Série A do Macaense: Centenário com campeão inédito
Córrego do Ouro, Bengala, Glicério e Fúria vencem e garantem vaga nas semifinais da Série A do Macaense
Jogadores do Bengala festejam a classificação após vencerem o Paraíso nos pênaltis (Fotos: Tiago Ferreira)
POR TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL
No ano em que o Campeonato Macaense Amador completa o seu centenário, o torneio terá um campeão inédito. Córrego do Ouro, Bengala, Glicério e Fúria venceram seus jogos pelas quartas-de-finais da competição e estão garantidos na fase semifinal. Além de nenhum dos quatro clubes serem filiados à Liga Macaense de Desportos (LMD), eles jamais levantaram o título de campeão municipal. Nas semifinais, o Córrego do Ouro enfrenta o Fúria e o Bengala pega o Glicério.
– Teremos, nas semifinais, duas equipes da cidade (o Fúria e o Bengala) e duas da serra (Córrego do Ouro e Glicério). Isso mostra o equilíbrio da competição. Além disso, muitos diziam, ainda na primeira fase, que o times do Grupo A eram os mais fortes. E, nas quartas-de-finais, três equipes do Grupo B avançaram (Bengala, Córrego do Ouro e Glicério) e somente uma do A (Fúria) – disse o presidente da Liga, Wanderson Agostinho.
Córrego do Ouro goleia o
tricampeão Independente
Dos quatro classificados à fase semifinal, somente o Córrego do Ouro saiu vencedor no tempo regulamentar nos jogos realizados neste domingo, no Expedicionário. Com um primeiro tempo impecável, e de certa forma surpreendente, o time do terceiro distrito abriu um 4 a 0 contra o atual tricampeão Independente com dois gols cada de Thiago Sampaio e Jean. A dupla infernizou o sistema defensivo do Tricolor. Com os dois tentos, o atacante Thiago Sampaio se isolou ainda mais na artilharia do campeonato – chegou aos 10.
MATADOR: Thiago Sampaio marcou duas vezes contra o Independente. Atacante é o artilheiro da Série A
Na etapa final, mesmo com um a menos – o lateral-esquerdo Igor fora expulso de campo aos 37 minutos do primeiro tempo –, o Independente tentou buscar a reação e foi premiado com dois gols. Vitinho e Yuri descontaram aos 23 e aos 25 minutos, respectivamente, porém a equipe não teve mais forças para chegar ao menos ao empate. No final, o Córrego do Ouro administrou a larga vantagem obtida no primeiro tempo e festejou a classificação.
Definição das vagas saem
após disputa por pênaltis
Nos outros três duelos pelas quartas-de-finais, a definição da vaga só aconteceu após as disputas dos tiros livres da marca do pênalti. O Bengala, primeiro colocado do Grupo B, ficou no empate sem gols com o Paraíso, quarto do Grupo A, e só conquistou a classificação após vencer por 5 a 4 nos pênaltis.
Renato chegou a perder a quarta penalidade do Bengala e Tatá, artilheiro do Paraíso com 6 gols, teve a chance de decretar a vitória de sua equipe. Mas, o goleiro Marcos defendeu e o zagueiro Rondônia deixou tudo igual. Só que na primeira série alternada, Patrick cobrou mal e novamente Marcos brilhou. Depois, foi a vez do também zagueiro Reminho bater com categoria e decretar a vitória do Bengala.
Já na parte da tarde, mais duas partidas emocionantes. O Glicério abriu 2 a 0 contra o Sinditob no primeiro tempo (gols de Neto e Tallison), mas viu o adversário reagir e empatar na etapa final com gols de Baianinho e Leanderson. E a disputa por pênaltis entre as duas equipes ficará para a história. Depois de intermináveis 26 cobranças para cada lado, o Glicério venceu por 13 a 12.
QUEM PERDE? Após intensa disputa, Glicério vence o Sinditob por 14 a 13 na disputa por pênaltis
Fechando a fase quartas-de-finais, o duelo entre Aroeira (2º do B) e Fúria (3º do A) terminou em 0 a 0 no tempo normal. Mas, na disputa por pênaltis, o filiado Aroeira desperdiçou as suas duas primeiras cobranças e o Fúria – que converteu todas – saiu vencedor pelo placar de 4 a 1.
As semifinais serão realizadas no próximo domingo (21), no Expedicionário. Às 9h, o Córrego do Ouro enfrenta o Fúria e, logo em seguida, o Bengala mede forças contra o Glicério. Assim como na fase anterior, em caso de empate durante nos 90 minutos, a vaga para a finalíssima da Série A será decidida nos pênaltis.
SÓ FESTA! Fúria é a única equipe do Grupo A que chegou à semifinal do Amador ao derrotar o Aroeira
>> Resultados das Quartas-de-finais (14/07):
JOGO A - Independente 2 x 4 Córrego do Ouro
JOGO B - Bengala 0 (5) x 0 (4) Paraíso
JOGO C - Sinditob 2 (13) x 2 (14) Glicério
JOGO D - Unidos da Aroeira 0 (1) x Fúria 0 (4)
>> Jogos das semifinais (21/07):
JOGO E – Córrego do Ouro x Fúria – 9h – Expedicionário
JOGO F – Bengala x Glicério – 11h – Expedicionário
>> ARTILHARIA:
10 gols – Thiago Sampaio (Córrego do Ouro)
7 gols – Luis Cláudio (AMFE); Fabrício (Glicério)
6 gols – Fabiano (Independente); Rhamon Tatá (Paraíso)
5 gols – Luiz Flávio e Mateus Payer (Fúria)
4 gols – Rodolfo (Águia); Rudhy (Bengala); Lucas (Cajueiros); Rinaldo (Fúria); Tallison (Glicério); Matheus Thomaz (Independente); Pó Royal (Paraíso); Leanderson (Sinditob); Cristiano (Unidos da Aroeira)
3 gols – Matheus Pinto (AMFE); Anderson e Laison (Barramares); Allyson (Bengala); Gabriel (Fúria); John Lennon (Galácticos); Diego, Kaique e Neto (Glicério); Iury e Vitinho (Independente); Marciel (Lagomar); Deja (Sinditob); Adriano e Rodrigo (Unidos da Aroeira)
2 gols – Gabriel (Águia); Cloves (Barramares); Alex Santos, Gabriel, Kelvim, Neemias, Wendley e William Reis (Bengala); Anderson, Higor, Márcio Canuto e Renan (Cajueiros); Bruno, Jean e Rafael Blanc (Córrego do Ouro); Maurício e Wesley (Fúria); Adenilton e Kaique (Galácticos); Jhonatan Castiçal e Maurício (Glicério); Leandro, Lucas Leite e Samuel (Lagomar); Vitor Alves (Macaé); PH (Paraíso); Baianinho (Sinditob); Matheus Valença (Unidos da Aroeira)
1 gol – Edson, Max Vitor e Thiago Manhães (Águia); Eduardo e Roberto (AMFE); Douglas, Edson, Marcos Vinicius e Wesley (Aterrado); Felipe Camargo, Maxuel e Luciano (Barreto); Eduardo, Lucas Barros, Jonathas e Vinícius Berriel (Barramares); Higor, Thiago Lima e Wesley (Bengala); Carlos Rodrigo, Marcondes, Pablo, Saulo e Zé Carlos (Cajueiros); Allan Magno, Denner, Douglas e Joanilson (Córrego do Ouro); Cleiton, Pedro Henrique, Ramon Barbosa, Ramon Ribeiro, Robson, Vitor Hugo e Wellington (Fúria); Alfredo, Brendo e Felipe (Galácticos); Deivison, Luiz Humberto, Maycon Douglas e Wagner (Glicério); Igor, Jeiverson, João Paulo, Kaique, Lecinho e Rafael (Independente); Cristiano, George, Gustavo, Matheus, José Luiz e Marcos Paulo (Itaparica); Junior e Leonardo (Lagomar); Reinaldo (Macaé); Alan, Hemerson, Maiquinho, Ralf, Reginaldo, Shaliton, Vagner, Wender, Willian Baiano e Yuri (Paraíso); Douglas Neves, Gustavo, Ricardinho e Wallace (Sinditob); Aldênio, Bichara, Marlon e Washington (Unidos da Aroeira)
Gol contra – Dener (do Cajueiros a favor do Galácticos)