Morre Brasil

O Esporte Macaense esta de luto com o falecimento do preparador Físico Marcos Carmello, o "Tenente Brasil"

Foto divulgação

 

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz

Faleceu no final da tarde deste sábado (18), vitima de um infarto, uma das maiores referências do esporte de Macaé.

Marcos Carmello da Silva Brasil. Popularmente conhecido como “Tenente Brasil”, foi preparador físico do extinto Clube União Nacional, primeira equipe de futebol profissional da cidade.

Naquela oportunidade, o Tenente Brasil trabalhou diretamente com alguns atletas importantes para rica história do esporte Macaense. Dentre eles estão Luciano Leandro e Luciano Lamoglia, que ficaram conhecidos em todo País e também no exterior.

A dupla Luciano Leandro e Luciano Lamoglia, exercem ambos atualmente a função de treinadores de futebol. E ficaram extremamente sensibilizados com o ocorrido.

“Meu Deus! Estive com ele na última quarta feira, e falamos muito de futebol, e em especial do Macaé Esporte. Estou muito triste. Perde o futebol Macaense grande profissional” –Disse Luciano Leandro.

Eu conheci o Marcos (Tenente Brasil), ainda no quartel (Forte Marechal Hermes – Macaé), como militar. Servimos juntos nos anos 86 e 87. Nesse período eu observei que ele era apaixonado por futebol e esporte em geral. Depois que saímos do exercito a amizade continuou, e no ano de 1988 fomos trabalhar juntos no União Nacional, eu como atleta e ele como preparador físico. Eu estou sem palavras, sem direção nesse momento. Brasil era ser humano exemplar. Recentemente fizemos um encontro de ex-atletas atuaram pelo União Nacional, e ele esteve presente. Nesse encontro, dançamos, nos divertimos muito naquele dia. – Lamentou Luciano Lamoglia.

Foto divulgação - Arquivo

 

Sobre o União Nacional

Fundado no dia 5 de novembro de 1931 por um grupo de ferroviários, o União Nacional Futebol Clube foi o primeiro clube de Macaé a se profissionalizar, em 1987.

Em 1988, o tricolor macaense se consagrou campeão invicto da Terceira Divisão do Campeonato Carioca. No ano seguinte, o União Nacional esteve muito próximo de alcançar a elite do futebol fluminense, mas acabou prejudicado com a interdição do estádio Expedicionários. Na ocasião, o clube disputou um quadrangular final contra Volta Redonda Futebol Clube, Campo Grande Atlético Clube e Associação Atlética Portuguesa, em Rio das Ostras.

Em 1992, uma nova diretoria resolveu mudar a denominação para União Macaé Esporte Clube, mantendo apenas as cores do uniforme (azul, preto e branco) e a data de fundação. A partir de então o clube perdeu o controle administrativo, passou a acumular inúmeros fracassos dentro de campo e fora dele só arranjou dividas com os credores.

Em função dos sucessivos fracassos dentro das quatro linhas e das dívidas com os credores, o União Macaé fechou o seu departamento de futebol em 1995.

Fonte: Futebol Nacional

 

Foto divulgação - Arquivo

 

Repercussão na Imprensa

A crônica esportiva Macaense recebeu com muita perplexidade a noticia sobre o falecimento do Tenente Brasil.

O ex arbitro de futebol e também cronista esportivo José Passos comentou:

Estou muito abalado. Começamos juntos como servidor da Prefeitura, na Secretária de Esportes. Infelizmente é uma grande perda para esporte de nossa cidade. Ele inclusive, fazia parte do nosso grupo do TJ Soccer.

O Colunista esportivo Roberto Marcelino revelou:

Ele participava de um recreativo com a gente, todas terças feira na Sede Campestre. O Brasil vai fazer falta.

O Jornalista Tiago Ferreira, e atual Sub delegado da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) em Macaé resumiu:

Ele era meu vizinho. Foi o meu primeiro Professor de futsal. Sempre me incentivou e torceu por mim.

O radialista da Radio FM 101, produtor e apresentador do Programa Pagode Samba Show, Adilson Firmeza também lamentou o falecimento do Tenente Brasil.

Ele foi meu Tenente entre os anos de 1985 e 1986. Era uma pessoa muito boa. Eu sempre faço aqui em minha casa o encontro dos soldados que serviram comigo naquela época. E tive a honra de poder contar com a presença dele em 2021 aqui no meu quintal. Foi muito bacana.

Encontro do Tenente Brasil e  reservistas do periodo de 85/86  realizado no ano de 2021 - imagens arquivo

 

Tenente Brasil serviu como militar no Forte Marechal Hermes por nove anos. Ao ser reformar, recebeu a patente de Capitão Marcos Carmelo da Silva Brasil. Em 2004 participou do processo eleitoral, como candidato a vereador por Macaé. Atualmente era servidor da Prefeitura de Macaé. Brasil deixa esposa e dois filhos.

O Portal Esporte Press Brasil por meio de suas plataformas digitais, também se manifesta com apoio de pesar, a todos os amigos e familiares do Capitão Marcos Carmello da Silva Brasil, o nosso querido e eterno “TENENTE BRASIL”.

Comentários