Macaense: Série B define mais três acessos e os confrontos das quartas

Planalto, Lagomar e ASA vencem, garante a classificação e o acesso à elite. Duelos das quartas acontecem no próximo domingo (14)

Jogadores do Lagomar festejam a goleada sobre o Serra da Cruz (Fotos Nicoly Fonseca)

 

Tiago Ferreira / Esporte Press Brasil

 

A Série B do Campeonato Macaense Amador definiu neste domingo (07), no Expedicionário, os três últimos classificados para a fase quartas-de-finais e, consequentemente, o acesso à elite do torneio para ainda deste ano. Planalto, Lagomar e ASA/União venceram os seus compromissos e festejaram a vaga para o mata-mata e a promoção à Série A.

A fase quartas-de-finais acontecerá no próximo domingo (14), com as seguintes partidas: 9h – Planalto (1ºA) x Águas City (2ºC); 11h – Team Portugal (1ºC) x Fronteira (2ºA); 13h – Lagomar (1ºB) x Lokomotiva (2ºD); 15h – ASA/União (1ºD) x Sinditob (2ºB).

 

A rodada

 

A última rodada da primeira fase teve média de 5 gols por partida. Nos quatro duelos, as redes foram balançadas em 20 ocasiões. Com destaque para a goleada de 8 a 1 do Lagomar sobre o Serra da Cruz, a maior da competição, superando o 7 a 0 do Fronteira sobre o Jardim Carioca II na segunda rodada e o também 7 a 0 do Águas City sobre o Imbetiba no jogo de abertura da competição.

A bola começou a rolar com o confronto entre o Planalto e o Jardim Carioca II, pelo Grupo A. O Planalto já entrou em campo virtualmente classificado, já que só perderia a vaga caso perdesse por quatro ou mais gols de diferença. Mas, mesmo assim, a equipe da Ajuda fez o dever de casa e venceu o rival por 3 a 1.

Planalto levou a melhor sobre o Jardim Carioca II e ficou com a vaga para as quartas-de-finais da Série B

 

E a vitória do Planalto começou a ser construída com um gol contra de Norran aos 18 minutos. O segundo veio com Alex Sandro, aos 30. O Jardim Carioca II chegou a descontar com Douglas Alves, aos 10 minutos da etapa final, mas Sávio decretou a vitória de sua equipe aos 34.

No segundo jogo do dia, pelo Grupo D, o ASA/União carimbou o passaporte com uma vitória também de 3 a 1 sobre o Furacão Lagomar. Mesmo precisando apenas de um empate para avançar na competição, o ASA abriu o placar com Fabianinho aos 9 minutos.

A partida estava repleta de jogadores que atuam ou atuaram no futebol profissional. O gol de empate do Furacão Lagomar, por exemplo, foi marcado pelo meia Norton, ex-Macaé, aos 17. Fabianinho, ex-Independente, fez o segundo dele e o de sua equipe aos 48. Na etapa final, o meia Marquinhos, ex-Macaé e Botafogo, deu números finais ao jogo em uma bela cobrança de falta aos 37 minutos. O ASA/União ainda contou com a experiência do volante Amaral Pitbull, ex-Flamengo, e do zagueiro Mumu, que no ano passado defendeu o Macaé Esporte.

Volante Amaral Pitbull (camisa 15), ex-Flamengo e Macaé Esporte, em ação com a camisa do ASA/União

 

Já na parte da tarde, aconteceu a maior goleada da Série B. O Lagomar não tomou conhecimento do Serra da Cruz e aplicou um 8 a 1 sobre o rival, em duelo válido pelo Grupo B. Destaque para o atacante Wellington Pimenta, que também teve longa carreira como atleta profissional, e marcou cinco gols, tornando-se o artilheiro isolado da competição.

O Lagomar começou a construir a goleada com Carreirinha, aos 8 minutos. Logo em seguida, Pimenta fez duas vezes – aos 15 e aos 39 – e o time foi para o intervalo com o 3 a 0 no placar. Na etapa final, Tchose fez o quarto, aos 8, e Pimenta o quinto, aos 26. O Serra da Cruz marcou o seu único gol com Mikael, aos 30. Mas o dono da tarde era o Pimenta. O atacante marcou mais duas vezes: aos 38 e aos 42. Pelezinho, aos 44, deu números finais à goleada de 8 a 1.

No fechamento da rodada, Team Portugal e Águas City entraram em campo já classificados e o confronto valia a liderança do Grupo C. Melhor para o Team Portugal que venceu o adversário por 2 a 1. O destaque do jogo foi o atacante João Vitor, que marcou duas vezes, aos 20 e aos 36 minutos do primeiro tempo. O Águas City descontou com Douglas Lira, em cobrança de pênalti, aos 18 minutos da etapa final, mas o Team Portugal segurou a vitória e a liderança da chave.

Com a classificação e o acesso garantidos, jogadores do Team Portugal festejam a vitória sobre o Águas City

 

Confrontos das quartas-de-finais – domingo (dia 14):

9h – Planalto (1ºA) x Águas City (2ºC)

11h – Team Portugal (1ºC) x Fronteira (2ºA)

13h – Lagomar (1ºB) x Lokomotiva (2ºD)

15h – ASA/União (1ºD) x Sinditob (2ºB)

 

>> Classificação da Série B do Macaense:

 

Grupo A

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

Planalto*

6

2

2

0

0

4

1

3

100

Fronteira*

3

2

1

0

1

7

1

6

50,0

Jardim Carioca II

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

 

Grupo B

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

Lagomar*

6

2

2

0

0

11

3

8

100

Sinditob*

3

2

1

0

1

4

3

1

50,0

Serra da Cruz

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

 

Grupo C

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

Team Portugal*

6

2

2

0

0

6

2

4

100

Águas City*

3

2

1

0

1

8

2

6

50,0

Imbetiba

0

2

0

0

2

1

11

-10

0,0

 

Grupo D

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

ASA/União*

6

2

2

0

0

5

1

4

100

Lokomotiva*

3

2

1

0

1

3

2

1

50,0

Furacão Lagomar

0

2

0

0

2

1

6

-5

0,0

* Classificados e acesso garantido / **Eliminados

 

>> Artilharia:

5 gols – Wellington Pimenta (Lagomar)

4 gols – Bahia (Fronteira)

3 gols – João Vitor (Team Portugal)

2 gols – Douglas Lira (Águas City); Fabianinho e Pereira (ASA/União); Carreirinha e Tchose (Lagomar)

1 gol – Carlos Samuel, Francisco Souza, Gabriel, George, Jober e Pabrício (Águas City); Marquinhos (ASA/União); Daniel, Kiki e Ruan (Fronteira); Norton (Furacão Lagomar); Saulo (Imbetiba); Douglas Alves (Jardim Carioca II); Pelezinho e Viola (Lagomar); Alan, Cavalinho e Marcelo (Lokomotiva); Alex Sandro, Sávio e Wellerson (Planalto); Mikael (Serra da Cruz); Deja, Jadson, Mota e Rodolfo (Sinditob); Douglas, Gustavo e Mateus Rosário (Team Portugal)

Gol contra – Norran (do Jardim Carioca II a favor do Planalto)

 

>> Números da competição:

Gols: 52

Jogos: 12

Média de gols: 4,3 gols por partida

Comentários