Vasco vence concorrência do Flamengo e aposta em joia de 11 anos

Márcio Júnio, vestiu a camisa do Flamengo no último ano e treinava no Ninho do Urubu

Foto: Divulgação

 

Por Daniela Assis

O futebol brasileiro vem passando por uma importante mudança na área administrativa, com a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que promete trazer profissionalismo na gestão do esporte. E dentro das quatro linhas os clubes estão cada vez mais atentos na formação de talentos que podem render frutos desportivos e financeiros para as entidades. Essa afirmação pode ser provada quando observamos a captação de atletas cada vez mais jovens para as categorias de base. No Vasco não é diferente, tanto que a nova joia do clube tem apenas 11 anos de idade e foi disputado com o seu maior rival, o Flamengo.
.
Trata-se Márcio Júnio, menino que vestiu a camisa do Flamengo no último ano, onde mantinha rotina de treinos diários no Ninho do Urubu. Márcio atua na categoria sub11, e divide as atividades escolares com os treinos no campo e treinos de futsal. Mesmo com a procura do Flamengo para a permanência no clube com ajuda de custos, o pai do atleta decidiu, ao lado da empresa que gere a carreira do menino, em seguir para o Vasco. Ainda sem poder assinar o contrato de formação, que só pode ser feito a partir dos 14 anos, os clubes precisaram fazer um acordo para a liberação do jovem atleta.
.
“Existe um acordo entre Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo onde um clube não aceita atleta do outro sem a chamada carta de ética. Tive dificuldade em conseguir a liberação porque o Flamengo vê o menino como um talento, então teve muita conversa entre os clubes, o pai, e a nossa empresa até conseguir a liberação do Márcio. Na verdade o menino tinha interesse em jogar pelo Vasco e a logística em São Januário, onde a categoria treina, é melhor.  Muita coisa pesou na decisão, inclusive a estrutura do Vasco para a categoria de base”, disse Kleberson Silva, que gere a carreira do menino ao lado do pai.
.
O menino de 1.43m, de altura e 32kg, foi descoberto pelo Flamengo, durante a Pandemia, quando disputava o um torneio com chancela da Ferj pelo Maria da Graça, um clube de bairro. A habilidade e facilidade para fazer gols do jovem meia-atacante logo chamaram atenção do time da Gávea, onde Márcio marcou 58 gols na última temporada entre competições de campo e futsal. Enquanto brilhava pelo Flamengo em 2021, Márcio era observado por outros clubes, entre eles o Vasco da Gama que fez contato com o pai do menino e apresentou um projeto de carreira para o craque mirim.
.
“Ele começou no futsal do Madureira, passou pelo Bangu e sempre chamou atenção pela qualidade. O Márcio se dedica muito nas atividades, é um exemplo no colégio e leva tudo muito a sério com responsabilidade. A última temporada dele foi muito boa pelo Maria da Graça e Flamengo e acredito que ele seguirá com esses bons números e com o crescimento até chegar o momento de assinar o contrato de formação”, disse Márcio Sant’Anna, pai de Márcio Júnio.

Comentários