Brasil se classifica para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 com festa no Maracanãzinho

Pré-Olímpico de vôlei, que contou com apoio do Governo do Rio de Janeiro, foi sucesso de público em sete dias de competição

 

Foto reprodução:Fylipe Telheiro/SEEL

 

 

Esforço, suor e muita emoção. Um resumo da classificação da Seleção Brasileira masculina de vôlei para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na partida realizada na manhã deste domingo (08/10), em um Maracanãzinho lotado, o Brasil derrotou a Itália no tie-break (25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11) e confirmou sua classificação ao lado da Alemanha.
 

Foto reprodução:Fylipe Telheiro/SEEL


- Foi muito significativa a realização desse Pré-Olímpico aqui no nosso estado. Ainda teremos disputas do vôlei feminino, vôlei de praia, basquete, surfe e futebol feminino. Enfim, o Brasil é o país de todos e o Rio de Janeiro é a porta de entrada, sobretudo na cultura e no esporte - disse o governador Cláudio Castro.

 

Foto reprodução:Fylipe Telheiro/SEEL

O Pré-Olímpico de Vôlei no Brasil foi fruto de uma parceria entre Volleyball World, Federação
Internacional de Voleibol (FIVB), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Grupo Klefer e Governo do Estado do Rio de Janeiro, que investiu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Suderj, R$ 11 milhões para a realização do evento. O sucesso de público em todos os jogos mostrou a relevância do Maracanãzinho nas grandes competições e o amor do brasileiro pela modalidade, que é tricampeã olímpica.

Foto reprodução:Fylipe Telheiro/SEEL

- Chegamos ao fim do Pré-Olímpico do jeito que a gente esperava, com vitória do Brasil e vaga garantida para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Parabéns aos nossos jogadores, à toda delegação brasileira, e parabéns ao Governo do Estado. Quero agradecer mais uma vez, ao governador Cláudio Castro e ao nosso vice-governador Thiago Pampolha, pelo reconhecimento da importância do Maracanãzinho para o esporte brasileiro. Esse, que é o templo do vôleibol, mais uma vez colaborou para a nossa trajetória vitoriosa - afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Emoção do início ao fim dentro de quadra

A vaga do Brasil começou a ser conquistada de forma relativamente fácil. Em um primeiro set de absoluto controle brasileiro, a equipe do técnico Renan Dal Zotto venceu a Itália por 25 a 23, mostrando muita segurança.
No entanto, o cenário quase mudou. Com um bloqueio muito forte e saques certeiros, a Itália venceu os dois sets seguintes e virou o placar para 2 a 1.

O Brasil, então, tinha a obrigação de vencer o quarto set para levar o jogo para o tie-break e manter o sonho da classificação olímpica ainda vivo. Com os ataques potentes de Alan, a seleção fez 25 a 17 no quarto set e não deu chances para os italianos: placar de 15 a 11 e passaporte carimbado para Paris.

- Uma emoção muito grande estar novamente no Maracanãzinho vendo nossa seleção. Estive aqui quando nossos atletas foram tricampeões e, desta vez, tive a oportunidade de vir com minha filha, que está aqui pela primeira vez. Agora é torcer pelos nossos jogadores em Paris. Vai dar Brasil - disse o professor de Geografia Ítalo Gervenase Porto, já quase sem
voz de tanto torcer.

O Brasil terminou o Pré-Olímpico de Vôlei na segunda colocação, atrás apenas da Alemanha, a maior surpresa da competição. A Itália, por sua vez, vai precisar buscar seu lugar nos Jogos Olímpicos através do ranking, assim como Cuba, outra equipe da chave que buscava a vaga.

 

* Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários