Rio Open confirma Monfils e Berrettini na 12 edição

Eles se juntam a Musetti e João Fonseca no line up de 2026

Berrettini joga o Rio Open 2026 (Divulgação/Fotojunp)
Por Bruno Fernandes
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2025 - A 12ª edição do Rio Open ganhou mais dois grandes nomes internacionais no line-up. Grandes favoritos da torcida brasileira, Gael Monfils e Matteo Berrettini estão garantidos no maior torneio de tênis da América do Sul, se juntando a João Fonseca, número 1 do Brasil, e Lorenzo Musetti, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. O Rio Open 2026 acontecerá de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.
Monfils jogará o Rio Open 2026 (Alain Jocard / AFP)

 

Sinônimo de entretenimento garantido nas quadras, Monfils anunciou recentemente que se aposentará no final da temporada de 2026, com o Rio Open fazendo parte do seu calendário de despedida do circuito. Esta será a segunda participação do carismático francês de 39 anos no ATP 500 carioca, torneio que também disputou em 2018, quando foi quadrifinalista.

Monfils voltará ao Rio (Divulgação/Fotojump)


Ex-número 6 do mundo, Monfils é dono de 13 títulos e tem no seu currículo semifinais em Roland Garros (2008) e no US Open (2016) e vitórias contra nomes como Roger Federer e Rafael Nadal, sendo um dos grandes expoentes da sua geração. Dono de diversos recordes ligados à longevidade, ele é o campeão mais velho da história do circuito da ATP (criado em 1990), e o mais velho desde Ken Rosewall em 1977, após a conquista do título em Auckland neste ano. O tenista também é ao francês com mais jogos vencidos em Roland Garros, empatado com a lenda Yannick Noah em 40 vitórias.


"Mal posso esperar para voltar ao Rio Open. Estive lá apenas uma vez e a atmosfera foi incrível. Esta será minha última temporada, então minha expectativa é aproveitar, tentar jogar um grande tênis e ter uma conexão incrível com os fãs do Rio. Lembro do ambiente na quadra e foi simplesmente sensacional," disse o francês.
 

Berrettini fez história para o tênis do seu país após ser o primeiro italiano a chegar na final de Wimbledon em 2021. Ele também foi o primeiro tenista nascido nos anos 90 a fazer quartas de final ou melhor em todos os Grand Slams, mostrando a sua consistência em todas as superfícies. Matteo é dono de 10 títulos em simples, sendo 6 deles conquistados no saibro.


"Estou muito feliz em voltar ao Rio depois de uns anos. Eu realmente tenho uma grande expectativa para este torneio. Como vocês sabem, eu tenho uma avó brasileira, então eu realmente quero jogar o meu melhor tênis lá e da última vez que joguei o apoio foi inacreditável,” disse Berrettini.


Esta será a segunda vez do ex-número 6 do mundo no Rio Open. Em 2022, o italiano, que é neto de brasileira, esteve pela primeira vez no Brasil como profissional e chegou às quartas de final do torneio, jogando diante de seus familiares.

Berrettini joga o Rio Open 2026 (Divulgação/Fotojump)

 

“Ter o Monfils de volta ao Rio Open será muito especial, justamente no ano da sua despedida. Ele é um dos jogadores mais carismáticos e populares do circuito, sempre muito querido pelo público brasileiro. O Berrettini também tem uma conexão forte com o Brasil e é um dos nomes que o público mais gosta de ver em ação. Estamos prontos para um Rio Open vibrante, com estilos de jogo e gerações diferentes que vão empolgar os fãs”, afirmou Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.


Gael Monfils, Matteo Berrettini, João Fonseca e Lorenzo Musetti estão garantidos na 12ª edição do Rio Open. Mais confirmações no line-up e informações de pré-venda e venda geral de ingressos serão dadas em breve nos canais oficiais do Rio Open.


Berrettini joga o Rio Open 2026 (Divulgação/Fotojump)

 

Mais sobre o Rio Open
 

O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul e o único ATP 500 do continente. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
 

Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.


 

Sobre o Rio Open 2026
 

O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
 

A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider Interiores fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
 

O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
 

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.

 

*Com informações Ascom Rio Open

 

Comentários