As Empoderadas do Esporte

Na semana em que se comemora o Dia internacional da Mulher, o Esporte Press Brasil repercute o importante papel delas na sociedade

Arte EPB

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz - Atualizada no dia 06 de março às 23h18min

O Universo é delas. E é por merecimento e muita luta, que a cada dia esse reconhecimento cresce em posições de destaque, que antes eram exclusiva ao segmento masculino. E o mundo esportivo não seria diferente.

Cada dia as mulheres assumem com renomada e elevada competência, ótimos números e aproveitamento positivo como atletas, comissão técnica e cargos executivos.

E na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, boa parte do mundo ocidental devera realizar manifestações, principalmente na próxima quarta feira dia 08 de Março.

Por esse motivo o Portal ESPORTE PRESS BRASIL (EPB), atento e sensível ao período, com orgulho e muita honra resolveu homenagear, aquela que é a verdadeira fonte e a geradora da vida.

E como o nosso canal é voltado inteiramente para informações ligadas ao esporte, não poderia ser diferente. Vamos relembrar aqui algumas mulheres que se destacaram no esporte Macaense, Regional, Brasil e no Exterior, e que viraram noticias no EPB.

 

A Força da Mulher

Gestão e Planejamento

O Portal Esporte Press Brasil conversou em novembro de 2022, com a Secretária de Esporte e Juventude de Quissamã Isis Chagas. Na ocasião a Secretária que também é uma profissional de Educação Física, pontuou diversos projetos esportivos e ações sociais, denominado “Viver Quissamã” que esta em plena execução nesse Verão 22/23 em todo município.

 

Secretária de Esportes e Juventude de Quissamã Isis Chagas - Foto reprodução

 

Arte Marciais

Karatê

A ex-atleta e atual treinadora de Karatê das categorias de base do Flamengo Samara Jardim, tem feito um trabalho de excelência na revelação de nomes para modalidade. As atletas Taís Menezes e Ana Mota são bons exemplos.

Tais Menezes popularmente conhecida como “Perninha” pratica o Karatê desde os oito anos de idade. Tais é uma das melhores atletas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil em sua categoria, e com enorme potencial Olímpico.

 

Tais Menezes- atleta do Flamengo e Seleção Brasileira de Karatê - Foto reprodução

 

Ana Mota é uma das mais jovens e promissoras atletas do Karatê Brasileiro. E da mesma forma que a sua colega “Perninha”, se destaca em sua categoria nas principais competições nacionais e internacionais.

 

Ana Mota - Atleta do Flamengo e Seleção Brasileira de Karatê - Foto reprodução

 

Ambas as atletas, sob o comando de Samara Jardim, são atletas do Flamengo e da Seleção Brasileira de Karatê.

Hoje Samara Jardim é uma empresaria bem sucedida. Responsável pela Academia que leva o seu nome, Samara Jardim é reverenciada também como uma lenda na cidade de Macaé região. Muito por conta de ajudar a popularizar o esporte, e as conquistas nacionais e internacionais.

 

Samara Jardim com atleta competindo em alto nível e representando Macaé e o Brasil - Foto reprodução

 

Ainda dentro da vertente, que envolve as artes marciais, Macaé é representada por atletas consagradas e de varias faixas etárias.

 

Kickboxing

Atleta da Seleção Brasileira Verônica Alves Medeiros se destaca na modalidade Kickboxing, e nos últimos tempos tem enfileirado um enorme “Varal” com medalhas, troféus e cinturões conquistados através de títulos regionais, nacionais e continentais. Verônica é formada em odontologia e exerce a função de servidora na Secretária de Ordem Pública, atuando como agente da Guarda Municipal

 

Verônica Medeiros campeã Brasileira e Sul americana - Atleta da Seleção Brasileira de Kickboxing  - Foto reprodução

 

Jessica Moreira, ex-atleta e atual treinadora de kickboxing e boxe da equipe Team Moreira. Participou de diversos eventos pela CBKB e FKBERJ, além de marcar presença no maior evento da América Latina que foi o WGP. Sonho de muitos lutadores participarem desse evento.

Jessica foi à primeira mulher a pisar em um ringue em Macaé na modalidade esportiva. Também e primeira atleta do estado do Rio de Janeiro em geral a participar do WGP.

 

Como treinadora tem conquistado diversos títulos regionais, nacionais e continentais. Além dos títulos somos referência no kickboxing na nossa cidade. Hoje somos 2 unidades, uma unidade no centro e outra no parque Aeroporto.

 

Jéssica Moreira, ex-atleta e atual treinadora de kickboxing - Foto reprodução

 

A nova geração do Jiu Jtsu

No ano passado, nova geração do Jiu Jitsu feminino Macaense, chamou a atenção internacional durante o Mundial da modalidade, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Mariana Zamorano conquistou no Torneio a medalha de ouro. A viagem aos Emirados Árabes consagrou um ano de conquistas para a atleta que é campeã brasileira, sul-americana e do Pan Americano Kids.

 

Mariana Zamorano medalha de ouro no Mundial de Jiu Jitsu 2022 - Foto reprodução

 

A sua Xará Mariana Vantil, trouxe para casa no mesmo Mundial, o título de vice-campeã mundial (faixa laranja-verde até 57 quilos).

 

Mariana Vantil - Vice Campeã mundial de Jiu Jitsu 2022 - Foto reprodução

 

A nova safra de atletas macaenses não para de crescer. Yasmin Cruz, 11 anos, também esteve em Abu Dhabi e ficou em quarto lugar. "Tive uma grande experiência e competi com meninas de sete países diferentes", pontuou ela, que é líder no ranking estadual pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO).

 

Yasmim Cruz atleta de apenas 11 anos multicampeã de Jiu Jitsu em sua categoria - Foto reprodução

 

Valentina Borsato é mais uma joia do Jiu jitsu macaense. A jovem e talentosa atleta aparece no cenário nacional, na liderança de sua categoria da modalidade.

Valentina é Campeã do Ranking da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Desportivo. Recentemente foi terceira colocada no Campeonato Europeu em Dublin, Irlanda, o European Kis Jiu Jitsu. Possui também em seu currículo o titulo de Campeã Mundial CBJJO.

Esforçada por natureza, e diante da escassez de patrocínios que possam ajuda la a esta sempre presente na maioria das competições, Valentina recorre às ferramentas digitais como redes sociais. Além divulgar seu aproveitamento nas competições, ela promove ações entre amigos, o objetivo é complementar os recursos necessários para participar de todos os eventos do calendário.

 

Valentina Borsato - Atleta de Jiu Jitsu - Foto reprodução

 

Atletismo

Integrante da Ascom – Associação de corredores de Rua de Macaé. A experiente ultramaratonista Vera |Lúcia Mota é um dos nomes mais importantes da modalidade nos últimos anos em Macaé. Dotada de uma capacidade em senso coletivo, Vera mesmo quando não esta participando como atleta, ajuda e incentiva os outros participantes com seu entusiasmo que lhe é peculiar.

 

Vera Lúcia Mota - Atleta ultramaratonista - Foto reprodução

 

Susana Santos é também outra ultramaratonista, e que representa a mulher de nossa região nas principais competições do Brasil. Radialista e influenciadora digital, Susana divulga é adepta a uma alimentação totalmente saudável. Nas horas vagas, se mostra uma como pessoa multifacetada praticando outros esportes como artes marciais e ciclismo.

 

Susana Santos Brito - atleta ultramaratonista, radialista e digital influencer - Foto reprodução

 

Nikolli Alves, aluna e atleta do Ciep Maringá. É integrante do Projeto Olímpico, voltado para o atletismo, e é comandado pelo Professor Hiller Entringer. Nikolli tem 17 anos de idade, e há quatro anos esta envolvida com a modalidade esportiva, onde se tornou uma das principais referências do esporte em Macaé. A presença da atleta tem sido recorrente, nas principais competições regionais e Nacionais de atletismo.

 

Nikolli Alves, aluna e atleta do Ciep Maringá - Foto reprodução

 

Skate

A atual campeã Olímpica Rayssa Leal “A Fadinha”, foi destaque aqui no EPB em 2022. A Maranhense continua competindo em alto nível nos principais torneios do planeta.

 

A atual campeã Olímpica Rayssa Leal “A Fadinha” - Foto reprodução

 

Vôlei

Kerly Cristiane Paiva dos Santos, ou simplesmente Kerly Paiva. É um do maiores nomes do voleibol Brasileiro e Sul americano. Serviu a Seleção Brasileira atuando na posição de Central serviu a Seleção Brasileira na categoria juvenil, sagrando bicampeã mundial em 1987 e 1989, Coreia do Sul e Peru, respectivamente. Pela seleção principal conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de 1989 no Brasil e na edição desta competição em 1991 foi medalhista de ouro também no Brasil.Pela seleção principal também conquistou o bronze no Goodwill Games de 1990 e a medalha de prata na edição dos Jogos Pan-Americanos de 1991 em Cuba e participou da edição dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul.Em clubes foi medalhista de ouro no Campeonato Mundial de Clubes de 1994, também foi vice-campeã do Campeonato Sul-Americano de Clubes de 1996 no Peru.

Kerly também se tornou um dos principais ícones na história do esporte na cidade de Macaé. Dentro da quadra e fora dela como Supervisora do Macaé Sports, a atleta deixou um importante legado na modalidade. Por ocasião dos Jogos Olímpicos Rio 2016 aqui no Brasil, teve a responsabilidade de carregar a Tocha Olímpica representando a Capital Nacional do Petróleo. Formada em direito, atua como advogada.

 

Kerly Paiva Bi campeã de Sul americana e atleta olimpica de Voleibol - Foto reprodução

 

Hipismo

Certamente você que gosta de assistir a rodeios nas cidades da região já deve ter visto mulheres competindo nas chamadas prova de Três Tambores e Seis Balizas.

O Três Tambores é uma prova de rodeio que traz charme e elegância para dentro da arena, pois é a única que tem uma grande participação feminina. Esta prova combina a habilidade técnica do cavalo e do cavaleiro para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.

A modalidade Três Tambores é dividida em categorias, sendo elas: kids, jovem, amador, iniciantes, aberta e profissional.

A prova de Seis Balizas trata-se de um esporte de velocidade, agilidade e destreza na condução do cavalo. O percurso consiste na colocação de seis balizas dispostas em sequências, com distância de 6,5 metros uma da outra.

A modalidade de Três Tambores tem sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Brasil no início da década de 70, período da vinda do cavalo Quarto de Milha para o Brasil. Nesta época, começaram os primeiros campeonatos na região de Presidente Prudente (interior de São Paulo) e Bauru, também no Estado de São Paulo, que difundiram a modalidade.

A prova de Seis Balizas possui sua origem semelhante à modalidade de três tambores, como a mesma finalidade de entretenimento, fazendo parte das apresentações em rodeios. No Brasil, esse esporte é regulamentado pela National Barrel Horse Association of Brazil (NBHA) e também faz parte de eventos como o rodeio.

E Aline Tavares e Nanachara Souza, apaixonadas por cavalos representam a região em importantes competições da modalidade.

Natural do município de Conceição de Macabu, mas atualmente morando em Macaé, Aline Tavares tem 28 anos de idade. Casada e mãe de um filho de três anos de idade. Apesar de participar de pequenas competições municipais de três tambores, Aline se destaca nas provas. Ela começou a correr (com cavalos) entre os 14/15 anos, e aos 21 anos, já encarava as provas nas competições. Aline já competiu em importantes provas, como Campeonato Estadual do Rio de Janeiro; em Minas Gerais; São Paulo e Espírito Santo.

 

Aline Tavares -Atleta de Três tambores - Foto reprodução

 

Cunhada de Aline Tavares, a macaense Nanachara Souza, hoje com 32 anos de idade, começou a correr aos 21 anos. O primeiro contato de Nanachara com o cavalo Quarto de Milha foi quando conheceu o então namorado e hoje esposo, Adriano Tavares, treinador de cavalos, em Volta Redonda, e atualmente competidor da prova de laço Team Roping. Mas quando o conheceu, segundo Nanachara, ele competia em provas conhecidas como Laço Campista, também muito comum na região.

Já no primeiro encontro com o então namorado, Nanachara foi em uma pista de laço campista. Foi amor à primeira vista. No local, conheceu meninas praticantes dos três tambores. “Elas competiam na época e me falaram muito sobre a modalidade, mas eu não conhecia nada. Por curiosidade, fui em um treino. Achei muito interessante e surgiu a vontade de aprender, mas confesso que eu achei que não daria conta”. Nesse meio tempo, Nanachara Souza comprou um cavalo e os apetrechos necessários, entre elas, a sela.

 

Nanachara Souza - Atleta de Três Tambores - Foto reprodução

 

Automobilismo

Ao melhor estilo “Velozes e Furiosas”!

Assim pode ser definida a piloto de Kart V4 Francilene Brito, ou apenas Franci como é mais conhecida no meio esportivo.

A Macaense começou a participar da modalidade há cerca de 2 anos. E logo nas primeiras edições da Copa Cinestúdio que participou com sua máquina de numeral 15, teve uma performance acima da média. Impressionando até os mais experientes que conhecem cada curva do Kartódromo internacional, que fica localizado na Região de Guapimirim, na Baixada Fluminense. A pista abriga a maior e melhor infraestrutura do esporte motor no Estado do Rio de Janeiro.

E na 3ª e ultima etapa da Copa Cinestudio realizada no dia 28 de novembro de 2020, Franci mesmo com uma contusão na altura das costelas conseguiu vencer a prova. Foi a primeira vez que subiu no lugar mais alto do pódio.

 

Francilene Brito - Piloto de Kart - Foto reprodução

 

Futebol

O Serra Macaense pensando na diversidade e na valorização da mulher no esporte, iniciou em 2021 um trabalho que deu bons frutos, onde surgiu a equipe de futebol feminino do Verdão Macaense.

Com a supervisão de Shirley Barra, a equipe já participou das principais competições do estado.

Como por exemplo o Campeonato Carioca, e enfrentando clubes como Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

 

Shirley Barra - Supervisora do Futebol Feminino do Serra Macaense - Foto Eduardo Araujo

 

Shirley é ex-atleta de futebol, pedagoga, licenciada em Educação Física, pós-graduada em educação infantil e educação física escolar. E por meio de seus conhecimentos o Serra Macaense tem conseguido revelar atletas como a atacante Maria Eduarda.

 

Atacante do Serra Macaense Maria Eduarda - Foto: Eduardo Araujo

 

E falar de futebol feminino, nos dias atuais sem citar a Casemirense Verônica Coutinho seria impossível.

Ex-atleta e agora técnica de futebol, Verônica acabou de concluir o curso de Licença C da CBF.

Cursos como “Ciência da bola” ministrado pelo palestrante Ricardo Pombo, e principalmente os cursos que aferem as licenças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e que qualificam os profissionais para atuarem como treinadores no Brasil, estão fazendo a diferença na vida da profissional.

 

Veronica Coutinho - Técnica do Serra Macaense sub 17 - Foto reprodução

 

Formada em educação física, Verônica já viveu experiências incríveis proporcionada pelo futebol. Como por exemplo, em 2021 se tornou a primeira mulher a dirigir uma equipe de futebol feminino do Serra Macaense. Em 2022 se transferiu para o Macaé Esporte e foi técnica de futebol nas categoria de base masculina. Sob seu comando o Alvianil Praiano sub 15 foi Vice campeão Estadual. Em 2023 retornou ao Serra Macaense com missão de levar o sub 17 do Verdão ao seu segundo titulo estadual consecutivo. Os “Mulekes do Serra” são os atuais campeões da Serie A2.

 

Imprensa Esportiva

A crônica esportiva do interior do Rio de Janeiro além do charme e beleza. Tem a competência e um profissionalismo impecável de duas mulheres incríveis.

A mineira natural da cidade Varginha Rebeca Madureira, ou como é carinhosamente conhecida Rebekinha do Esporte, é formada em jornalismo marketing e publicidade. É radialista, repórter e apresentadora de TV, e membro efetivo da bancada do programa Show do Esporte, transmitido diariamente pela Rádio FM 101.

Recentemente assumiu o cargo de Vice Presidente do Macaé Esporte, sendo a primeira mulher a exercer essa função no futebol profissional macaense na historia.

 

Rebekinha do Esporte - Jornalista, Publicitária, Radialista e Vice Presidente de futebol do Macaé Esporte - Foto reprodução

 

Karen Beraldini Lobão, é a caçula do jornalismo esportivo de Macaé e região. Com 21 anos de idade, Karen é estudante de jornalismo, apresentadora de TV, radialista e influenciadora digital. Beraldini também é integrante do Programa Show do Esporte da Rádio FM 101, e do Portal Esporte Press Brasil.

Na internet através de seu canal KBL Sportes, ela entrevista personalidades do mundo esportivo e atualiza o seus seguidores com as últimas informações do esporte no Brasil e no exterior.

 

Karen Beraldini - Estudante de jornalismo, Radilalista e Digital Influencer - Foto reprodução

 

O dia 08 de Março é o Dia internacional da Mulher.

E na semana em que diversas homenagens serão feitas merecidamente a elas. O Portal ESPORTE PRESS BRASIL reafirma o seu compromisso com esporte como um todo,  o respeito e consideração com todas as mulheres.

Para o EPB, mas que o simbolismo de uma data tão importante, está a certeza de que para se construir um mundo melhor, um desses caminhos, uma dessas pontes são as mulheres, durante os 365 dias do ano.

O nosso esporte esta de parabéns e bem representado por todas elas.

Parabéns Mulheres, e obrigado por todos os dias!

Comentários