Verdão de Macaé esta de olho na saúde mental dos seus atletas

Departamento psicossocial adota estratégias online com atletas

foto: Divulgação/Arquivo

 

Por Tatiane Rodrigues e Ivana Zimmermann / Serra Macaense

 

A sociedade mundial está enfrentando um momento sem precedentes históricos, com muitas incertezas e vulnerabilidades, o que nos exige reflexão, novos modos de fazer e agilidade nas ações. Enquanto a pandemia da Covid-19 ainda atinge números alarmantes de contaminação e mortalidade, governos, gestores e sociedade civil se unem para discutir e pensar estratégias para minimizar os impactos que começam a surgir. Diariamente presenciamos uma série de medidas que vem sendo debatidas e anunciadas para o esporte mundial, sobretudo o futebol. Socialmente e economicamente falando, se não houver um olhar e uma postura consciente de apoio, respeito e união entre todos os interessados, as consequências serão catastróficas, pesando ainda mais sobre os menos favorecidos.

 

Imbuído neste pensamento, o Serra Macaense tem se posicionado de forma muito consciente e responsável, pois reconhece a importância do seu trabalho tanto na formação de cidadãos e jovens atletas quanto dos profissionais ligados à área do esporte e no desenvolvimento do esporte regional. Neste sentido, estratégias de enfrentamento foram tomadas para dar sequência ao planejamento de trabalho de forma segura para todos. Assim sendo, embora distantes fisicamente, nos mantemos próximos com a ajuda da tecnologia e de ferramentas que conectam e disponibilizam de forma integrada as informações para todos os setores do Clube, como é o caso da Sadeweb.

 

Através de uma comunicação multidisciplinar quase diária, o departamento psicossocial provoca reflexões e faz orientações sobre saúde, alimentação, comportamento, reitera a importância de manter uma rotina de treinos, estudos e execução das tarefas escolares, dá dicas de filmes, livros e artigos que possam ajudar nos aspectos profissionais, presta orientações quanto aos benefícios assistenciais, promove ações e campanhas que visam dar suporte às famílias de atletas em vulnerabilidade. Além dos atendimentos psicológicos individualizados aos profissionais, atletas e seus familiares, que devido ao estresse e ansiedade causados pela incerteza dos dias atuais, têm aumentado a demanda por suporte.

 

No entanto, apesar das mudanças que o isolamento impõe e do cuidado redobrado, nosso foco está em orientá-los a criarem estratégias que os mantenham saudáveis e preparados física e mentalmente para o retorno.

Comentários