Série B: Águas City e Team Portugal superam rivais e vão para a decisão

Após empate no tempo normal, Águas City bate o Lagomar nos pênaltis. Já o Team Portugal derrota o Sinditob por 3 a 2

Comemoração do primeiro gol do Team Portugal contra o Sinditob (Fotos Tiago Ferreira)

 

Tiago Ferreira / Esporte Press Brasil

 

Antes de a bola rolar, Lagomar e Sinditob eram apontados, por muitos, como os favoritos para avançar à grande final da Série B do Amador Macaense. O Lagomar tinha o ataque mais positivo, com média de seis gols por jogo, e o artilheiro do campeonato. O Sinditob, por sua vez, tinha a força da camisa, campeão da Série A em 2021. Mas, nenhum desses números entrou em campo e os tidos como azarões – Águas City e Team Portugal – festejaram a vaga inédita para a grande final da Série B.

Os jogos das semifinais foram realizados neste domingo (21), no Estádio Expedicionário. No fim da manhã, o Águas City segurou o poderio ofensivo do Lagomar e, após o empate sem gols no tempo normal, o time da comunidade das Águas Maravilhosas venceu por 7 a 6 na disputa por pênaltis. Logo em seguida, já no início da tarde, o Team Portugal derrotou o Sinditob por 3 a 2 em uma das melhores partidas da competição.

Team Portugal e Águas City decidem a Série B do Amador Macaense no próximo domingo (28), às 14h, novamente no Expedicionário.

 

Angola defende quatro pênaltis

e lidera o Águas City para a final

 

A primeira semifinal foi marcada pelo duelo entre os dois times de melhor ataque da Segundona até então. De um lado, o Lagomar, único com 100% de aproveitamento e 18 gols marcados em três jogos. Do outro, o Águas City, que balançou a rede em nove ocasiões e sofreu apenas três. E foi com a força de seu sistema defensivo que o Águas segurou o poderio ofensivo do Lagomar.

O primeiro tempo foi bastante truncado, picotado com muitas faltas e com raríssimas chances de gols. Mas, quem esteve mais próximo do gol foi o Lagomar. Aos 37 minutos, o zagueiro Filipe falhou e a bola sobrou limpa para o Viola na grande área. Mas o camisa 19 pegou mal na bola. Aos 47 minutos, antes do intervalo, foi a vez do artilheiro Pimenta acertar um belo voleio, mas parou na grande defesa de Angola.

Goleiro Angola defendeu quatro cobranças de pênaltis na disputa que classificou o Águas City para a final

 

O panorama pouco mudou na etapa final, com o Lagomar tendo as chances mais claras de gols. Logo no primeiro minuto, Carreirinha – aniversariante do dia – cruzou rasteiro da direita e Viola foi travado na hora da finalização na pequena área. Aos 15, foi a vez do atacante Derlei mandar a bola na trave.

Após a parada técnica, o jogo continuou muito disputado e, a essa altura, o Águas City já estava satisfeito com o empate. Aos 33, o Lagomar teve a chance do gol da vitória com Pimenta, em cabeçada na pequena área. A oportunidade mais clara do Águas City foi com o Francisco Pará, aos 41 minutos. Mas, não teve jeito, a partida terminou com o empate sem gols.

Na disputa por pênaltis, um fato inusitado. A série foi definida com 11 cobranças para cada lado, como todos os 22 jogadores que terminaram a partida indo para a marca penal. Melhor para o Águas City, que venceu por 7 a 6.

E o grande nome da disputa por pênaltis foi o goleiro Angola, do Águas City, que defendeu as cobranças de Pimenta, Jorginho, Edivan e a do goleiro Mão, a que definiu a vitória. O outro que perdeu pelo Lagomar foi o lateral Lucas, que mandou sobre o gol. Pelo lado do Águas, Francisco Pará e Jober tiveram suas cobranças defendidas pelo Mão, enquanto Henrique bateu para fora e Wesley mandou no travessão.

Mas, como o que vale é bola na rede, o Águas City converteu sete cobranças com Jacaré, Carlos, Coutinho, Angola, Filipe, Lázaro e Willian. Já no Lagomar, os seis que aproveitaram suas batidas foram o Carreirinha, Derlei, Maurício, Orelha, Rodrigo e Galo.

 

FICHA TÉCNICA

LAGOMAR 0 (6) x 0 (7) ÁGUAS CITY

Data/Hora: 21/04/2024 – 10h30

Local: Expedicionário

Árbitro: Rogério Macedo

Auxiliares: Caio Campos e Marcelo Chagas

Cartões amarelos: Rodrigo e Pelezinho (LAG); Israel, Jober, Willian, Douglas Lira e Mineiro (AGU)

>> Lagomar: Mão; Carreirinha, Lucas, Book (Rodrigo, 36’2ºT) e Emerson (Maurício, 26’2ºT); Galo, Samuel (Edivan, 26’2ºT) e Viola (Orelha, 36’2ºT); Derlei, Pelezinho (Jorginho, 36’2ºT) e Pimenta. Técnico: Thiarles.

>> Águas City: Angola; Marlon (Lázaro, 21’2ºT), Filipe, Carlos e Israel (Jacaré, 12’2ºT); Jober, Willian, Wallace (Coutinho, 21’2ºT) e Douglas Lira (Henrique, 30’2ºT); Wesley e Goen (Francisco Pará, 12’2ºT). Técnico: Mineiro.

Festa dos jogadores do Águas City após a vitória sobre o Lagomar. Cada equipe cobrou 11 penalidades

 

Com mira certeira, Team Portugal

bate Sinditob e vai para a decisão

 

"Só vale golaço?" Essa foi a pergunta mais escutada por quem acompanhou a segunda semifinal da Série B, entre Team Portugal e Sinditob. Em um dos melhores jogos do campeonato, o Team Portugal bateu o adversário por 3 a 2 e carimbou o passaporte para a decisão.

O Sinditob até chegou a começar melhor a partida e teve a chance de abrir o marcador logo aos 2 minutos. Gabriel GB cobrou falta pela direita e Abel quase marcou de cabeça. A resposta do Team Portugal veio aos 7. Heitor cruzou da direita e o zagueiro Moura, também de cabeça, levou perigo ao gol do Sinditob.

Porém, o domingo de sol foi de brilho para o Team Portugal, que fez 2 a 0 em dois belos gols. O primeiro, aos 10 minutos. O lateral-esquerdo Gustavo Guedes recebeu na intermediária e, do meio da rua, mandou no ângulo de Gretson. Já aos 13, foi a vez de João Vitor, conhecido como “Vasco”, acertar belo chute da entrada da área aproveitando rebatida da defesa adversária.

Gabriel GB, do Sinditob, e João Vitor "Vasco", do Team Portugal, tiveram boa atuação na semifinal

 

O Sinditob sentiu o golpe e só foi levar perigo ao gol do Team Portugal aos 29 minutos, com o atacante Deja, que recebeu na área pelo lado esquerdo, tentou o cruzamento, mas Bessa fez a defesa. No ataque seguinte, o Team Portugal respondeu com uma bomba no travessão com o atacante Vasco.

No fim do primeiro tempo, o Team Portugal teve duas chances para ampliar. Aos 46, com Dodô, em arremate de “três dedos” de canhota, e aos 49 com Mateus Cirilo, que mandou sobre o gol após pedalar na frente do zagueiro.

Na etapa final, o Sinditob voltou com outra postura e quase descontou aos 2 minutos, em um arremate de Deja de fora da área. A bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro Bessa. A pressão surtiu efeito e o Sinditob descontou aos 6 minutos, com Baianinho, que marcou de cabeça na sobra na pequena área após cobrança de escanteio.

Mas, dois minutos depois, o Team Portugal praticamente colocou um balde d’água fria na reação do Sinditob. Após cobrança de escanteio de Luã Portugal, o dono do time, Danilo cortou mal de cabeça e a bola sobrou limpa para o Mateus Cirilo testar para o fundo das redes e fazer 3 a 1.

Precisando de dois gols para levar a disputa da vaga para os pênaltis, o Sinditob se lançou ao ataque e quase descontou com o volante Abel, aos 25 minutos. Heitor salvou em cima da linha. No ataque seguinte, o Sinditob descontou novamente com Baianinho, que precisou finalizar três vezes no mesmo lance para marcar e deixar a sua equipe viva na partida.

Após o apito final, festa dos jogadores do Team Portugal no gramado do Estádio Expedicionário

 

Porém, nos minutos finais, as chances mais claras foram do Team Portugal. Aos 35, com Mateus Cirilo, que chutou da marca penal para a grande defesa de Gretson. Já aos 40 foi a vez de Lucas, que recebeu livre na área e finalizou sobre o goleiro. A bola ainda bateu no pé da trave. No fim, o Team Portugal segurou o resultado e festejou a classificação para a final da Série B.

 

FICHA TÉCNICA

TEAM PORTUGAL 3 x 2 SINDITOB

Data/Hora: 21/04/2024 – 13h

Local: Expedicionário

Árbitro: Marcelo Chagas

Auxiliares: Rogério Macedo e Caio Campos

Cartões amarelos: Bessa, Jader e Thiaguinho (TPO); Mota, Deja, Jadson e Breno Silva (SIN)

Gols: Gustavo Guedes, 10’1ºT (1-0); João Vitor “Vasco”, 13’1ºT (2-0); Baianinho, 6’2ºT (1-2); Mateus Cirilo, 8’2ºT (3-1); e Baianinho, 26’2ºT (2-3)

>> Team Portugal: Bessa; Heitor, Moura, Milton e Gustavo Guedes; Jader, Luã Portugal (Renan, 28’2ºT) e Mateus Cirilo; João Vitor “Vasco” (André Buia, 53’2ºT), Thiaguinho (Lucas, 28’2ºT) e Dodô (Eduardo, intervalo). Técnico: Bruno Durão.

>> Sinditob: Gretson; Bigode, Abel, Mota e Banguelê (Nonô, intervalo); Dinei (Jefferson, intervalo), Gabriel GB (Caíque, 20’2ºT), Danilo e Ricardinho (Jadson, 28’1ºT); Deja e Baianinho. Técnico: Breno Silva.

Comemoração dos jogadores e comissão técnica do Team Portugal após a classificação para a grande final

 

>> Números da competição:

Gols: 69

Jogos: 18

Média de gols: 3,83 gols por partida

Melhor ataque: Lagomar (18 gols em 4 jogos)

Melhor defesa: Fronteira (1 gol em 3 jogos)

Maior goleada: Lagomar 8 x 1 Serra da Cruz

 

>> Artilharia:

7 gols – Wellington Pimenta (Lagomar)

4 gols – Bahia (Fronteira) e João Vitor “Vasco” (Team Portugal)

3 gols – Fabianinho (ASA); Pelezinho (Lagomar)

2 gols – Douglas Lira (Águas City); Pereira (ASA); Carreirinha, Orelha e Tchose (Lagomar); Baianinho e Deja (Sinditob); Mateus Cirilo (Team Portugal)

1 gol – Carlos Samuel, Francisco Souza, Gabriel, George, Jober, Marcola e Pabrício (Águas City); Marquinhos (ASA); Daniel, Kiki e Ruan (Fronteira); Norton (Furacão Lagomar); Saulo (Imbetiba); Douglas Alves (Jardim Carioca II); Maurício e Viola (Lagomar); Alan, Cavalinho, Felipe e Marcelo (Lokomotiva); Alex Sandro, Sávio, Wellerson e Wesley (Planalto); Mikael (Serra da Cruz); Jadson, Mota e Rodolfo (Sinditob); Douglas, Gustavo Guedes e Gustavo Moreira (Team Portugal)

Gol contra Norran (do Jardim Carioca II a favor do Planalto)

 

>> Classificação geral (de momento) da Série B do Macaense

 

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

Team Portugal

10

4

3

1

0

9

4

5

83,3

Águas City

5

4

1

2

1

9

3

6

41,7

Lagomar

10

4

3

1

0

18

4

14

83,3

Sinditob

4

4

1

1

2

7

7

0

33,3

ASA/União

7

3

2

1

0

6

2

4

77,8

Planalto

7

3

2

1

0

5

2

3

77,8

Fronteira

4

3

1

1

1

7

1

6

44,4

Lokomotiva

3

3

1

0

2

4

9

-5

33,3

Furacão Lagomar

0

2

0

0

2

1

6

-5

0,0

10º

Jardim Carioca II

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

11º

Serra da Cruz

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

12º

Imbetiba

0

2

0

0

2

1

11

-10

0,0

 

Em azul, os finalistas da competição e garantidos na Série A de 2024

Em amarelo, os eliminados nas semifinais, mas garantidos na Série A

Em verde, os eliminados nas quartas, mas garantidos na Série A

Em vermelho, os eliminados na primeira fase

 

 

Comentários