Maior competição mundial do desporto escolar chega ao Rio de Janeiro

Com mais de 1.400 atletas em 18 modalidades, Gymnasiade 2023 promete disputas de alto nível; Governo do Estado investiu R$ 5 milhões no evento com recursos da Lei Pelé

Crédito das fotos: CBDE

Até 27 de agosto, o Rio de Janeiro vai sediar aquele que é considerado o maior evento com estudantes-atletas do mundo: a ISF U15 Gymnasiade 2023 desembarca na capital fluminense com mais de 1.400 competidores de 46 países, que prometem uma combinação radical e emocionante de disputas esportivas e intercâmbio cultural. Também conhecida como Jogos Mundiais Escolares Sub-15, a Gymnasiade recebeu investimentos de R$ 5 milhões do Governo do Estado, por meio da Lei Pelé. A entrada para todas as competições é gratuita e as provas acontecem nos mesmos equipamentos onde foram realizados os Jogos Olímpicos Rio2016.

 

– Recebemos a Gymnasiade com grande alegria. O Rio de Janeiro está de portas abertas para o esporte e este evento reforça o nosso compromisso com os atletas, incluindo a categoria de base. Nos próximos dias teremos competições internacionais, atletas e delegações de diversos países, com disputas de alto nível, reforçando a capacidade do nosso estado de sediar grandes eventos esportivos e ao mesmo tempo movimentar uma cadeia que também impulsiona o turismo e economia local. Tenho a certeza de que faremos os melhores Jogos Mundiais Escolares da história – afirmou o governador Cláudio Castro.

 

Crédito das fotos: CBDE

 

A delegação brasileira conta com 404 integrantes, sendo 323 estudantes-atletas, de 26 estados, a maior da competição, sendo 71 do Rio de Janeiro. Logo após vem a China, com 200 integrantes e Chile, com 164 competidores; Estados Unidos chegam na sequência, com 122 inscritos. As competições serão realizadas no Parque Olímpico da Barra, na Arena da Juventude, em Deodoro, na Universidade da Força Aérea (Unifa), em Sulacap, e no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), e na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEx), na Urca.

 

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, destaca que o apoio do Governo do Estado ao evento mostra a importância e o compromisso do Rio em promover o esporte escolar de forma inclusiva e educativa, consolidando a vocação do estado como sede de grandes eventos esportivos no país.

 

– É chegado o grande momento, a Gymnasiade é uma grande competição estudantil, com alcance mundial. O Rio de Janeiro concorreu com grandes cidades pelo direito de sediar esse evento e, para nós, é uma oportunidade de mais uma vez valorizar o legado Olímpico, tendo em vista que é a primeira grande competição multimodalidades que utilizará todos os equipamentos olímpicos de 2016. Nossa expectativa é que o povo carioca e fluminense receba de braços abertos todas as comitivas. Serão mais de 40 países representados, numa oportunidade de marcarmos a memória desses jovens com uma ótima impressão sobre nosso país e nossas cidades – afirmou o secretário Rafael Picciani.

 

No calendário de competições da Gymnasiade 2023, são 18 modalidades: Tiro com Arco, Ginástica Artística, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Xadrez, Dança Esportiva, Esgrima, Judô, Karatê, Orientação, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo, Wrestling. O paradesporto está representado com disputas da Paranatação.

 

– Muito além da infraestrutura esportiva do Parque Olímpico, cenário onde aconteceram os Jogos Olímpicos 2016, o Brasil também tem a pretensão de mostrar ao mundo o carisma do seu povo, o poder de acolhimento, a receptividade e a empatia que o povo brasileiro tem pelos seus visitantes. Teremos a oportunidade ímpar de mostrar a nossa performance dos nossos atletas-estudantes que estarão competindo no seu próprio país. Com isso, esperamos que o desempenho seja elevado e também mostrar ao mundo a capacidade de organização do Brasil em mega-eventos esportivos – avaliou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Esportivo, Antônio Hora Filho.

 

A Gymnasiade é uma realização da ISF em parceria com a CBDE e conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, do Sesc Rio, da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), da Prefeitura do Rio e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Gymnasiade 2023

Data: de 19 a 27 de Agosto

Local: Parque Olímpico Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 3401 - Barra da Tijuca

Entrada: Franca

 

* Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários