Veja benefícios que o Stand Up Paddle pode trazer para a saúde

Modalidade tem se popularizado nos últimos anos e é um dos esportes aquáticos que mais cresce no mundo

Foto: Freepik

Por Vinicius Vieira

Stand Up Paddle (SUP) é um esporte que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo. Uma atividade versátil, podendo ser praticada em diversos ambientes aquáticos. Segundo dados publicados no Statista, nos Estados Unidos o esporte apresenta crescimento constante desde 2013 e, em 2023, mais de 4 milhões de pessoas praticavam a modalidade. O SUP também vem sendo considerado para integrar os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, consolidando sua relevância no cenário esportivo internacional.

Muito além da performance, o SUP oferece uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Ao exigir equilíbrio sobre a prancha e movimentos coordenados com o remo, a modalidade fortalece músculos de todo o corpo, especialmente a região central, abdômen, lombar e glúteos. Essa ativação constante contribui para melhorar a coordenação, a postura e a estabilidade. Como se trata de uma prática aeróbica, o Stand Up Paddle também fortalece o sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca, melhorando a circulação e favorecendo a saúde do coração.

No campo emocional, o SUP se diferencia por promover sensação de bem-estar e relaxamento, já que a atividade ao ar livre estimula a liberação de endorfina e ajuda a equilibrar os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse. A prática também é capaz de melhorar a qualidade do sono e pode ser um importante apoio em tratamentos contra ansiedade e depressão e, além disso, o contato com a natureza amplia a conexão entre corpo e mente, intensificando os efeitos positivos da atividade física.

Em Mangaratiba, o Circuito Stand Up Paddle, realizado via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, pela Criape, reforça esses benefícios ao oferecer aulas gratuitas da modalidade. As atividades acontecem às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, com equipamentos completos e instrutores habilitados. O projeto ainda prevê dois grandes eventos, com oficinas e competições em diferentes níveis.

“O projeto tem como propósito, por meio do Stand Up Paddle, promover a inclusão social e o crescimento pessoal dos moradores de Mangaratiba. O esporte, como instrumento de transformação para a sociedade, é imprescindível no cotidiano de todos os brasileiros. Além do mais, o Circuito Stand Up Paddle contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de valores voltados para a melhora da saúde e o bem-estar”, destaca Rogério Romano, coordenador do projeto.

Assim, o SUP se consolida como uma modalidade completa, que alia prática esportiva, qualidade de vida e equilíbrio mental.

*Com informações Press FC

Comentários