Dia das Crianças: competição de Xadrez atrai estudantes da rede pública

As disputas aconteceram na tarde desta terça-feira (10)

Foto: Bruno Campos
 
 
Oitenta e sete estudantes de sete a 18 anos, dos Ensinos Fundamental I e II, que praticam xadrez dentro do projeto Escola com Vida, da Secretaria de Educação, participaram, nesta terça-feira (10), do campeonato promovido para comemorar o Dia das Crianças no restaurante O Zé Gastronomia, localizado na orla da Praia dos Cavaleiros. A competição teve as categorias Sub-10, Sub-13, Sub-15 e 16+.
Estiveram presentes alunos de oito unidades de ensino: Colégio Municipal do Sana, Escola Zelita Rocha de Azevedo, Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Colégio Municipal Lions, Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, Colégio de Aplicação (CAP), Escola Municipal Paulo Freire e Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira.
 

Foto: Bruno Campos

O Xadrez nas escolas é promovido no contraturno escolar pela Coordenadoria de Esportes da Superintendência de Educação Integrada. "O objetivo da prática do Xadrez é trabalhar a concentração dos estudantes, o respeito às regras, a busca da compreensão, sendo a modalidade com valor pedagógico esportivo comprovado por especialistas no assunto", disse a Secretária de Educação, Leandra Lopes, presente ao evento.

Aluno do Maria Letícia, Diego Pereira, de 14 anos, é um dos praticantes do Xadrez. "Me ajuda no controle emocional, na precisão, me acalma e me auxilia até na hora de me expressar", afirmou.
 

Foto: Bruno Campos

Proprietário de O Zé Gastronomia e presidente do Clube de Xadrez de Macaé, Vitor Neves, comentou que a modalidade é internacionalmente conhecida e desperta o raciocínio rápido, ajudando a manter a atenção. "O Xadrez é o esporte da mente. A prática constante auxilia em diversas disciplinas, como matemática, física e artes. E, além disso, agrega disciplina e respeito. É um esporte onde todos têm chance de ganhar", pontuou.
 
* Com informações do Secom Macaé

Comentários