Movimente-se promove gincana na Praia de Imbetiba

Atividades esportivas e recreativas foram marcadas por muita energia e entusiasmo por integrantes de cerca de 20 polos do projeto

 Foto: Ana Chaffin

 

Por Janira Braga

Integrantes de cerca de 20 polos do projeto Movimente-se, da Secretaria de Esportes, participaram na manhã deste sábado (21) da gincana do projeto em programações de ginástica, competições e funcional na Praia de Imbetiba. O objetivo da iniciativa foi promover a integração entre as unidades com atividades esportivas e recreativas para incrementar aquelas que os alunos já desenvolvem gratuitamente em praças e outros equipamentos públicos, com orientação de profissionais de educação física.

O prefeito Welberth Rezende prestigiou o evento e destacou os avanços para a mulher neste Outubro Rosa e os projetos de esporte. “A praia está viva, cheia de participantes, agradeço aos professores de educação física de todos os 20 polos, hoje estamos na conscientização do Outubro Rosa e a socialização que um evento deste porte promove para as pessoas é incrível e queremos impulsionar com nossos equipamentos públicos e profissionais, que mais pessoas façam práticas que trazem benefícios mentais, físicos, convivência e bem-estar”, definiu.


 Foto: Ana Chaffin


O secretário de Esportes, Marvel Maillet, assinalou a importância da adesão dos polos, que trouxeram entusiasmo, alegria e muita empolgação à Praia da Imbetiba neste sábado (21). “Estimular atividades físicas nos bairros é importante porque o exercício constante traz mais disposição no cotidiano e previne doenças, então estamos trabalhando com qualidade de vida”, classificou o secretário de Esportes.

Marvel observou que são diversos os esportes e atividades físicas que a Prefeitura de Macaé promove e apoia. “O Movimente-se utiliza espaços públicos ao ar livre, que estão sendo ampliados, para as práticas”, ressaltou o secretário de Esportes.

 

 Foto: Ana Chaffin

O subsecretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, pontuou que a Praia da Imbetiba proporcionou na manhã deste sábado interação com a natureza, o que reduz o estresse e aumenta a capacidade de foco dos participantes. “Incentivamos práticas que promovam a melhoria do condicionamento físico, sempre com a orientação adequada do profissional de educação física”, detalhou Caldeira.

A programação começou com distribuição das blusas às 7 horas. Depois das atividades foi realizada entrega de troféus e medalhas.

O Movimente-se tem polos nas localidades de Aeroporto, Aroeira, Ajuda, Bairro da Glória, Barreto, Botafogo, Cabeceira do Sana, Campo d´Oeste, Cavaleiros, Cavaleiros Corrida, Centro, Córrego do Ouro, Engenho da Praia, Frade, Horto, Imbetiba, Mirante da Lagoa, Mirante Terceira Idade, Nova Macaé, São Marcos (Campo), São Marcos (Praça), Sana e Visconde.

 

 Foto: Ana Chaffin


Participantes vibram com atividades esportivas e recreativas

Os participantes, que foram incentivados a ter uma alimentação saudável e participar das ações de conscientização do Outubro Rosa, enfatizaram a importância do Movimente-se.

Rosa Maria Marciano, de 66 anos, do polo Parque Aeroporto, disse que valoriza a exposição à luz solar logo pela manhã que o Movimente-se proporciona nas aulas. “Ajuda a aumentar a absorção de vitamina D, o que é importante para a saúde dos ossos, “, enalteceu

Os participantes mostraram o tempo todo muita disposição, bom humor e muita vivacidade. Daiana Toledo Guimarães, do polo Aroeira, afirmou que o ar livre e a natureza combatem ansiedade e depressão. “A variação de estímulos ajuda no equilíbrio e coordenação”, analisou.

Igor Carvalho, 37 anos, do polo Parque Aeroporto, expressou que o aumento da motivação proporciona adesão. “A saúde em primeiro lugar”, assegurou.

A convivência, a redução do estresse e a melhora do humor foram elencados pela participante Maria de Fátima Soares, que veio de Córrego do Ouro, para a gincana. “Interagir e estar com as amigas é muito importante”, atestou Cristiane Azevedo, do polo Parque Aeroporto.

 

*Com informações da Secom Macaé

Comentários