"Born to Sail": Série documental revela bastidores emocionantes da 1ª temporada do Mubadala Brazil SailGP Team na liga de vela mais veloz do mundo e tem estreia marcada no Sportv e Globoplay
Com 5 episódios, produção mergulha na temporada de estreia do primeiro time sul-americano a participar do SailGP; Evento de pré-estreia para convidados vai acontecer no Cinemark do Shopping Cidade e Jardim, em São Paulo
São Paulo, 10 de dezembro de 2025 – O Mubadala Brazil SailGP Team anuncia seu maior lançamento de conteúdo até o momento: a série documental original "Born to Sail", que chega ao canal Sportv e ao streaming da Globoplay no próximo dia 17 de dezembro. A produção audiovisual de cinco episódios, assinada pela AT Films, acompanha a jornada do primeiro time sul-americano a disputar a liga mais veloz da vela mundial, revelando os bastidores de uma temporada marcada por velocidade, desafios e superação.
A produção é o principal pilar na estratégia de comunicação do time para engajar a apaixonada base de fãs brasileira, com o objetivo de compartilhar a narrativa de participação do time na liga de alta performance para além do esporte, expondo também o lado humano de uma campanha repleta de emoção e reviravoltas. O documentário leva o público para dentro do catamarã F50, onde Martine Grael – a primeira mulher a comandar uma equipe na história do SailGP – enfrenta o desafio de montar um time do zero e encarar potências globais a mais de 100 km/h sobre as águas em locais icônicos como Dubai, Sydney e Nova York. É um retrato inédito das conquistas, imprevistos, pressões e adrenalina de um campeonato esportivo que arrebata milhares de espectadores - ao vivo e pela TV - ao redor do mundo.
Roteiro e Participações Especiais
O documentário desdobra a participação do Mubadala Brazil SailGP Team ao longo da quinta temporada do SailGP. Dividido em cinco capítulos que capturam os momentos mais intensos da jornada brasileira, o audiovisual também destaca a visão de personalidades globais como o CEO do SailGP, Russell Coutts, a surfista e recordista mundial Maya Gabeira, e a jornalista esportiva Glenda Kozlowski, que contextualizam o impacto da equipe brasileira no cenário mundial.
"Desde o primeiro dia eu sabia que essa história tinha potencial para virar um grande documentário. O SailGP é uma liga jovem, inédita para o público brasileiro, e estar ali, no dia a dia, vivendo os bastidores, as tomadas de decisão e a intensidade de cada etapa, mostrava o quanto esse conteúdo precisava ser registrado. A escolha da AT Films como parceira foi essencial. Eles entenderam a alma do projeto e deram vida a tudo que estávamos construindo dentro e fora da água", conta Mariana Britto, Diretora de Marketing e Impacto do Mubadala Brazil SailGP Team, que também assina a Direção Geral do documentário.
"Nosso propósito é mostrar para o grande público que o SailGP é um campeonato dinâmico, emocionante e cheio de adrenalina, exatamente o tipo de esporte que o brasileiro gosta de acompanhar, vibrar junto e torcer. É um formato diferente do que estamos acostumados: equipes mistas, atletas de elite de diferentes nacionalidades dividindo o mesmo barco e uma competição que acontece em cenários icônicos do mundo inteiro. É um universo novo, cheio de camadas e com histórias que merecem ser contadas”, completa Britto.
Alex Tavares, fundador da produtora AT Films - que acompanhou toda a jornada ao vivo, estando presente em todas as etapas do campeonato - e responsável por assinar a direção da doc-série, comenta: “Registrar essa temporada de estreia foi, acima de tudo, uma oportunidade rara de construir uma narrativa cinematográfica em tempo real. Acompanhamos cada etapa do campeonato — câmera na mão, microfone aberto, muitas vezes dentro do próprio pit lane — para capturar a evolução de uma equipe que nasceu do zero e que se desenvolveu diante das nossas lentes”.
Para além de documentar um campeonato esportivo, Tavares explica que “a missão sempre foi ir além do esporte: mostrar os silêncios, as tensões, as decisões de bastidor, a tecnologia absurda por trás dos F50 e o impacto emocional de cada regata”. Ainda segundo ele, a presença em todas as etapas foi determinante para apurar esse olhar, captando as nuances mais intensas e sensíveis desse processo: “Vivemos desafios junto com eles: imprevistos de produção, condições extremas de gravação, noites reconstituindo cenas, reorganizando planos após mudanças inesperadas e até lidando com acidentes que transformaram completamente a narrativa.”“A verdade é que, para quem faz audiovisual, essa é a história perfeita: cheia de camadas, ritmo, drama e humanidade. É uma jornada visualmente poderosa, emocionalmente rica e que nos permitiu construir uma série que vai muito além do esporte: é sobre pessoas, escolhas e superação, capturados da forma mais íntima e verdadeira possível”, afirma o diretor.
Pré-Estreia Exclusiva
Para celebrar o lançamento e apresentar a doc-série em primeira mão, o Mubadala Brazil SailGP Team realizará um evento exclusivo para mais de 200 convidados. Em parceria com a Cinemark, uma premiére vai acontecer no Shopping Cidade e Jardim, no bairro do Morumbi, na capital paulista. O evento contará com a exibição em duas salas de cinema, seguido por um coquetel, e terá ainda com falas de Alan Adler (CEO do Mubadala Brazil SailGP Team), Mariana Britto e Alex Tavares.
Entre os convidados, patrocinadores, imprensa especializada, influenciadores, atletas do time (Marco Grael, Mateus Isaac e Breno Kneipp) e lideranças estratégicas, consolidando o documentário como o grande momento de encerramento do ano para a equipe.
“Esta série vai apresentar os bastidores do Time Brasil no nosso primeiro ano do Sail GP, uma das competições esportivas mais emocionantes do mundo", afirma Alan Adler. "O público verá que a competição vai muito além da água. É sobre estratégia, gestão de crise, análise de dados e o esforço humano necessário para manter um barco a 100 km/h. E, acima de tudo, revela a força da Martine Grael - a primeira mulher a comandar uma equipe na Liga - algo que orgulha não só o esporte, mas o Brasil. Não deixem de assistir”, conclui.
Além disso, outro marco importante fará parte da ocasião: a pré-estreia será palco do anúncio da data de abertura de vendas de ingressos para a etapa do SailGP que vai acontecer no Rio de Janeiro, marcada para o fim de semana dos dias 12 e 13 de abril de 2026 - momento em que uma cidade sul-americana vai sediar pela primeira vez um evento da liga internacional de vela, e terá o Mubadala Brazil SailGP Team competindo em casa.
Onde Acompanhar
A campanha de divulgação da produção audiovisual já está em andamento, com ativações a partir de 1º de dezembro. O documentário "Born to Sail" estreia com a transmissão consecutiva de seus dois primeiros episódios no Sportv 2, no dia 17 de dezembro, às 21h e 21h30, respectivamente. Na sequência, os mesmos serão disponibilizados também no Globoplay. Os demais episódios serão veiculados nos dias posteriores, seguindo o mesmo padrão: primeiro no canal esportivo, seguido da entrada no streaming.
Episódios e grade completa de exibição:
- EP.01 — TODOS A BORDO / 17 de dezembro, às 21h
O Brasil estreia na liga mais veloz da vela mundial, e logo encara os primeiros testes.
- EP.02 — CONTRA O VENTO / 17 de dezembro, às 21h30
Na etapa da Oceania, o time brasileiro encara turbulências dentro e fora d’água, entre polêmicas, lesões e cancelamentos.
- EP.03 — DEPOIS DA TEMPESTADE / 18 de dezembro, às 21h15
O sonho do Rio é adiado! A equipe passa por mudanças, mas na etapa de Nova York, o Brasil reencontra seu propósito.
- EP.04 — NAUFRÁGIO / 20 de dezembro, às 23h
Depois dos melhores resultados da temporada, um acidente quase encerra a jornada brasileira no SailGP.
- EP.05 — DE VOLTA À SUPERFÍCIE / 20 de dezembro, às 23h30
Reconstruído e mais forte, o time brasileiro busca nas últimas regatas a chance de transformar resiliência em legado.
Sobre o Mubadala Brazil SailGP Team
O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, Mateus Isaac e Breno Kneipp como Grinders. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).

Mais informações: Instagram
*Com informações Mubadala Brazil Sail GP Team












































