Palco da formação de medalhistas olímpicos como Flávio Canto e Rafaela Silva, Copa Rio de Judô chega à 18ª edição
Com entrada franca e cerca de 1.200 judocas de 17 unidades federativas do país, evento ocorre de 10 a 12 de outubro na Arena Carioca 1, Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Crédito: Anderson Neves / CBJ
Por Diano Massarani
De Aurélio Miguel a Rafaela Silva, passando por Rogério Sampaio, Tiago Camilo e Flávio Canto, a Copa Rio de Judô foi o palco de momentos marcantes na trajetória de grandes medalhistas olímpicos brasileiros. E é sob o reconhecimento de ser uma das competições mais prestigiadas do calendário nacional que a Copa Rio chega à sua 18ª edição contando com 1.234 inscrições de 134 agremiações representando 17 unidades federativas do país. O evento começa nesta sexta-feira, 10 de outubro, com as disputas sendo realizadas no fim de semana, 11 e 12, na Arena Carioca 1, Parque Olímpico da Barra da Tijuca, com entrada franca.
“Há duas décadas a Copa Rio se coloca como uma referência para o Judô brasileiro e, a cada ano que passa, se torna mais valorizada pela estrutura e organização que apresenta. Somando o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Light, não temos dúvidas de que esta edição de 2025 irá superar todas as expectativas geradas pela tradição da Copa Rio”, contou Leonardo Lara, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), realizadora do evento em parceria com o Instituto Opus Vitae.
Se a Copa Rio tem a aura de participar na formação e consolidação de campeões, a 18ª edição tem tudo para ser futuramente lembrada como especial, pois nada menos do que 6 judocas que recentemente representaram a seleção brasileira no Campeonato Mundial Sub-18 estão inscritos, incluindo Clarisse Vallim (Flamengo) e Laryssa Fonseca (Umbra-Vasco), que ganharam as medalhas de ouro e bronze, respectivamente. Inclusive, as três classes com mais inscrições na Copa Rio são justamente as protagonizadas pela nova geração do Judô brasileiro.
Classe por classe, a Sub-15 lidera a lista de inscritos com 245, e, também superando a marca das 200 inscrições, estão a Sub-18, com 231, e a Sub-13, com 214. A classe Veteranos somou 195 inscrições, enquanto a estreante classe Sub-11 teve 133. Fechando a lista, as classes Sênior e Sub-21 receberam o mesmo número de inscritos, com 112 cada. A ação no fim de semana de Copa Rio terá início com as atividades lúdicas e competitivas do Judô Inclusivo, abertas a pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e física, entre outras, que receberão cerca de 70 judocas de 10 Estados, além de Argentina e Uruguai.
Entre as agremiações inscritas do Rio de Janeiro, Clube de Regatas do Flamengo e Judô Comunitário Instituto Reação foram os grandes destaques no quesito número de inscrições, com, respectivamente, 172 e 119 inscritos, sendo seguidos por Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama, com 69, e IDEC Projeção, com 65. Já entre as agremiações visitantes, o Minas Tênis Clube (MG) tem a maior delegação, comparecendo ao Rio de Janeiro com 76 inscritos, à frente de Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Espírito Santo (ES), com 16, e Assamaca (BA) e Associação Campineira de Judô (SP), com 15 cada.
Com o patrocínio da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, a Copa Rio Internacional de Judô 2025 é realizada pelo Instituto Opus Vitae em parceria com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Serviço
Evento: Copa Rio Internacional de Judô 2025 Data: 10 a 12 de outubro de 2025
Local: Arena Carioca 1 – Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ Entrada: Gratuita
Programação Oficial
Sexta-feira: 10 de Outubro
13h às 17h: Credenciamento Técnico - Copa Rio e Judô Inclusivo
19:30h às 20h: Reunião Técnica / Clínica de Arbitragem / Reunião Judô Inclusivo Sábado: 11 de Outubro
8h: Judô Inclusivo
9h: Início dos Combates da Classe Sênior 11h às 12h: Cerimônia de Abertura
12h: Início dos Combates da Classe Sub-15 15:20h: Início dos Combates da Classe Veteranos
17:10h: Início dos Combates da Classe Júnior (Sub-21) Domingo: 12 de Outubro
8:30h: Início dos Combates da Classe Sub-11 10:20h: Início dos Combates da Classe Sub-13
12:30h: Início dos Combates da Classe Cadete (Sub-18)
* Com informações assessoria de imprensa da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro