213 SPORTS E WSL LATIN AMERICA REALIZAM O SAQUAREMA SURF FESTIVAL

Evento apresentado pela Prefeitura de Saquarema/RJ, com patrocínios de Quiksilver, ROXY, 51 Ice e os apoios de Orthopride e Stanley Brasil, marca o retorno das competições da World Surf League à Capital Nacional do Surf

A "tempestade brasileira" que vem tomando conta do surfe mundial nos últimos anos está de malas prontas para voltar para casa. O Saquarema Surf Festival desembarca em Saquarema, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 21 de novembro. O evento, que marca a retomada das competições de surfe no país, é uma realização da 213 Sports, empresa do grupo V3A, em parceria com a World Surf League (WSL), é apresentado pela Prefeitura de Saquarema, com os patrocínios de Quiksilver, ROXY, 51 Ice e apoios de Orthopride e Stanley Brasil.

 

"Nos inspiramos no Festival de Saquarema de 1976, que deu destaque para Saquarema em todo Brasil e colocou a cidade no destino de todos os surfistas brasileiros. O Saquarema Surf Festival irá celebrar o surfe através do estilo de vida e esporte", afirma Pedro Dau Mesquita, sócio e diretor comercial da 213 Sports.

 

O Saquarema Surf Festival reunirá três campeonatos, o Quiksilver|ROXY Pro com etapas do Qualifying Series valendo 3.000 pontos na corrida pelo acesso regional para o WSL Challenger Series, da categoria Pro Junior Sub 20, fomentando a base do esporte, e do Longboard Pro. Será um evento totalmente igualitário, um dos pilares incentivados pela WSL, uma vez que as três competições terão premiações de mesmo valor para homens e mulheres. O evento será realizado em memória do surfista Leo Neves, um dos expoentes do esporte no país, morador e ídolo da cidade, que faleceu em 2019, durante a disputa de um campeonato na mesma praia de Itaúna, onde acontecerá o evento.

 

"É com grande alegria e satisfação que retornaremos à Saquarema, com um novo evento na Capital Nacional do Surfe", disse o CEO da WSL Latin America, Ivan Martinho. "Agora temos uma nova data no calendário esportivo da cidade, para se juntar ao Oi Rio Pro que voltará a ser realizado em 2022. O Saquarema Surf Festival terá competições importantes do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior e de Longboard, todas para homens e mulheres competirem. Certamente, será uma semana intensa na Praia de Itaúna e antecipadamente parabenizamos nossa licenciada para realizar o evento, 213 Sports, bem como todos os patrocinadores, especialmente a Prefeitura de Saquarema, sempre comprometida e incentivando nosso esporte".

 

As competições terão participação de ídolos do esporte como o campeão mundial Adriano de Souza, Silvana Lima, Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard. Além de revelações que já inspiram a nova geração, como Lucas Vicente, campeão mundial Pro Junior 2019, Sophia Medina e Tainá Hinckel. E idolos locais como Lucas Chumbo e Raoni Monteiro.

 

Com tantos atrativos, o Saquarema Surf Festival promete ser o palco ideal para viver a experiência, não apenas da retomada do surfe no país, mas também do lifestyle do esporte que não para de crescer no Brasil, atraindo cada vez mais investimentos, fãs e atenção do mercado.

 

"Estamos muito felizes com a volta das etapas mundiais de surfe no Brasil depois de períodos difíceis com tantas restrições necessárias. Reconhecemos a importância deste evento para o segmento e para o momento do surfe no país. E para a Quiksilver e Roxy, fazer parte disso é um privilégio. A retomada da Quiksilver no core surf hoje é o nosso foco e não poderia ser diferente, este é o início de um plano de ação para estas duas grandes marcas, e esperamos anunciar mais novidades em breve", afirma Tatiana Rovella, marketing manager da Quiksilver e Roxy no Brasil.

 

Surfe movimenta a economia local e gera impacto milionário na cidade - Considerada a Capital Nacional do Surfe, Saquarema tem na Praia de Itaúna o principal palco do esporte no país. Sede da etapa brasileira do WSL Championship Tour, em 2019 a cidade teve impacto positivo de R$ 15 milhões na economia do município, principalmente nos segmentos ligados à atividade turística. Devido à pandemia de Covid-19, a elite mundial do surfe não esteve em Saquarema em 2020 e 2021. Agora, a expectativa é que o Saquarema Surf Festival reabra o caminho para os fãs de surfe até a cidade.

 

Segundo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, "a realização do Saquarema Surf Festival é um marco importante para a retomada do nosso calendário esportivo. Estamos trabalhando para recepcionar todos os turistas e apaixonados pelo surf da melhor forma possível, tudo com muita segurança e seguindo todos os protocolos sanitários em vigor".

 

O Saquarema Surf Festival também marcará a inauguração do Centro de Treinamento Leo Neves, um projeto da Prefeitura de Saquarema dedicado a atender gratuitamente atletas amadores ou profissionais com idade entre 10 e 20 anos. A iniciativa pretende valorizar o talento dos jovens surfistas locais, possibilitando acesso a treinamento especializado visando desenvolver suas potencialidades para atingir o mais alto nível do surfe.

 

O Centro de Treinamento Leo Neves, está localizado na Praia de Itaúna, palco da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour desde 2017. A nova estrutura é um equipamento multidisciplinar. Serão ofertadas vagas para alunos em vulnerabilidade social que receberão, além dos treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

 

Sobre a 213 Sports: Fundada por Pedro Dau, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de Esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 50 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A essência da 213 Sports vê o esporte como engajamento, entretenimento e, principalmente, uma válvula de escape para as marcas que buscam atenção do consumidor final. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca por realizações como CamelBak Race, Casa ON Running, Oi Rio Pro, Pelé Academia, Praia Para Todos, Sephora Beauty Run, WSL House, entre outros.

 

Sobre a World Surf League: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo. Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave. Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

 

* Com informações da Casa do Conteúdo

 

Comentários