WSL e NBA são premiados na categoria Sustentabilidade no Prêmio "Sou do Esporte"
Reconhecimento ao Nets for Change reforça o compromisso das entidades com a proteção dos oceanos
Foto divulgação/Press FC
Por: Alexandre Augusto Aquino
WSL e NBA celebraram nesta terça-feira (9), a vitória na categoria Sustentabilidade no Prêmio “Sou do Esporte”, que aconteceu no Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro. Projeto desenvolvido entre as ligas têm ampliado a conscientização global sobre o descarte irregular de redes de pesca e seus impactos nos oceanos.
A conquista do prêmio de Sustentabilidade reforça a relevância do projeto e a força da união entre duas das maiores ligas esportivas do planeta em torno de um propósito comum.
Para Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, o reconhecimento coroa um esforço contínuo e extremamente alinhado à missão da entidade. “Unir duas marcas gigantes do esporte mundial como a WSL e a NBA em prol de uma causa comum demonstra a força que o esporte tem para mobilizar, inspirar e transformar realidades. Essa parceria nos permite enfrentar de forma concreta um dos maiores inimigos da vida marinha, que são as redes fantasmas. Trabalhamos lado a lado com ONG’s e com as comunidades de pescadores para resgatar esse material que antes ameaçava os oceanos e dar a ele um novo propósito, transformando-o em redes de basquete”, afirma.
Segundo Martinho, essa é uma maneira simbólica e prática de mostrar que cuidar do mar faz parte da essência da WSL e guia cada passo da empresa. “Receber esse reconhecimento diante de iniciativas tão relevantes, como o ‘Plantando o Futuro’, a ‘Neutralização de Carbono’ do Rio Open e o projeto da CBVela com a Infinito Mare, reforça a importância do que estamos fazendo com o Nets For Change”, seguiu.
O reconhecimento também é celebrado pela NBA. “Estamos muito orgulhosos deste prêmio e do reconhecimento da iniciativa Nets for Change. Esta causa vai além da NBA e da WSL — é um chamado coletivo para ação para lidar com as consequências do descarte inadequado de resíduos e seus efeitos nocivos ao planeta. O projeto chama a atenção para a preservação ambiental, ao mesmo tempo que beneficia as comunidades esportivas”, destacou Arnon de Mello Neto, Diretor Geral da NBA América Latina e Canadá.
O programa vencedor, Nets for Change, atua na transformação de redes de pesca abandonadas, as chamadas “redes fantasmas”, uma das principais ameaças aos ecossistemas marinhos, em novas redes para quadras de basquete. O projeto começou na Índia, em 2024, como parte do NBA Green, programa de sustentabilidade da liga, e ganhou força no Brasil com o envolvimento da WSL, ampliando o impacto social e ambiental da iniciativa. A ação beneficia comunidades esportivas que carecem de infraestrutura adequada, ao mesmo tempo que contribui diretamente para a redução de resíduos nocivos ao oceano.

Foto divulgação/Press FC
O vídeo da campanha destaca a dimensão do problema das redes descartadas e a urgência de iniciativas como o Nets for Change, que unem mobilização social, esporte e sustentabilidade.
Já na categoria de evento esportivo, o Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero 2025, realizado em Saquarema, chegou mais uma vez entre os grandes finalistas, mantendo seu prestígio. Mesmo sem repetir a vitória do ano anterior, quando o Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero 2024 foi eleito o Melhor Evento Esportivo do Brasil, a WSL manteve seu evento na lista dos principais do país. A etapa de Saquarema concorreu novamente ao prêmio, reafirmando seu status como um dos acontecimentos esportivos mais relevantes do calendário brasileiro.
Em 2025, o evento alcançou marcas históricas: 410 mil pessoas passaram pela praia de Itaúna durante os 11 dias de programação, consolidando a etapa brasileira do Championship Tour como um dos espetáculos esportivos mais vibrantes e populares do país. Além disso, a edição registrou o maior número de acordos comerciais da história da WSL, refletindo a força da marca e sua capacidade de mobilizar parceiros e público. No campo ambiental, o evento também se destacou ao destinar à reciclagem 99% de todo o lixo produzido, contribuindo ainda para a entrega de mourões que reforçam a proteção da vegetação nativa.

Foto divulgação/Press FC
Sobre a WSL
A WSL é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.
*Com informações Press FC












































