De volta para casa!
Atletas da Seleção Brasileira de Muay Thai são resgatados no exterior e retornam ao Brasil
Foto reprodução
Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL
Era para ser apenas mais uma competição em busca de medalhas. A equipe da Seleção Brasileira de Muay thai, desembarcou em Lima no Peru para participar do Campeonato Pan-Americano de Muaythai IFMA entre os dias 16 a 22 de março, evento seletivo para o World Games. Porém somente em solo Peruano, os atletas descobriram que a competição era outra, e com grau de dificuldade muito maior do qual foram disputar e para qual não estavam literalmente preparados.
No dia 14, receberam a informação por parte da Federação Desportiva Peruana de Muaythai do cancelamento do campeonato Pan-Americano. Ao tentar regressar ao Brasil descobriram que essa não seria uma tarefa fácil, muito pelo contrário. O adversário agora era outro, muito mais forte e cruel, denominado Covid-19, mas popularmente conhecido como “Corona Vírus”, e estava “nocauteando” o mundo inteiro, parando economias, fechando fronteiras e matando pessoas. Obrigando centenas de países a executarem uma série de medidas extremas, com objetivo de proteger a vida dos seus cidadãos. Ao tomarem conhecimento das dificuldades e que a batalha para retornarem ao Brasil não seria fácil, pois tinham recursos limitados, apenas para o período dos jogos. Os atletas decidiram gravar um vídeo, pedindo ajuda aos brasileiros e suas autoridades constituídas.
Equipe da Seleção Brasileira de Muay Thai
Ao tomar conhecimento da situação dos atletas o Portal ESPORTE PRESS BRASIL, enviou o material, ao nosso Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Dr. Felício Laterça (PSL). O Dr. Felício, que também é Delegado de Policia Federal, de posse das informações, não mediu esforços para repatriar os integrantes da Seleção Brasileira de Muay Thai. Imediatamente e exercendo suas funções no Plenário do Congresso Nacional, solicitou medidas por parte da Presidência da Republica e do Ministério das Relações Exteriores, com objetivo de resgata los.
Deputado Federal Dr. Felício Larteça (PSL -RJ)
Determinado a resolver a situação dos atletas no país vizinho, Dr. Felício Larteça enviou também um oficio ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil:
Além da questão financeira, outra preocupação era com relação aos dois atletas menores de idade, João Pedro Cardoso da Silva, de 17 anos, e Shaylana Cecília Carvalho da Silva, de 16 anos, que possuem autorização para viajar para fora do Brasil até o dia 24. Entretanto, a expectativa de retorno era para 1º de abril, quando possivelmente esta previsto fim do período de quarentena.
Boa noticia!
Finalmente na ultima quinta feira (19) os atletas receberam a liberação pelo Governo Peruano para regressar ao Brasil, e no dia de ontem (20), por meio da Embaixada Brasileira no Peru, embarcaram de volta para o Brasil. À aeronave trazendo os atletas decolou por volta das 15 horas (horário do Peru) e 17 horas (horário de Brasília) e chegou ao Aeroporto de Guarulhos por volta das 21h20 (horário de Brasília).
Equipe da Seleção Brasileira sendo recebida na Embaixada Brasileira - Foto reprodução
Os integrantes da Seleção Brasileira são todos do estado Rio de Janeiro. Um da região metropolitana Petrópolis e cinco do interior, sendo quatro de Araruama e um de Casimiro de Abreu. São eles, Isaque Ramos, Douglas Gonçalves, Shaylana da Silva, João da Silva, Leila da Silva e o técnico Álvaro Gama. Todos eles fazem parte do projeto social "Super Atletas", cuja responsável é Hellen Bastos Teixeira, que também é diretora da "Youth Comission Brazil", da Confederação Brasileira de Muay Thai Tradicional (CBMTT).
DELEGAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE MUAY THAI EM LIMA:
- Álvaro Ferdinando Pinho Gama, 43 anos, treinador
- João Pedro Cardoso da Silva, 17 anos
- Shaylana Cecília Carvalho da Silva, 16 anos
- Leila Maria Cardoso da Silva, 20 anos
- Isaque Higor da Silva Ramos, 22 anos
- Douglas Magno Gonçalves Vieira, 27 anos
Equipe Brasileira de Muay Thai - Foto reprodução