De volta pra casa!

Após dois anos, Moacyrzão é liberado a receber público em jogos oficiais. FERJ marca partidas do Macaé e do Serra no estádio

Moavcyrzão receberá, a partir desta semana, jogos do Macaé e Serra na Série B2 do Carioca (Foto: Caio Fernandes)

 

POR TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Uma boa notícia para o futebol macaense na tarde desta segunda-feira (22). Após dois anos, o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo foi finalmente liberado pelos órgãos de segurança a receber jogos oficiais com a presença da torcida. Com isso, as equipes da cidade não precisarão mais se deslocar a outras praças esportivas para mandar as suas partidas.

Com os laudos exigidos em conformidade, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) já programou os jogos do Serra Macaense e do Macaé Esporte, que disputam a Série B2 do Carioca, para o Moacyrzão. Os laudos são provisórios e têm validade de 90 dias. Além disso, o estádio poderá receber no máximo 500 torcedores por jogo.

A iniciativa partiu do Serra Macaense e contou com o apoio da diretoria do Macaé Esporte e da Secretaria de Esportes.

O primeiro dos quatro laudos a sair foi o de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (LPCI). No fim da semana passada, saíram o de Segurança (Polícia Militar) e o de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto (LVE). Por fim, nesta segunda, foi publicado o de Condições Sanitárias e de Higiene, emitido pela Vigilância Sanitária do município.

Abandonado na gestão do ex-prefeito Aluizio Júnior, o Moacyrzão passou por obras de reforma no primeiro mandato de Welberth Rezende. Em dezembro de 2023, o estádio foi novamente entregue à população, mas só pôde ser utilizado para jogos de competições amadoras, que não são exigidos os laudos.

 

Próximos jogos

 

Como o Moacyrzão liberado a receber torcida, o Serra Macaense e o Macaé Esporte já mandam os seus jogos da Série B2 (quarta divisão do Carioca) em casa neste fim de semana.

No domingo (28), às 14h45, o Serra Macaense faz a sua estreia na competição contra o 7 de Abril. O Verdão folgou na primeira rodada, enquanto o adversário foi derrotado por 3 a 0 para o Belford Roxo.

Já na segunda-feira (29), também às 14h45, o Macaé Esporte recebe o Paraty. O Alvianil Praiano, que estreou com um empate em 0 a 0 contra o Barra Mansa no Sul Fluminense, busca a primeira vitória na competição. Já o Paraty derrotou o Rio de Janeiro por 2 a 0 nesta segunda-feira (22), no Jair Toscano, em Angra dos Reis.

 

Conheça os laudos

 

Desde 2009, todos os estádios que recebem competições oficiais no Brasil devem possuir quatro laudos obrigatórios: de Segurança; de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico; de Engenharia, Acessibilidade e Conforto; e de Condições Sanitárias e de Higiene. Estes documentos garantem que as instalações atendem aos requisitos legais e de segurança para receber o público e realizar os eventos esportivos.

Desde 2024 que o estádio vinha recebendo apenas jogos de torneios amadores (Foto: Tiago Ferreira)

 

>> Laudo de Segurança (Polícia Militar): Avalia a segurança da estrutura do estádio, incluindo sistemas de controle de acesso, sinalização, iluminação e infraestrutura geral para garantir a integridade de todos.

>> Laudo de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (LPCI): Certifica que o estádio possui os equipamentos e sistemas necessários para prevenir e combater incêndios e outros pânicos, como extintores, hidrantes e rotas de fuga. Emitido pelo Corpo de Bombeiros.

>> Laudo de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto (LVE): Verifica as condições estruturais do edifício, a presença de acessos para pessoas com deficiência, e os elementos que garantem o conforto dos espectadores.

>> Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene (Vigilância Sanitária): Atesta que o estádio cumpre os padrões de limpeza, higiene e condições sanitárias, incluindo a disponibilidade de banheiros e a gestão de resíduos.

Comentários