Restaurantes, espaços corporativos e até barbearia: veja semelhanças entre os estádios de Palmeiras e River Plate
Monumental de Nuñez e Allianz Parque viram polos de entretenimento, com restaurantes sofisticados, camarotes exclusivos e serviços premium que vão além do futebol
Créditos: Divulgação
Por Breno Moraes
O futebol sul-americano vive uma transformação que ultrapassa as quatro linhas. Dois dos principais estádios do continente, o Monumental de Núñez, casa do River Plate, e o Allianz Parque, do Palmeiras, apostam em novas experiências para ampliar a relação com seus torcedores e consolidar arenas como centros de lazer e entretenimento multifuncionais.
Em Buenos Aires, o Banda, inaugurado em setembro de 2023 no Monumental, oferece alta gastronomia com vista privilegiada para o gramado. O espaço de 700m² comporta até 180 pessoas e funciona diariamente, com cardápio variado que vai de carnes a sushi, além de carta de vinhos e drinks exclusivos inspirados nos títulos do River. Em dias de jogos, assume formato de hospitalidade e atende somente quem adquire ingressos premium.
O estádio argentino, modernizado recentemente para receber 85 mil pessoas, também apresentou o Paddock VIP, localizado atrás dos bancos de reservas. O espaço oferece visão para o túnel de acesso aos vestiários, buffet premium, bebidas variadas e áreas de descanso. O ingresso anual custa cerca de R$ 20 mil e inclui partidas do River no Campeonato Argentino e na Libertadores.
Em São Paulo, o Allianz Parque, construído e administrado pela WTorre, segue a mesma linha ao combinar futebol com gastronomia de alto padrão. Além do Parque Mirante, espaço de luxo que também pode ser alugado para eventos corporativos, o estádio abriga três restaurantes de operação diária: La Coppa (italiano), Nagairô (japonês) e Braza (carnes nobres). Todos funcionam em dias de jogos e shows, mas também em datas comuns, atraindo público extra e consolidando o Allianz como polo gastronômico.
Já o Fanzone, administrado pela Soccer Hospitality, oferece aos palmeirenses open bar e open food, funcionando quatro horas antes das partidas até uma hora após o apito final.
Para Leo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, a lógica é transformar arenas em ambientes vivos:
“Hoje, estádios e arenas precisam ir além do futebol. Espaços como camarotes e restaurantes têm potencial para se tornarem pontos turísticos. Funcionando o ano inteiro com shows, eventos, jogos e até experiências gastronômicas, a ideia é transformar o torcedor ocasional em um frequentador constante e atrair novos públicos.”
Para eventos, um dos espaços mais cobiçados é o Parque Mirante, que fica no último andar do estádio. Com capacidade para até três mil pessoas, é uma ótima alternativa para eventos corporativos, casamentos ou festas exclusivas.
A visão é compartilhada por especialistas em marketing esportivo. Segundo Bruno Brum, CMO da End to End, os modelos de hospitalidade reforçam a centralidade da experiência no negócio dos clubes: “Quando se investe em hospitalidade, não se trata apenas de conforto e sofisticação. É criar um ecossistema no qual clube, patrocinadores e torcida se relacionam continuamente. Esses ambientes premium tornam o estádio um espaço que gera receita fora do dia do jogo e fortalece a conexão emocional com a marca.”
“Os estádios estão se reinventando para ir muito além de aparelhos esportivos. Não é só o torcedor local que busca essa vivência: turistas que visitam a cidade, mesmo quando a hospedagem não coincide com dias de jogo, encontram nesses espaços uma experiência única. Monumental e Allianz Parque são exemplos de arenas que transformam a história e as marcas dos clubes em atrações permanentes, além de criarem novas fontes de receita para os dias sem partida. O crescimento do turismo esportivo impulsiona esse movimento e abre espaço para experiências cada vez mais imersivas. Na Absolut Sport entendemos essa tendência e oferecemos pacotes que incluem experiências gastronômicas, tours exclusivos e até encontros com ídolos”, pontua Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência especializada em hospitalidade esportiva premium.
Créditos: Divulgação
E essa nova realidade ganha ainda mais relevância às vésperas do confronto entre River Plate e Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores. Com o jogo de ida marcado para quarta-feiras (17) às 21h30 na Argentina. E o jogo de volta, no Brasil, no dia 24, no mesmo horário.
*Com informações Press FC