serra Pelada. As inscrições também estão abertas para os 100 atletas assinantes do Clube WTR, o único público externo que poderá vivenciar essa experiência inédita.
 

“Serra Pelada é uma terra linda, repleta de riquezas naturais e com uma comunidade acolhedora. É uma honra para nós, sediar um evento tão grandioso como a WTR. Estamos prontos para mostrar todos os encantos da terra do ouro para o mundo e fortalecer, cada dia mais, o turismo, a história e a essência de nosso povo”, Mariana Chamon, Prefeita de Curionópolis.

 

O evento foi cuidadosamente planejado em parceria com a comunidade local, por meio de escuta ativa e alinhamento com a iniciativa Jornada Serra Pelada, que atua na região em diversas frentes, incluindo o Acompanhamento Familiar Multidimensional e o fomento ao Turismo de Base Comunitária. A WTR Serra Pelada promoverá ações em quatro dos seis eixos prioritários: segurança alimentar, apoio às juventudes, incentivo ao turismo de base comunitária e atenção aos idosos.
 

Entre as iniciativas previstas, destacam-se a contratação e capacitação de jovens locais como assistentes de produção, a doação de mais de 200 materiais esportivos arrecadados nas etapas anteriores da WTR, a produção de troféus feitos pelas artesãs locais do projeto Mulheres de Barro, a realização de uma Oficina de Compostagem e a implementação de composteiras na Cooperativa de Agricultura Familiar Mista de Serra Pelada (CAMSP), ações que deixarão legados relevantes para a comunidade. A arena do evento será aberta ao público e contará com uma feira de produtores e artesãos, movimentando a economia local, além de apresentações culturais, aulas de zumba e massagens gratuitas para os atletas após a prova, entre outras atividades.
 

"A Vale apoia iniciativas que promovem o desenvolvimento social e valorizam os territórios onde atuamos. A WTR Serra Pelada representa uma oportunidade concreta de fomentar a inclusão por meio do esporte, fortalecer o vínculo com a comunidade e contribuir para a construção de um legado positivo na região. Serra Pelada é um símbolo da mineração brasileira, e participar desse novo ciclo de transformação social e valorização do território reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, destaca Fernanda Fingerl, Gerente de Metodologias e Inovação Social da Fundação Vale.
 

Além de fortalecer o impacto social e cultural, a WTR também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. Como pioneira nesse campo, em 2024 a WTR se tornou a primeira prova esportiva outdoor do Brasil a ser certificada como Lixo Zero. Nessa etapa, assim como nas edições anteriores, todo o resíduo gerado será gerido de maneira responsável, com práticas de separação, reciclagem e compostagem, garantindo a redução do impacto ambiental e consolidando a WTR como exemplo de sustentabilidade no setor.
 

A WTR Serra Pelada é apresentada pela Vale, com patrocínio de Vivo, The North Face, Heineken 0.0 e Ford, e apoio da Prefeitura de Curionópolis, Mombora, Vono e My Safe Sport. O evento tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Ministério do Esporte e Governo Federal, com realização da AEESB (Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil) e promoção da V3A e Speed Eventos Esportivos.


Sobre a WTR

A World Trail Races (WTR) é uma liga de esportes de montanha que une saúde, bem-estar, esporte, turismo, entretenimento e sustentabilidade. Com 10 anos de história e mais de 35 edições realizadas, criamos conexões únicas com atletas e a natureza. Nas provas de Trail Run, Mountain Bike e Duathlon, oferecemos experiências para todos os níveis em um ecossistema de entretenimento que torna a WTR inesquecível. Para além das trilhas, a liga conta com a Kids Race, corrida voltada para o público infantil; WTR Store, com produtos oficiais da Liga; Clube WTR, clube de assinatura para os atletas que vivem a WTR o ano todo; e Squad WTR, os embaixadores que vestem a camisa e propagam o DNA da WTR. É o primeiro evento esportivo outdoor do país a obter o certificado Lixo Zero, prezando pelo cuidado do meio ambiente e procurando gerar o menor impacto possível em suas etapas, por meio de inúmeras ações ASG.

 

Sobre a Vale

A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2 mil quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 20 portos distribuídos pelo mundo.
 

A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.

 

Sobre a V3A 

União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como Petrobras, L'óreal, Globo, entre outros. Além de sua expertise em live marketing, a divisão de ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como a World Trail Races - WTR (esportes outdoor), TRITON (triathlon), R.E.M.A - antigo Saquarema Surf Festival (surfe), Prêmio eSports Brasil - PEB e o Multiplatform eSports Games - MEG (e-sports), Living Books (cultura) e Lapa pela Lapa (música), entre outros. tivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalham na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de monta

 

Sobre a Speed Eventos Esportivos 

A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Espornha, a Liga WTR (World Trail Races).

 

Sobre a AEESB 

A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.

 

*Com informações Approach Comunicação 

 

Comentários