SURFE EXPERIENCES REUNIU ATLETAS DO CIRCUITO MUNDIAL DE LONGBOARD E PROMOVEU INCLUSÃO SOCIAL COM SURFE ADAPTADO.

Bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, comemorou o sucesso da 9ª edição da clínica, com as presenças de Steven Sawyer, David Arganda e Kevin Skavarna .

Foto :Phil, surfista adaptados e equipes ASAS por Nilton

 

Por Tina Baptistini | Casa do Bom Conteúdo

São Paulo, maio de 2023 – Mar perfeito na Praia de Geribá, em Búzios (RJ), troca de experiências enriquecedoras, inclusão social e interação com diversas gerações do surfe. Assim foi a 9ª edição do Surf Experiences, clínica promovida pelo bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016), Phil Rajzman, finalizada no domingo, 21. A última clínica no Brasil de 2023 do atleta carioca teve como convidados três surfistas do Circuito Mundial: o sul-africano Steven Sawyer, campeão mundial de longboard 2018, e os americanos David Arganda e Kevin Skvarna.

 

Foto: Skvarna, Rajzman, Arganda e Sawyer por Mário Nardy.

 

A clínica vai muito além do esporte, reúne pessoas de todas as idades durante três dias, onde aprendem os conceitos do surfe polinésio, interagem com a natureza, assistem a palestras sobre análise e previsões de ondas, participam de aulas teóricas e práticas, de rodas de conversas e finaliza com o Sunset Culture com shows, exposições artísticas e gastronomia. “O evento foi muito gratificante, a emoção e experiência que vivenciamos foi indescritível. Recebemos estreantes, participantes de edições anteriores, quatro surfistas adaptados e três atletas do Circuito Mundial que engrandeceram ainda mais os três dias. Foi maravilhoso, tivemos a melhor condição de onda de todas as clínicas que realizamos”, explica Rajzman, idealizador do Surf Experiences, que teve início em 2019. 

 Foto: Phil e Marquinhos por Nilton Gilbão.

“Que equipe maravilhosa conhecemos no Surf Experiences neste fim de semana. Foi ótimo vivenciar essa ampla mistura dentro da água, poder ajudar no surfe adaptado e ter recebido esse estímulo. Obrigado por nos incluir nessa experiência”, elogiou o campeão Steven Sawyer.

 

Atleta da elite mundial ao longo de 25 anos (até 2022), Rajzman conta como é necessário conhecer o mar. “É preciso muita experiência para entender a natureza. Não é apenas pegar uma prancha e cair no mar. Tem de entender a ondulação, a direção do vento e a corrente. Oferecemos palestras sobre isso. Muitos praticantes procuram o surfe como válvula de escape, uma terapia, porque traz uma paz, um novo sentido para enfrentar o dia a dia”, ressalta. “Fechamos com ‘chave de ouro’ e estamos trabalhando para a próxima clínica que será na Califórnia, Havaí ou México. Já tem gente empolgada para conhecer outro país e novos tipos de ondas”, finaliza o atleta.

 

O Surf Experiences conta com patrocínio da Stanley, Phil Rajzman Shapes e Hotel Le Relais la Borie.

 

Surfe Adaptado e InclusãoSocial – Rajzman sempre conciliou a rotina das competições com projetos e ações sociais, sobretudo no Rio de Janeiro, onde é padrinho do Projeto Surf no Alemão (no Complexo do Alemão) e idealizador do Projeto Respirar. Por meio de sua empresa Phil Rajzman Shapes, patrocina surfistas da nova geração da Região dos Lagos, doa pranchas para Guarda Vidas de Búzios e, a partir deste ano, incluiu o surfe adaptado em sua clínica Surf Experiences. 

 

Dando prosseguimento a esse trabalho de inclusão, o bicampeão mundial doou uma de suas pranchas, adaptada com uma cadeira, para Associação de Surf Adaptado de Saquarema (A.S.A.S). Na terça-feira, 24, esteve em Saquarema para participar dessa ação com surfistas adaptados, entre eles, Pedro Henrique Monteiro Leal, 18 anos, morador da cidade, e Marcos Shultz Siqueira, 11 anos, de Ubatuba (SP). “O Marquinhos foi a minha inspiração para desenvolver esses equipamentos para o surfe adaptado, inclusive essa cadeira foi doada por ele para acoplarmos à prancha entregue à A.S.A.S. É maravilhoso ter essa interação e troca com eles no mar, que deixa meu coração cheio de alegria”, afirma o bicampeão.

 

“Achamos a prancha incrível, irá enriquecer e ampliar as nossas possibilidades de ações, tanto no mar como nos banhos assistidos na Lagoa de Saquarema. O Phil foi o primeiro campeão mundial a nos dar tamanha alegria com esse equipamento e seu incentivo”, afirma Marcelo Mourão, presidente e fundador do A.S.A.S. A associação completou 1 ano e meio e atende a aproximadamente 80 alunos e tem como objetivo possibilitar a inclusão social e transformar vidas.

 

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” Youtube Canal "Phil Good" e no site.

 

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Já os dois títulos de campeão mundial de longboard foram conquistados em 2007 e 2016. Vale ressalta que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, mas no pranchão.

Foto: Phil por Mário Nardy.

Comentários