Aproximação da Copa do Mundo acelera projetos de impacto social da love.fútbol e fortalece comunidades
Além de ampliar visibilidade das iniciativas, mundial de seleções ajuda a evidenciar o legado proporcionado pelo futebol além das quatro linhas nas competições
Foto reprodução
Por: Leonardo Chagas
A chegada da Copa do Mundo age como um verdadeiro catalisador para os projetos desenvolvidos pela love.fútbol, organização não governamental com atuação global, voltada à criação de espaços seguros, inclusivos e sustentáveis para crianças e jovens que encontram no esporte uma força motriz para brincar, além de desenvolver habilidades de socialização, em um estilo de vida mais saudável. No país do futebol, as conexões ficam ainda mais fortes e, não à toa, o Brasil possui o maior número de quadras comunitárias ativadas, com 32 projetos desenvolvidos, entre os 104 já realizados em 23 nações.
Essa rede, distribuída em comunidades, consolida um ecossistema crescente de inclusão social, pertencimento e segurança. A seleção das comunidades beneficiadas segue metodologia proprietária da love.fútbol, desenvolvida e aprimorada ao longo de duas décadas de atuação da ONG, considerada referência internacional em espaços esportivos para o desenvolvimento. Esse modelo transforma quadras esportivas em espaços de convivência, proteção, formação de lideranças e oportunidades econômicas, unindo participação social e mobilização comunitária para gerar resultados reais e duradouros.
A dinâmica, com aplicações bem sucedidas em 23 países, produz impactos mensuráveis nas comunidades atendidas. Moradores relatam melhorias de segurança no entorno das quadras, avanços no bem-estar e no estilo de vida, maior engajamento escolar e crescimento econômico impulsionado pela ativação do espaço.
Mano Silva, COO da love.fútbol, ressalta que a Copa do Mundo amplifica a visibilidade das mais diversas dimensões atreladas ao universo do futebol. Esse fenômeno vai ao encontro da nossa essência. Além disso, torna o ambiente mais favorável para mobilização e engajamento, não somente por parte das comunidades, mas de eventuais parceiros e patrocinadores que possuem pilares de suas marcas e atuações alicerçados no esporte. “Devemos ter um ciclo bastante positivo neste ano e também no próximo, com a Copa do Mundo feminina no Brasil. A realização do torneio no País em 2027 será muito importante para a love.fútbol, pois, em muitos territórios, nossos projetos proporcionam aumento expressivo da participação de meninas e adolescentes em práticas esportivas, ampliando oportunidades e fortalecendo a equidade de gênero”, afirma.
Natural de Pernambuco, Mano Silva tem trajetória marcada pela atuação em programas de desenvolvimento por meio do esporte em diferentes contextos culturais. Formado em Administração de Empresas e com mestrado em Desenvolvimento Internacional nos Estados Unidos, liderou desde iniciativas no deserto do Saara, no Níger, até projetos nas florestas tropicais do Haiti. Com 14 anos de experiência no setor, coordenou ações em 12 países nas Américas, Caribe e África, consolidando-se como uma das principais lideranças da área.
Para ele, ver a expansão global da love.fútbol, o fortalecimento das parcerias e a ampliação do legado da organização é reafirmar o compromisso de colocar o direito ao brincar como elemento fundamental para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades. “Com a Copa do Mundo, o ritmo de implementação de novos projetos está intensificado, em um círculo virtuoso no qual todas as partes envolvidas geram frutos com resultados comprovados”, conclui.
Sobre a love.fútbol
A love.fútbol é uma organização sem fins lucrativos global que, desde 2006, trabalha em parceria com comunidades ao redor do mundo para criar, recuperar e redefinir espaços esportivos como centros comunitários e plataformas duradouras para o desenvolvimento da juventude e das suas comunidades. Tem atuação em mais de 23 países, nos cinco continentes, com metodologia baseada na atuação conjunta com moradores locais, impulsionando um movimento global pelo direito ao brincar como ferramenta de desenvolvimento humano. Mais informações: www.lovefutbol.org
*Com informações LF & Cia Comunicação Integrada












































