Mudou tudo no Rio!!!

Campeonato Carioca terá menos datas, novo formato e será em turno único

O arbitral que definiu o formato do Carioca 2021 Foto: Divulgação/Ferj

 

Da redação do ESPORTE PRESS BRASIL

 

Nesta segunda feira (28) aconteceu na sede da federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), um arbitral com a participação dos clubes associados, com objetivo de discutir a nova fórmula de disputa para o Campeonato carioca de 2021.

A Primeira divisão será em turno único, e contará com a presença de 12 equipes. Haverá cruzamento entre elas, em total de 11 rodadas.

 

A decisão

 

O campeão vai sair de um confronto de jogos eliminatórios (mata mata) entre os quatro melhores classificados ao final desta fase inicial.

Resumindo, as semifinais será em dois jogos, e a decisão, também em duas partidas.

O campeonato Carioca nessa fase principal terá ínicio em 28 de fevereiro.

A Ferj vai definir e divulgar por sorteios as partidas na primeira fase. Com a nova formula de competição, haverá uma redução na quantidade de datas para 15. Serão duas a menos do que o de esse ano, e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.

2015 foi a última vez que o campeonato foi disputado em turno único, e o Vasco terminou como campeão. Depois na sequência, o campeonato sempre foi organizado em dois turnos com as equipes divididas em dois grupos.

Nas últimas edições as Taças Guanabara e Rio perderam relevância, mesmo assim permaneceram agregadas ao campeonato.

Agora com o novo formato a Taça Guanabara será concedida ao time que ficar em primeiro na classificação ao fim das 11 rodadas. As equipes que ficarem entre 5º e 8º vão disputar um mata-mata cujo vencedor levará a Taça Rio.

Comentários