Cheio de histórias para contar

Estádio Expedicionário, um Patrimônio do Futebol Macaense

Foto reprodução

Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL

Por Renato Silva

 

O Estádio Expedicionário é um patrimônio da cidade de Macaé, palco de grandes jogos e de grandes jogadores.

Na sua historia foram vários momentos marcantes, mais um inesquecível, quando jogava a Seleção Macaense, a torcida lotava arquibancada, e reunia os craques macaenses para formar esse grande time que deixava o expedicionário lotado, a ponto de não caber mais um alfinete na arquibancada.

A Seleção Macaense foi bicampeã do Estado do Rio de Janeiro (1964 e 1966). Os maiores jogadores de Macaé deram seus primeiros chutes neste palco.

 

Estádio Expedicionário é palco do futebol amador, e quando se fala em futebol amador tem que se falar de Roberto Possati, ex Treinador, foi quem mais venceu na história do campeonato macaense, ganhou 10 edições amador, ainda treinou a seleção macaense. Com ele, para jogar no time tinha que ser bom de bola, se não tivesse esse predicado não era convocado.

 

Times Históricos

Barra FC.

São Miguel FC

União Nacional

Americano FC

Ypiranga EC

 

 

Jogadores Históricos

Zanata

Carlinhos Ganjão

Garfante (homenagem póstuma)

Cleidir

Renatinho (homenagem póstuma)

Fernando Macaé

Tita ((homenagem póstuma)

Marcelo Xuxa

Tita Preto

Dando

 

Foto: Tiago Ferreira

 

O Estádio foi palco de um “jogão” entre Macaé Esporte x Fluminense pelas semifinais da Copa Rio de 1998, pela equipe das Laranjeiras jogava o meia Roger, que atualmente é comentarista da TV GLOBO.

O Expedicionário foi também palco da Copa Macaé Sub-17, onde grandes equipes do Brasil participavam da competição. O torneio sempre acontecia na semana do aniversário da Cidade. A Copa Macaé de Juvenis era anual, e organizada pela Liga Macaense de Desportos e Prefeitura de Macaé, com apoio da Federação do Rio de Janeiro.

 

O Rio de Janeiro tem 6 títulos (2 para Fla e Flu, 1 para Fogo e Vasco); o Rio Grande do Sul tem 4 (entre eles os 3 do Inter, o maior campeão da competição). E grandes jogadores desfilaram no gramado do Expedicionário.

 

Os Campeões

1997 – Botafogo (RJ)

 

1998 – Vasco da Gama (RJ)

1999 – Flamengo (RJ)

2000 – Internacional (RS)

2001 – Internacional (RS)

2002 – Fluminense (RJ

2003 – Fluminense (RJ)

2004 – Grêmio (RS)

2005 – Internacional (RS)

2006 – Flamengo (RJ)

2007 – Cruzeiro (MG)

 

Ranking:

1) Internacional (RS) - 03

2) Flamengo (RJ) - 02

2) Fluminense (RJ) - 02

4) Botafogo (RJ) - 01

4) Vasco da Gama (RJ) - 01

4) Grêmio (RS) - 01

4) Cruzeiro (MG) – 01

 

Jogadores

Adriano Imperador

Renato Augusto

Juan

Rafael Sobis

Alexandre Pato

Cássio

Fabio

Daniel Carvalho

 

O Gramado do estádio já foi palco do futebol americano, o Oliers time da cidade, no ano passado mandou seu primeiro jogo no estádio e esse ano já jogou novamente.

Estádio Expedicionário está na história do futebol Macaense, e sempre será lembrado pelas grandes competições, de grandes craques, um espaço que tem um enorme legado, deixado por grandes jogadores que marcaram época.

Esse gramado ainda tem muita história para contar, porque nos dias de hoje, essa nova geração que é talentosa, ira escrever seu nome nesse lendário estádio.

Foto: Tiago Ferreira

Comentários