Parabéns: Macaense que jogou uma Copa do Mundo, junto com Pelé e Garrincha faz aniversário

Paulo Henrique, ex-lateral e ídolo histórico do Flamengo e da Seleção Brasileira, completa 80 anos de idade

Paulo Henrique - Foto: Caio Fernandes / Macaé Esporte

 

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz

O Macaense Paulo Henrique de Oliveira, esta completando nesse dia 05 de Janeiro de 2023, 80 anos de idade.

Contemporâneo de Pelé e Garrincha, o lateral-esquerdo do Flamengo durante os anos 60, e titular absoluto da Seleção Brasileira, durante os Jogos da Copa do Mundo na Inglaterra em 1966. Com a responsabilidade de substituir a Lenda Botafoguense, Nilton Santos.

Paulo Henrique, então na época com apenas 22 anos, foi um dos destaques do Brasil, em uma Copa que ficou marcada pela violência dos adversários contra os atletas brasileiros, inclusive provocando a contusão que tirou o Pelé da sequência dos jogos durante o torneio.

 

Seleção Brasileira no mundial de 1966 -  Da esquerda para a direita, apenas com as pernas aparecendo é o fantástico Djalma Santos, seguido pelo excelente volante do Flu, Denilson, o veterano Garrincha, o mais alto é o eterno capitão Bellini, Pelé, o camisa número 14, Lima, abraçado por Jairzinho (encoberto) e Paulo Henrique, o camisa oito. Foto: Reprodução/In My Ear

 

A Carreira

Paulo Henrique se aposentou como atleta de futebol em 1975, e na sequência, não querendo ficar distante do futebol, abraçou a profissão treinador, cargo que exerceu até recentemente pelo Macaé Esporte (Atualmente ocupa no clube, a função de diretor Técnico de futebol).

Como treinador começou a carreira no Campos Associação, clube da cidade do mesmo nome e que carinhosamente é chamado de Roxinho por seus torcedores. Neste clube, por sinal, chegou até a dirigir seu amigo de Flamengo Murilo, que por lá passou em final de carreira. Também comandou Goytacaz, Americano e Remo.

 

A trajetória como atleta

 

Quissamã

Paulo Henrique começou atuar por uma equipe amadora chamada Quissamã Futebol Clube, na época em que Quissamã era distrito de Macaé, podia participar do campeonato da Liga amadora de Macaé, até que o antigo distrito de Macaé conseguir a sua emancipação em 1988.

 

Flamengo

Do Quissamã saiu para o Flamengo onde começou a jogar profissionalmente. Paulo Henrique foi dono da lateral esquerda do Fla por doze anos, de 1960 a 1972, sendo o capitão do clube durante a década de 60. Defendeu o clube em 437 jogos, e marcou 14 gols. Conquistou 19 títulos, dentre eles os Campeonatos Cariocas de 1963, 1965 e 1972 e o Torneio Rio-São Paulo de 1961.

 

Fla que jogou o "Robertão" de 1970 em foto da revista Manchete. Em pé, da esquerda para a direita, aparecem: Onça, Ubirajara, Washington, Reyes, Zanata e Paulo Henrique. Agachados: Doval, Liminha, Ney Oliveira, Fio Maravilha e Caldeira.

 

Paulo Henrique faz parte de uma geração de jogadores imortalizados no coração da grande torcida Rubro Negra. Nomes como os de Silva, Murilo, Carlinhos, Liminha, Paulo Henrique, Almir e Nelsinho Rosa jamais serão esquecidos.

 

Seleção Brasileira

Pela Seleção Brasileira Paulo Henrique atuou em 13 partidas (9 vitórias, 3 empates, uma derrota) e não marcou nenhum gol (fonte: Seleção Brasileira 90 anos - Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf). Sua estréia aconteceu no dia 15 de maio de 1966, em um amistoso contra o Chile no Morumbi, para um público de 25 mil pessoas. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Rinaldo, à época no Palmeiras, abriu o placar para o Brasil aos 32 minutos do primeiro tempo. Guillermo Yavar marcou para o Chile aos 14 minutos da segunda etapa, dando números finais à partida.

 

Da esquerda para a direita: Paulo Henrique, Zito, Brito, Fontana, Gylmar, Alcindo, Amarildo, Lima, Pelé, Fidélis, Jairzinho e Mário Américo. Foto: Revista "Era Pelé"

 

Botafogo

Em 1971, foi emprestado ao Botafogo numa troca por Roberto Miranda, e participou do time que conseguiu o vice-campeonato carioca e brasileiro daquele ano.

 

Botafogo em 1971. Em pé: Carlos Alberto Torres, Ubirajara Motta, Brito, Nei Conceição, Leônidas e Paulo Henrique. Agachados: Zequinha, Carlos Roberto, Nílson Dias, Jairzinho e Paulo Cézar Caju. - - Foto reprodução

 

Retorno ao Flamengo

Voltou para o Flamengo onde conquistou mais um Campeonato Carioca em 1972.

 

Garrincha entrando com o Flamengo no Maracanã lotado. Atrás do craque está o zagueiro Onça. E do lado esquerdo (da esquerda para a direita) estão: Silva (embaixo da fumaça), Liminha e Luís Carlos Tatu. À frente, com a mão direita na bandeira, o lateral Paulo Henrique. E atrás da cabeça de Paulo Henrique você vê parte do rosto do saudoso zagueiro Moisés. Esse jogo foi o da estréia do Mané: Fla 0 x Vasco 2, dia 30 de abril de 1968, no Maracanã, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo. O Mengão formou com Dominguez, depois Marco Aurélio, Marcos (irmão do Paulo Henrique), Onça, Moisés e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Garrincha, depois Zélio (que é irmão do Cafuringa e do Chiquinho Pastor), Dionísio, Silva e Luís Carlos. - Foto reproduação

 

Garrincha no Mengão

Segundo Paulo Henrique, o Garrincha confessou que tinha o desejo de vestir a camisa do Flamengo. Sonho que se realizou em 1969, quando o próprio Paulo Henrique e o Murilo, lateral direito do Rubro Negro na época, ajudaram a concretizar a vontade de Garrincha.

 

Lances de Paulo Henrique jogando pelo Flamengo - Imagens do Canal 100 - reprodução

 

Avaí

Em meados do ano 1972, Paulo Henrique já tinha acertado a sua transferência para o América (RJ) quando surgiu uma proposta do Avaí. O Flamengo que tinha boas relações com o clube catarinense liberou o jogador e abriu mão de receber uma compensação financeira. O lateral comentou na época que aceitou ir para o Avaí porque havia iniciado sua carreira no juvenil do Flamengo, em 1959 com Walter Miraglia, e que treinava o Avaí naquele ano. Campeão Catarinense em 1973.

Paulo Henrique atuou ainda pelo Bahia (BA), Bonsucesso (RJ) e Operário (MS).

 

Icones da historia do futebol Macaense- Luciano Leandro e Paulo Henrique - Foto Caio Fernandes - Macaé Esporte

 

Projetos futuros

Em entrevista concedida ao Portal ESPORTE PRESS BRASIL, Paulo Henrique cheio de vitalidade e expectativas, faz planos e acredita que o Macaé Esporte terá um grande aproveitamento nessa temporada.

“Estamos fazendo um planejamento muito detalhado com objetivo de trazer todos os recursos possíveis para o Macaé Esporte ter resultados positivos. Teremos um novo técnico no comando do time, é possível que o futuro treinador seja até mesmo o Toninho Andrade, com quem a diretoria tem mantido conversas.”- disse.

Sobre o atual momento da Seleção Brasileira e do nosso futebol, PH tem certeza que o Brasil ainda joga o melhor futebol, e onde precisa melhorar é a parte psicológica dos nossos atletas.

“Futebol nós temos o mais bonito ainda, estamos passando por alguns problemas. Porém, com alguns ajustes, e melhorando um pouco a cabeça dos nossos atletas, vamos voltar a conquistar grandes resultados.” - Finalizou Paulo Henrique.

 

O ex-lateral-esquerdo Paulo Henrique esteve no plantel do Flamengo entre 1963 e 1972. Foto: Arquivo pessoal

 

Títulos

Flamengo

Torneio Rio-São Paulo: 1961

Troféu Magalhães Pinto: 1961

Torneio Internacional de Verão do Uruguai: 1961

Torneio Internacional de Tunísia: 1962

Troféu Naranja: 1964

Torneio Triangular Gilberto Alves: 1965

Torneio Quadrangular de Vitoria: 1965

Torneio Quadrangular Equador: 1966

Troféu Mohammed IV: 1968

Troféu Restelo: 1968

Campeonato Carioca: 1963, 1965, 1972

Taça Guanabara: 1970

Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro: 1970, 1972

Troféu General Mendes de Morais: 1970

Troféu Ary Barroso: 1970

Taça Presidente Médici: 1971

Troféu Pedro Pedrossian: 1971

Torneio do Povo: 1972

Avaí

Campeonato Catarinense: 1973

 

Paulo Henrique - Foto Caio Fernandes/Macaé Esporte

 

Onde reside

Paulo Henrique reside com a família em Macaé (RJ), sua cidade Natal. E aproveitando a oportunidade de uma data tão especial que são os oitenta anos de idade dessa grande Lenda do futebol nacional e Macaense, o Portal ESPORTE PRESS BRASIL se une à todos os milhares de admiradores espalhados por todo Brasil, para desejar muita saúde e amplas realizações em sua vida pessoal e profissional.

PARABÉNS PAULO HENRIQUE!!!

Comentários