Conectividade via satélite da Globalsat Group garante segurança e sobrevivência em expedições de aventura extremas

Fotógrafo e explorador Haroldo Nogueira inicia nova temporada de aventuras em regiões remotas, com tecnologia que mantém comunicação e rastreamento em locais onde não existe sinal terrestre

Haroldo Nogueira na Expedição Everest 2024 -Divulgação Globalsat Group / Haroldo Nogueira

Paraná, outubro de 2025 – Em um momento em que o turismo de aventura e as expedições outdoor crescem no Brasil e no mundo, novas imagens e relatos do fotógrafo e explorador Haroldo Nogueira voltam a chamar atenção para um ponto essencial: em ambientes extremos, a conectividade via satélite pode fazer toda a diferença para a sobrevivência. Equipado com soluções da Globalsat Group, Nogueira dá início a uma nova temporada de expedições que incluem o Monte Roraima, os Andes argentinos e o Caminos del Cóndor, no norte do país vizinho.

Explorar regiões inóspitas e de difícil acesso exige planejamento, preparo físico e, sobretudo, comunicação. Nessas condições, a conectividade via satélite garante rastreamento, comunicação por voz e dados, acionamento de emergência e suporte em tempo real, mesmo em locais sem cobertura 3G, 4G ou 5G. Para aventureiros como Nogueira, que documenta há mais de quatro décadas grandes expedições nas Américas e no mundo, trata-se de uma ferramenta tão essencial quanto equipamentos de navegação, kits de primeiros socorros ou mantimentos.

Entre outubro e novembro, Nogueira e sua equipe seguem para três grandes desafios: a travessia do Monte Roraima, com nove dias de trilha e cinco noites no topo, realizada pelo fotógrafo Gilberto Azambuja; o Car Experience 2025, roteiro off-road por salares e vinícolas do norte argentino; e a expedição Caminos del Cóndor, uma travessia de motocicleta pelo deserto andino. Todas contarão com equipamentos satelitais fornecidos pela Globalsat Group, como o Explorer 323 (Go Anywhere Pro) e telefones satelitais, para comunicação, rastreamento e envio de dados durante as jornadas.

Essas novas viagens se somam a um amplo histórico de expedições lideradas por Nogueira que incluem o Everest, a Patagônia Chilena e o Rally dos Sertões, reforçando o papel da tecnologia como aliada em situações críticas. “Em jornadas como as que vivemos, estar conectado significa estar vivo. Sem o satélite, não teríamos conseguido registrar conteúdos, nem garantir a segurança da equipe. Essa tecnologia é indispensável para qualquer expedição de alto risco”, analisa Nogueira.

Durante as expedições ao Everest, Nogueira coordenou e documentou missões que contaram com o apoio tecnológico da Globalsat Group, demonstrando a importância da conectividade via satélite em ambientes extremos. Entre abril e maio de 2025, ele acompanhou a jornada dos alpinistas brasileiros Leonardo Pena e Eduardo Cotrim, que atingiram 8.400 metros de altitude, a chamada Zona da Morte, e precisaram recuar devido às condições climáticas severas. A comunicação via satélite foi essencial para garantir o monitoramento, a segurança e a troca de informações em tempo real durante toda a escalada.

No ano passado, em novembro de 2024, Nogueira liderou o projeto “Dois Sonhos e Uma Montanha – Everest”, registrando pessoalmente imagens do caminho até o Acampamento-Base e o cotidiano das comunidades sherpas. A missão, também viabilizada com equipamentos da Globalsat, assegurou conectividade contínua em um dos locais mais inóspitos do planeta. As expedições ao Everest realizadas e coordenadas pelo fotógrafo serão contadas em um livro homônimo previsto para 2026.

Expedição ao Everest 2025 por Eduardo Cotrim

 

Tecnologia como fator de sobrevivência

Essas experiências reforçam que a conectividade via satélite deixou de ser apenas uma conveniência para se tornar uma questão de segurança e sobrevivência. Em ambientes isolados, cada minuto pode ser decisivo, com a possibilidade de acionar um resgate, receber uma atualização climática ou simplesmente reportar a localização pode significar a diferença entre vida e morte.

“A importância da conectividade via satélite também se estende ao funcionamento de ferrovias, de serviços variados de utilities, monitoramento ambiental, pesquisas científicas e resgates em catástrofes naturais. As expedições de aventura funcionam perfeitamente para demonstrar na prática ao público o valor de uma tecnologia de comunicação confiável e segura”, afirma Flávio Franklin, diretor Brasil da Globalsat Group.

Rally dos Sertões 2025 por Haroldo Nogueira

 

Sobre o Haroldo Nogueira

Haroldo Nogueira de Sá Junior é fotógrafo e videomaker profissional há mais de 45 anos. Ao longo de sua trajetória, atuou em campanhas publicitárias, veículos de comunicação e editoras, além de publicar dezenas de livros. Consolidou seu próprio estúdio e editora, reconhecidos pela qualidade, autenticidade e variedade de suas imagens. Embora tenha trabalhado em diversas áreas, foi no universo outdoor e off-road que concentrou grande parte de sua carreira.

Seu objetivo é transformar a fotografia em uma forma de registrar emoções, superações e o espírito da aventura. Haroldo é recordista nacional e mundial com 24 coberturas do Rally dos Sertões, uma marca incomparável. Também participou da última edição do Rally Dakar na África (2007) e cobriu três edições da competição na América do Sul. Em 2014, documentou o Rally da Suécia, e tornou-se recordista na subida mais alta de montanha de carro nos Andes, na Sierra del Valadeiro, Argentina.

Suas expedições passaram por Alasca, EUA, Patagônia, Atacama e diversos cenários extremos. Em novembro de 2024, realizou uma expedição solo ao Base Camp do Everest, mais um marco em sua trajetória. Atualmente, Haroldo se dedica a inovar seu estilo, apoiando e documentando expedições pelo mundo. Onde houver poeira, perrengue, emoção e desafio, suas lentes estarão prontas para registrar o melhor do off-road nacional e internacional.

Haroldo Nogueira no Rally dos Sertões 2025
 

Sobre a Globalsat Group

A Globalsat Group é líder em soluções de conectividade via satélite nas Américas, integrando tecnologias emergentes como Direct-to-Device (D2D) e IoT satelital para oferecer serviços personalizados, resilientes e de alto impacto. Desde 1999, fornece voz, dados, M2M/IoT, software e hardware para setores críticos como energia, governo, defesa, mineração, transporte, agricultura e outros.

Com presença regional por meio de escritórios afiliados nos EUA, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, América Central & Caribe, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico — além de uma sólida rede de distribuidores e parceiros estratégicos — a Globalsat Group garante conformidade regulatória, logística eficiente e suporte técnico em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Em 2025, foi reconhecida pela Mobile Satellite Users Association (MSUA) com o prêmio “Outstanding Leadership in Use of a Mobile Solution” durante o Satellite Mobile Innovation Awards, realizado em Washington, DC. Essa distinção se soma a outros reconhecimentos pela sua dedicação à inovação e à excelência, incluindo os prêmios Frost & Sullivan e a certificação Great Place To Work conquistada por sua filial no Brasil.

A Globalsat Brasil (www.globalsatbrasil.com.br) disponibiliza serviços a inúmeros clientes em setores como Ferrovias, Utilities, Defesa e Governo, Mineração, Agricultura, Óleo & Gás, ONGs e Turismo. As soluções entregues abrangem todas as áreas de serviço MSS, incluindo terra, mar e ar. A empresa é reconhecida e premiada por clientes do segmento ferroviário, parceiros e associações relacionadas a soluções satelitais e comunicação crítica em todo o mundo.

 

*Com informações  Globalsat Group (Brasil)

 

Comentários