Entenda os inúmeros benefícios que a atividade física traz para a terceira idade
Segundo especialista, a prática de atividade física por idosos ajuda a preservar a força muscular e a saúde mental
Créditos: Freepik
Por Vinicius Vieira
A prática de atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental, especialmente para pessoas idosas. De acordo com o Ministério da Saúde, ser mais ativo na terceira idade pode trazer benefícios como aumentar a energia, a disposição, a autonomia e a independência para realizar as atividades do dia a dia.
“A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a saúde dos idosos. Ela ajuda a preservar a força muscular, melhora o equilíbrio e a coordenação, reduz o risco de quedas e contribui para a manutenção da autonomia. Além dos benefícios físicos, o movimento também tem impacto direto na saúde mental, ajudando a combater a ansiedade, a depressão e o isolamento social”, afirma a Dra. Flávia Magalhães,especializada em medicina esportiva, com passagem pela seleção brasileira de futebol.
Com base nesses ganhos voltados para a saúde, diversas legislações e programas de incentivo à prática de exercícios físicos vêm sendo criados no país. A principal delas é a Lei de Incentivo ao Esporte, um mecanismo do Governo Federal que permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do imposto de renda para financiar projetos esportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte. A iniciativa atingiu um recorde em 2024, com 6.664 projetos apresentados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas. Além disso, essa legislação bateu a marca de R$1 bilhão na captação de recursos, segundo o Ministério do Esporte.
“A Lei oferece uma chance única para empresas investirem no desenvolvimento do esporte brasileiro, contribuindo diretamente para a transformação social por meio do esporte”, comenta Vanessa Pires, CEO da Brada, empresa que conecta investidores a projetos sociais
Outro projeto social que visa fortalecer o incentivo à prática de esportes é o Na Atividade, da Criape, que vem transformando a vida de moradores em Mangaratiba e Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. Criado em 2004 pela Associação Encaminhando, o programa oferece aulas gratuitas de ginástica com foco recreativo, promovendo saúde física e emocional por meio do movimento.
As aulas acontecem três vezes por semana em dois núcleos fixos — no Parque Municipal das Artes, em Itaguaí, e na Praia do Saco, em Mangaratiba. Até o momento, mais de 620 pessoas já participaram das atividades, que incluem também palestras, eventos comemorativos e ações voltadas para o convívio social. Além dos benefícios individuais, o Na Atividade também impulsiona a economia local e fortalece a rede de apoio à terceira idade: foram criados mais de 70 empregos diretos e realizados mais de 60 eventos comunitários ao longo dos anos.
“O esporte é uma ferramenta de transformação. Queremos que essas oficinas sirvam para muito além do lazer: que sejam espaços de crescimento pessoal e social”, destaca Cleverson Dutra, diretor de projetos da Associação Encaminhando.
Iniciativas sociais e governamentais como essas tornam ainda mais evidente que o movimento é um aliado indispensável para envelhecer com mais saúde, disposição e qualidade de vida. Mais do que fortalecer o corpo, a atividade física na terceira idade representa um caminho de autonomia e bem-estar.
*Com informações Press FC