La Vuelta estreia no Brasil na Estrada dos Romeiros com padrão internacional de ciclismo
Os percursos são inspirados na prova espanhola, com ciclistas de todos os níveis e destaca jerseys oficiais com tecnologia da indústria nacional
Foto reprodução
Por Alessandra Meinicke
La Vuelta de España, uma das maiores competições de ciclismo do mundo, chega ao Brasil nos dias 6 e 7 de dezembro, na Estrada dos Romeiros, em Cabreúva (SP). A tradicional prova espanhola desembarca no país com o formato de uma das principais voltas do circuito mundial, em uma edição especial: La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual.
Inspirados no evento oficial realizado na Espanha, os percursos brasileiros incluem montanhas e planícies, versões de trajeto curto e longo, além de provas contrarrelógio. Com estrutura de padrão internacional e paisagens marcantes, ciclistas amadores de todos os níveis viverão a experiência das grandes voltas, enfrentando desafios que combinam estratégia, velocidade e superação.
Tecnologia impulsiona atletas
A Diklatex é a patrocinadora oficial dos tecidos das jerseys utilizadas pelos atletas na etapa. Confeccionadas pela La Maglia, as jerseys oficiais da prova reúnem dois artigos com tecnologias têxteis de alto desempenho: Sensitive e Treviso, desenvolvidos pela Diklatex. O Sensitive, referência da marca em proteção UV, combina poliéster e elastano para garantir conforto, elasticidade, toque macio, secagem rápida e alta respirabilidade, apoiado pelas tecnologias Truelife® Dry e Truelife® UV 50+. Já o Treviso incorpora canaletas aerodinâmicas que direcionam o fluxo de ar e reforçam a performance, oferecendo compressão, durabilidade, leveza, secagem acelerada e proteção antibacteriana e contra odores.
Em uma ação especial com embaixadores da La Vuelta, entre eles Ju Maciel, Nando Ribeiro e Cláudia Souza, algumas jerseys foram produzidas com o Sprint, artigo da coleção Verão 2027 da têxtil. O tecido combina poliéster e elastano para garantir leveza e respirabilidade e foi apresentado oficialmente pelo presidente do Conselho da Diklatex, Mauricio Jativa, na etapa brasileira do Tour de France em Campos do Jordão, realizada em setembro.
A percepção de qualidade dos atletas que já experimentaram os tecidos reforça o padrão escolhido para o evento. O ciclista amador Daniel Prado, influencer da La Maglia, destaca que os produtos confeccionados com artigos da Diklatex “não deixam nada a desejar para os importados”. Usuário frequente das peças, tanto nas estradas quanto em suas aulas de bike indoor, ele afirma: “nas mãos da La Maglia, o tecido vira peça de arte”.
Daniel já conquistou pódios no Giro d’Itália em Campos do Jordão e em provas da região de Ribeirão Preto, e chega à La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual com a meta de terminar entre os 25% mais rápidos, enquanto reorganiza seu ciclo de treinamento focado em 2026. Ele já está inscrito para o L’Ètape em Cunha e em Campos do Jordão. “Falta só me inscrever para a etapa de Serra Negra, o que pretendo fazer na Villa de La Vuelta, neste sábado. Em todas as provas, espero que as jerseys venham com tecidos Diklatex”, ressalta o ciclista.
“Estar em um evento do porte de La Vuelta reforça o compromisso da indústria têxtil brasileira com a inovação e a alta performance. Ver estas jerseys na Estrada dos Romeiros é uma prova concreta de que estamos elevando o padrão do esporte e fortalecendo toda a cadeia nacional”, afirma André Jativa, CEO da Diklatex.

Foto reprodução
Experiência internacional
Para a organização da prova, mais do que uma disputa esportiva, o La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual é um acontecimento que movimenta a economia local de Cabreúva, fortalece o turismo esportivo e estimula a prática do ciclismo na região. “O evento vai além da competição: proporciona uma experiência completa e bem estruturada para todos os participantes, com suporte médico e mecânico durante todo o percurso, pontos de hidratação estrategicamente distribuídos e atenção minuciosa a cada detalhe”, afirma Bruno Prada, CEO da prova.
O diretor da Vuelta de España, Javier Guillén, também celebrou a realização da prova no país, destacando a relevância da presença do evento em um território com fortes laços históricos com a América Latina. “Estou certo de que o Brasil nos receberá de braços abertos e, apesar de estarmos a milhares de quilômetros da Espanha, nos sentiremos em casa”, afirmou.

Foto reprodução
Cronograma
Sábado (6)
• Contra-relógio por equipes, em que os ciclistas competem em grupo contra o tempo.
Domingo (7)
• Provas individuais de resistência
• Percurso curto: 50 km, com mais de 750 metros de altimetria acumulada
• Percurso longo: 100 km, com 1.915 metros de altimetria total
Em ambos os dias, a largada será às 7h30, na Estrada dos Romeiros.
A Villa La Vuelta será o ponto oficial de encontro, retirada de kits e concentração dos atletas durante sábado e domingo em Cabreúva. A retirada de kits, para todas as provas, será feita somente no sábado.
Endereço: Av. Maj. Antônio da Silveira Camargo, 750, Cabreúva (SP)
Horários: sábado, das 7h às 20h; domingo, das 8h às 15h30
*Com informações redacao3@presse





































