Feliz aniversário Verdão!!!
Serra Macaense completa 13 anos de fundação e dobra a aposta em relação as expectativas positivas em 2023.
Arte: Serra Macaense
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz
Nesta sexta feira (18) o Serra Macaense Futebol Clube esta completando 13 anos de existência, 06 anos sob gestão do Presidente Rodrigo Santos. Empresário bem sucedido no segmento offshore na Bacia de Campos, Rodrigo que é gaúcho, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, já atuava na cidade de Macaé e região, através de projeto esportivo denominado Vinci Sports, que tinha como principal objetivo, descobrir e dar oportunidades a novos atletas, como também encaminha los para grandes centros esportivos, ligados ao futebol no Brasil e no exterior.
O desafio para desenvolver um trabalho, com metas totalmente profissionais no Serra Macaense surgiu no ano de 2017. E nesse período o clube vem se tornando referência positiva e modelo de gestão esportiva no estado do Rio de Janeiro.
A Origem
Surgiu em 18 de Novembro de 2004, substituindo a Associação Esportiva Independente nas competições profissionais, com o nome de Independente Esportes Clube Macaé.
Em 2005, está de volta à Segunda Divisão, mas não passa da primeira fase. No ano seguinte, se retira do campeonato juntamente com o Goytacaz Futebol Clube.
Em 2007, volta às disputas ficando em oitavo lugar na classificação geral. Os cinco primeiros subiram.
Em 2008, faz uma péssima campanha e é rebaixado novamente à Terceira Divisão de Profissionais de 2009.
Rebaixado da Segundona em 2008, ao lado do Serrano Foot Ball Club, o Independente está sob nova direção para a disputa do Campeonato Estadual da Terceira Divisão de 2009. A agremiação foi vendida para um grupo de empresários e passa a se chamar Serra Macaense Futebol Clube. Apesar de continuar a ser tricolor, a disposição das cores mudou. Entrou em cena o verde, deixando para trás o azul da combinação azul, preto e branco, que tanto fazia lembrar o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Profissionais do Serra Macaense em 2010 - Foto divulgação
Em 2010, disputa com a nova denominação pela primeira vez, o Campeonato Estadual da Série C de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. A equipe comandada pelo técnico Júlio César de Oliveira surpreende a todos, conquistando o acesso à Série B de 2011, ao ficar em 3º lugar na classificação geral, eliminando na repescagem o Três Rios Futebol Clube. Com uma bela atuação do meio-campista Bruno da Silva Jardim, a equipe Macaense teve uma grande apresentação, com arrancadas espetaculares e passes perfeitos ele comandou a equipe para a vitória, e como se não bastasse para fechar com chave de ouro depois de passar por três adversários ele deu um lindo toque por cobertura fazendo assim um belíssimo gol para delírio de aproximadamente 10 mil torcedores presentes ao estádio.
Na categoria Infantil, conseguiu naquele ano um expressivo sexto lugar, sendo assim a primeira equipe da cidade na categoria a chegar a uma 4 de finais.
Na categoria de Juniores, o Serra Macaense foi o campeão estadual da Terceira Divisão ao vencer o Barra Mansa Futebol Clube na decisão do certame.
Em 2011, ainda comandado pelo técnico Júlio César de Oliveira, o Serra disputou a Série B, e se classificou para a Fase final, com um nono lugar em sua 1° Participação na segunda divisão. Naquele mesmo ano o Serra Participou pela 1° vez da Copa Rio de Profissionais, Chegando até a 2° fase da competição.
Em 2012, O Serra trouxe o experiente Valdo ex jogador da seleção Brasileira, que anteriormente era o gerente de futebol do próprio Serra em 2011, e se tornou treinador no ano de 2012, porém apesar de toda a experiência de Valdo, o Serra foi apenas o 12° colocado na competição. O ponto positivo do ano Ficou por conta da equipe de Juniores que comandada pelo ex treinador do Profissional Júlio César de Oliveira, foi Vice Campeã, com o mesmo número de pontos que o Campeão América, porem perdendo no número de Vitórias. Na Copa Rio do ano em questão, os comandados de Valdo foram eliminados na 1° fase.
Em 2013, o Serra Trouxe o técnico Luciano Leandro para assumir o Profissional, e depois na sequência a diretoria apostou em Paulo Henrique Filho ex treinador do Juniores Flamengo, Campeão da Copa são Paulo, e atual técnico do Macaé Esporte. O treinador fez sua estreia nos Profissionais, conseguiu bons resultados e evitou o rebaixamento da Equipe. Mas uma vez a Equipe de Juniores Comanda pelo Técnico Júlio Cesar de Oliveira, roubou a cena dos profissionais assim como em 2012 e obtiveram duas conquistas, se tornaram campeões da Taça Santos Dumont, ao Vencer o América na final e ao vencer o Barra da Tijuca, na ultima Partida pelo Triangular Final se tornou Campeão Carioca da Série B de Juniores no ano de 2013, com gols de Guilherme e do artilheiro da competição Romário, o fato curioso dessa conquista e que faltando dois jogos para a fase final da competição, o Técnico Júlio César Foi demitido pela Diretoria, e o supervisor Thiago Melo assumiu a equipe e levou o campeonato. Logo ao termino do Campeonato o treinador Júlio César recebeu um convite e foi trabalhar no exterior. Ainda no ano de 2013, o Serra decidiu não disputar competições com a equipe Profissional, e pela 1° vez Participou da Taça BH de Juniores, tendo boa participação, a equipe foi comandada pelo ex Técnico dos profissionais Paulo Henrique e obteve também uma ótima participação na OPG daquele ano.
Em 2014, o Serra decidiu não participar de nenhuma Competição, alegando falta de verba e estádio.
O retorno
Em 2016, o Serra Macaense voltou à ativa e disputará o Campeonato Carioca - Série C.
Em 2017, o Serra Macaense fez um jogo-treino contra o Flamengo e ganhou por 2x1.
Em 2021, o Serra Macaense jogou o Campeonato Carioca - Série B1, e sua estreia na competição foi contra a equipe do Serrano.
Títulos /Categorias de base
- Campeão Estadual da Terceira Divisão/Categoria de Juniores em 2010
- Vice-Campeão Estadual da Série BC/Categoria sub-17 em 2011
- Vice-Campeão Estadual de Juniores da Série B em 2012
- Campeão da Taça Santos Dumont Carioca de Juniores da Série B: 2013;
- Campeão Estadual da Segunda Divisão/Categoria de Juniores: 2013;
- Vice-Campeão Estadual da Série B1, categoria sub17: ano 2017 com técnico Clayton Moraes
- Campeão Estadual Sub 20 Série B1 em 2022
- Campeão Estadual Sub 17 Série A2 em 2022
Arte: Serra Macaense
O CEO do Serra Macaense, Marcelo Soares, o Verdão já deu início ao planejamento para 2023.
“Estamos projetando e trabalhando muito forte para muitas conquistas no próximo ano. Estamos na expectativa e rezando para possamos ter condições de jogar todas competições em casa, no Estádio Claudio Moacir de Azevedo (Moacirzão). E com a certeza que vamos continuar investindo na Base e no esporte Macaense” - Disse Marcelo Soares.
CEO do Serra Macaense Marcelo Soares - Foto arquivo pessoal
O Presidente do Serra Macaense Rodrigo dos Santos
“Estamos muitos felizes, primeiro felizes com os resultados em 2022. Principalmente nas categorias de base. E para 2023 o que a pessoas podem esperar e cada vez mais, são os projetos sociais se destacando nas comunidades de nossa cidade. Provavelmente vamos abrir de 3 a 4 novos núcleos e valorizar as crianças de nossa cidade.” – afirmou.
Rodrigo confirmou ao Portal ESPORTE PRESS BRASIL que no próximo o Serra Macaense deve anunciar um grande investimento, que envolve o inicio da construção de um moderno Centro esportivo do clube.
“Ainda não posso revelar oficialmente local, estamos no processo de construção do nosso Centro Esportivo, que vai abrigar além de atividades esportivas, grandes eventos.” – concluiu o Presidente do Verdão.
Presidente Rodrigo dos Santos e o Prefeito de Macaé Welbert Rezende - Foto divulgação - arquivo pessoal
E sobre a equipe profissional, Rodrigo dos Santos, disse que 2022 foi um ano de aprendizado e que deseja poder atuar com o Serra Macaense no estádio municipal de Macaé em 2023.
Atletas de Macaé no Planeta
Entre os principais ativos do clube, estão grande nomes do futebol Macaense. Os atletas Leandrinho e Matheus Babi.
Leandrinho atua no futebol sul Coreano e destaque na primeira divisão daquele País. - Foto divulgação/ Arquivo pessoal
Matheus Babi, já atuou pelo Macaé Esporte, América RJ, Botafogo Rj. Pertence ao Athético Paraense, e recentemente foi emprestado para jogar em Portugal. O Serra Macaense ainda tem participação nos direitos econômicos do atleta.
Matheus Babi. Foto divulgação/ Serra Macaense