Clubes ao redor do mundo vestem homenagens à Seleção Brasileira
Times internacionais lançam camisas que celebram a identidade e a influência da Seleção Brasileira no futebol global
Crédito: Divulgação / Milan
Por Breno Moraes
O Brasil segue sendo uma das maiores referências quando se fala em futebol. Não apenas pelos cinco títulos mundiais, mas pela sua estética, ginga, e ídolos, e agora se destaca mundo afora, dessa vez, colorindo as camisas de clubes dos mais variados cantos do planeta. Uniformes que homenageiam a Seleção Brasileira vêm ganhando espaço entre lançamentos de grandes equipes, tanto nacionais quanto internacionais.
O Milan apresentou sua terceira camisa para a temporada 2025/2026 em um tom vibrante de amarelo. Apesar de não haver menção direta à Seleção Brasileira, o visual não passou despercebido pelos fãs, que imediatamente associaram o design à Amarelinha. O clube também possui ligação com ídolos brasileiros que passaram pelo clube.
“Desde os dias de Mazzola, passando por Kaká, Ronaldo, Ronaldinho, Pato, Cafu e tantos outros, o #ACMilan sempre teve uma forte ligação com o Brasil. Agora o clube é verde e amarelo também no terceiro uniforme”, publicou o clube nas redes sociais.
Também nesta temporada, o PSV Eindhoven, da Holanda, surpreendeu com um uniforme alternativo que traz as cores verde e amarelo em destaque, em um tributo explícito à histórica conexão do clube com o Brasil, marcada por nomes como Romário e Ronaldo. Na camisa está presente a frase em português, “A união faz a força”, traduzida no design, nas cores e no espírito ofensivo que esses craques representaram.
No Brasil, a força dessa referência se espalhou com a iniciativa da Volt Sport. A fornecedora de material esportivo criou uma linha especial durante a Copa do Mundo de 2022, vestindo clubes como América-MG, Botafogo-SP, Criciúma, Figueirense, Remo, Santa Cruz e Vitória, com uniformes nas cores da seleção nacional.
“Nosso objetivo era criar algo que unisse o sentimento de torcer pelo Brasil com a identidade local dos clubes. As camisas da linha Copa do Mundo foram pensadas para despertar um sentimento coletivo, quase como se cada torcida tivesse seu próprio capítulo dentro da história da seleção”, explica Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
Na Inglaterra, o Wolverhampton anunciou o novo terceiro uniforme para a temporada 25/26 com destaque para os três brasileiros que integram o elenco, João Gomes, André e Pedro Lima. Em um clipe cheio de imagens do Brasil, campanha exalta: “Liberte os Lobos. Inspirado na energia e no espírito do Brasil”. O uniforme traz o amarelo na gola e nas mangas, tem desenhos tropicais e detalhes na cor verde.
“O futebol brasileiro vai muito além das quatro linhas: ele é estética, emoção e uma marca cultural poderosa. Quando clubes internacionais usam as cores ou elementos que remetem à Seleção, não estão apenas homenageando títulos, mas incorporando um símbolo global de criatividade, paixão e espetáculo. Para as marcas, é uma oportunidade rara de conectar seus produtos a uma narrativa universalmente admirada — a do Brasil como sinônimo de magia no futebol” afirma Bruno Brum, CMO da End to End, agência de marketing esportivo especializada em atender demandas de torcedores, marcas e consumidores.
A tendência não para por aí. Recentemente, na Espanha, o Deportivo La Coruña voltou após polêmica envolvendo os ex-jogadores Mauro Silva e Bebeto, e relançou uma camisa comemorativa que remete a utilizada pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994. O gesto não é apenas simbólico, é um reconhecimento da importância dos brasileiros na construção da identidade e da história do clube galego.
Créditos: Igor Pola/Volt Sport
*Com informações Press FC