Aberto o 100º Campeonato Macaense Amador

Com dois jogos, competição foi iniciada neste sábado (16). Final será em 29 de julho, data do aniversário da cidade

Independente x Macaé FC / Foto: Tiago Ferreira

 

POR TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

Tradição, rivalidade e futebol raiz. Essas são as marcas do Campeonato Macaense Amador, que teve seu pontapé inicial dado na tarde deste sábado (16), no Estádio Expedicionário. E a edição deste ano promete ser mais do que especial, já que a competição atinge a marca centenária. O campeonato é organizado pela Liga Macaense de Desportos (LMD) e, ao todo, reúne 36 clubes.

Antes de a bola rolar, a Liga realizou uma breve solenidade de abertura do certame, reunindo os 18 clubes da Série A, com a presença de atletas, membros de comissão técnica e dirigentes. O presidente da entidade, Wanderson Agostinho, aproveitou a ocasião para homenagear alguns desportistas e incentivadores do futebol amador da cidade, como o ex-prefeito Riverton Mussi; o deputado estadual Chico Machado; os técnicos Mazinho, Jeová Ferreira e Luciano Lamóglia; o massagista Evilázio Rodrigues e funcionários antigos da Liga.

Foto: Tiago Ferreira

Entretanto, o primeiro homenageado do dia foi o advogado e jornalista Antônio Carlos Pinto de Carvalho, o Penetra. Durante vários anos, sempre dedicou espaço ao futebol amador de Macaé em sua coluna no Jornal O Debate. “Penetra é meu professor no futebol. Uma lenda vida para todos nós amantes do futebol amador. Um grande incentivador do meu trabalho desde que assumi a presidência da Liga”, disse Wandinho, em discurso emocionado.

Foto: Tiago Ferreira

Independente e Fúria vencem os seus jogos

Com a bola rolando, duas partidas do Grupo A movimentaram a primeira rodada. A partida de abertura reuniu tradição histórica com tradição recente. Primeiro campeão Amador da cidade, em 1919, o Macaé FC foi derrotado por 2 a 1 para o Independente, atual tricampeão do torneio.

Foto: Tiago Ferreira

O Independente abriu o placar com Vitinho, aos 34 minutos do primeiro tempo, após receber na área e chutar cruzado. O Tricolor Praiano ampliou aos 28 da etapa final com Fabiano em bela trama. Kaique lançou para João Paulo, que tentou marcar por cobertura. Mas, antes de a bola entrar, Fabiano mostrou oportunismo. O Macaé descontou com Reinaldo, aos 38 minutos, em cobrança de pênalti, mas era tarde para uma reação.

Independente: Iago; Luiverson (Igor Gonçalves), Ian (Altamir), Bruno Vidal e Igor (Filipe Neris); Felipe Azevedo (Gegê), Lury, Kaique (Diego Cruz) e Matheus Reis (Matheus Thomaz); Vitinho (João Paulo) e Fabiano. Técnico: Wandinho. Macaé FC: Evay; Higor (Luis Henrique), Filipe Rocha (Edson), Yang e Paulo Felipe (Yan); Aroldo, Nodgi Etiene (Wanderson), Reinaldo e Lucas Felipe; Wenderley (Vitor Alves) e Bruno Lima (Phillipe). Técnico: Clebson Alves. Cartões amarelos: Ian (IND); Yan e Phillipe (MAC). Cartão vermelho: Yan (MAC). Árbitro: Edimar Medeiros. Auxiliares: Genésio Ribeiro e Luis Guilherme.

No jogo de fundo, o Fúria goleou, de virada, o Aterrado por 5 a 1 e assumiu provisoriamente a liderança da chave no saldo de gols. Aos 10 minutos de jogo, o time do Imburo saiu na frente com Marçal, mas viu o adversário conseguir virar o marcador ainda na etapa inicial. Aos 25, Vitor Hugo empatou de pênalti e, aos 32, Pedro Henrique fez 2 a 1 para o Fúria. No segundo tempo, a equipe manteve a postura ofensiva e fez o terceiro aos 2 min com Rinaldo. Aos 22, Luiz Flávio marcou o quarto. Ele teve outra chance para balançar as redes aos 38, mas desperdiçou uma penalidade. Aos 44, o Fúria deu números finais à goleada de 5 a 1 com um gol de Matheus Cruz.

Foto: Tiago Ferreira

Fúria: Dennis (Jonathan); Manoel, Wallace, Douglas e Artur; Vitor Hugo (Robson), Emerson (Ramon), Gabriel (Matheus Cruz) e Wesley; Rinaldo (Maurício) e Pedro Henrique (Luiz Flávio). Técnico: Cesar Tavares. Aterrado: Marquinho; Danilo, Wesley, Nilo (João Marcos) e Diego (João Rômulo); Cadu, Dudu, Patrick e Felipe (Brenner); Marcelinho (Eriton) e Marçal. Técnico: Lilija. Cartões amarelos: Wallace e Vitor Hugo (FUR); Wesley, Nilo e Patrick (ATE). Árbitro: Carlos Magno. Auxiliares: Luis Guilherme e Genésio Ribeiro.

Pelo Grupo B, Bengala vence e Cajueiros estreia com empate

Na tarde deste domingo (17), foram realizados dois jogos pelo Grupo B, também pela primeira rodada do Macaense Amador. Na primeira partida, o Bengala derrotou o Barramares por 3 a 0. Os gols foram marcados por Rudhery, Neemias e Kelvin.

E, no jogo de fundo, não faltou emoção no empate em 3 a 3 entre Cajueiros e Córrego do Ouro. Os gols do Cajueiros foram marcados por Anderson Martins (2) e Márcio Canuto. Já pela equipe da Região Serrana, Thiago Silva marcou os três gols do Córrego do Ouro. É o primeiro “hat-trick” da competição.

A primeira rodada será encerrada no próximo final de semana. No sábado (23), pelo Grupo A, jogam Lagomar x Paraíso e Sinditob x Barreto. Já no domingo (24), pelo Grupo B, se enfrentam Aroeira x Glicério e Itaparica x Galácticos.

Comentários