Cartão azul será testado no futebol

International Football Association Board estuda nova regra e outras medidas para diminuir ações indisciplinares durante as partidas

Divulgação

A International Football Association Board (IFAB), orgão que administra as regras do futebol, vai testar a adesão do cartão azul ao esporte. Segundo o jornal 'Telegraph', a ideia é diminuir as famosas "faltas táticas", além de acabar com as reclamações dos jogadores durante a partida.

O cartão azul deverá ser testado na próxima edição da Copa da Inglaterra masculina e feminina. O jogador que for punido com ele, irá ficar 10 minutos fora da partida. Em caso de dois cartões, o atleta será expulso, assim como acontece com dois amarelos atualmente.

 

Também será expulso da partida o jogador que receber um cartão azul e um amarelo. Além disso, a IFAB também estuda uma forma de somente os capitães dos times serem autorizados a falarem com os árbitros, algo que já acontece em esportes como o Rugbi. Em um primeiro momento, competições de alto nível (como a Copa do Mundo) estão fora do novo teste.

 

Fifa nega teste de suspensão temporária

A Fifa negou que o cartão azul será testado já profissionalmente no futebol para uma suspensão temporária. A proposta é da International Football Association Board (Ifab, da sigla em inglês), entidade responsável por regulamentar as regras do futebol. A ideia já era discutida no ano passado. Na prática, o jogador que receber o cartão deverá sair de campo por 10 minutos.

Conforme o jornal inglês The Telegraph, a Ifab até avalia que o protocolo precisa ser refinado antes de ser aplicado em níveis mais altos do esporte. Entretanto, o jornal havia antecipado que a experiência no futebol profissional começaria na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024. Além disso, foi detalhado que a Football Association, entidade do futebol inglês foi voluntária para testes na FA Cup, tanto futebol masculino, quanto do feminino. A Fifa, no entanto, negou a implementação em nível profissional. A entidade definiu que a possibilidade é prematura.

"A Fifa deseja esclarecer que os relatos do chamado 'cartão azul' nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores, uma posição que a Fifa pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do Ifab em 1º de março", diz a nota publicada nas redes sociais da entidade.

Divulgação

 

Curiosidade: Você sabia que o cartão azul já foi cogitado no futebol?

Em 2009, a International Board, que é formada pelas federações de futebol da Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte – além da FIFA – pensou na ideia de incluir o cartão azul, que funcionaria como uma expulsão parcial do jogo. Dependendo da falta cometida pelo jogador, ele ficaria fora da partida por alguns minutos.

Portanto a ideia não rendeu. E olha… Vale lembrar que o cartão azul é usado nesse caso em esportes como o hóquei de gelo e o handebol.

Comentários