Macaé é convidada a sediar Pan-Americano de Downhill em 2026
A proposta é trazer a competição para a cidade em março de 2026, entre os dias 18 e 23
Foto: Rui Porto Filho
Por Elis Regina Nuffer
Macaé está na rota para sediar um dos maiores eventos esportivos das Américas. O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta segunda-feira (8) com Felipe Avelar, responsável pela realização e divulgação do Pan-Americano de Downhill, evento oficial chancelado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A proposta é trazer a competição para a cidade em março de 2026, entre os dias 18 e 23, utilizando a pista localizada na serra macaense, reconhecida nacionalmente como uma das melhores do país para a prática do esporte.
A reunião foi realizada no gabinete do prefeito junto com o secretário municipal de Esportes, César Maillet; o subsecretário, Rodrigo Caldeira; e o vereador Marvel, ex-secretário da pasta. Avelar destacou que Macaé possui a estrutura necessária para receber atletas e milhares de visitantes esperados para o evento por isto desponta como primeiro nome para sediar o PAN.
Entre os diferenciais do município estão a segunda melhor rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, economia dinâmica, aeroporto em operação, ampla conectividade à internet e uma localização privilegiada entre a serra e o mar.
O prefeito Welberth Rezende demonstrou interesse na proposta e reconheceu o potencial de visibilidade que o evento pode trazer ao município. No entanto, afirmou que a participação da prefeitura dependerá de estudos dentro do orçamento futuro.
“É um projeto grandioso e que, sem dúvida, colocaria Macaé ainda mais em evidência no cenário esportivo internacional. Vamos avaliar com responsabilidade”, afirmou.
Avelar estava acompanhado do atleta Nestor Vidal, nome de destaque no cenário nacional do downhill. O esporte é uma modalidade do ciclismo de montanha, de velocidade em declive, enfrentando obstáculos naturais e artificiais.
*Com informações Secom Macaé