Rio Open 2026 reforça compromisso com ambiente seguro e disponibiliza Ouvidoria ao público e profissionais do evento

Maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open chega à sua 12ª edição com a presença de grandes nomes do circuito, como Lorenzo Musetti, João Fonseca e Gael Monfils

Rio Open 2026 disponibiliza Ouvidoria ao público e profissionais do evento (André Gemmer/Rio Open)

Por Bruno Fernandes

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2026 - A 12ª edição do Rio Open apresentado pela Claro contará novamente com um canal de Ouvidoria disponível para as pessoas que estarão no evento, seja para se divertir ou para trabalhar. A iniciativa tem como objetivo oferecer um espaço seguro para que o público e os profissionais envolvidos possam relatar situações como agressões físicas ou morais, assédio sexual ou moral, ameaças ou qualquer tipo de discriminação. O serviço foi implementado pela primeira vez na edição de 2023 do torneio.


O atendimento acontece em um espaço exclusivo dentro do Complexo do Jockey, com salas privativas que garantem sigilo e preservam a intimidade das pessoas atendidas. Também será possível entrar em contato por meio de WhatsApp, cujo número será amplamente divulgado nas áreas de circulação ao longo do evento.

Foto reprodução


O serviço é conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, responsável por oferecer acolhimento e orientação jurídica. A coordenação é de Valéria Bastos, doutora em Serviço Social e diretora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

“O canal funciona como um espaço de escuta e acolhimento para o público e para as pessoas que trabalham no Rio Open. A proposta é que todos tenham acesso a um serviço seguro para relatar situações de agressão, discriminação ou assédio, seja ele sexual ou moral”, afirma Valéria Bastos.


Todo o processo assegura a confidencialidade das informações, evitando constrangimentos e garantindo a não retaliação dos denunciantes. De acordo com a coordenadora, esse modelo estimula o registro de manifestações sigilosas - ainda que não anônimas -, permitindo reunir dados suficientes para caracterizar e fundamentar adequadamente cada caso.
 

“Queremos garantir que o Rio Open seja sempre um espaço de alegria, harmonia e respeito. A implantação desse canal faz parte do aprimoramento contínuo do relacionamento com os diferentes públicos que circulam pelo Complexo do Jockey. Acreditamos que iniciativas como essa ajudam a inibir e mitigar atitudes de desrespeito e de violação de direitos”, destaca Marcia Casz, diretora-geral do torneio.
 


Sobre o Rio Open
 

O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
 

Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.


 

Mais sobre o Rio Open 2026
 

O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
 

A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider Interiores fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
 

O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
 

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.

*Com informações Ascom  Rio Open

Comentários