Em pouco mais de um mês, Vasco e Cristalcopo celebram quase 4 mil quilos de resíduos recolhidos em São Januário

Projeto Recicla Junto, criado há mais de cinco anos pela empresa, alcança mais um feito importante na cultura de reciclagem e economia circular

 Cristalcopo/Divulgação

Por Vinicius Spada

O estádio de São Januário, que já protagonizou diversos espetáculos e alegrias dentro das quatro linhas, celebra outra ação importante fora dos gramados nas últimas semanas: o projeto Recicla Junto. No primeiro mês de parceria entre Vasco e Cristalcopo, foram reciclados quase 4 mil quilos de resíduos no estádio, fato que demonstra que sustentabilidade e futebol podem caminhar juntos em uma causa nobre. 

 

Essa consciência se reflete na opinião pública do torcedor vascaíno, como no depoimento de Venagino Bernardi, torcedor do Vasco que esteve presente no jogo contra o Cruzeiro: “Se todos abraçarem a causa, que é muito importante para o planeta e a sociedade, com certeza vamos viver muito melhor”.

 

Para tornar a ação ainda mais transformadora e educativa, o projeto conta também com parcerias com a cooperativa Carioca Recicla, que contribui para destinar corretamente os resíduos gerados, e com a empresa de distribuição de resinas e aditivos biodegradáveis Eco Ventures, que apoia o projeto Recicla Junto e une forças na missão de promover a sustentabilidade e a economia circular. 

 

“Esse projeto é a realização de um sonho, de um desejo antigo de fazer uma iniciativa de reciclagem com Vasco da Gama. A ação gera um impacto muito positivo, tanto economicamente quanto ambiental. Acredito que a torcida e o próprio Vasco têm tudo a ver com essa causa”, afirma Diogo Fernandes, Presidente da Carioca Recicla. 

A ação estará presente novamente em São Januário no jogo entre Vasco e Vitória, que acontece neste domingo (5), às 16h. O acordo prevê a coleta de resíduos em todas as partidas do clube como mandante no Campeonato Brasileiro.

“Ver um clube da grandeza e da história do Vasco engajado ativamente em um projeto de reciclagem como esse é motivo de grande felicidade. Essa parceria mostra que sustentabilidade e futebol podem, e devem, caminhar juntos”, destaca Augusto Freitas, presidente-executivo da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.

O projeto Recicla Junto, ao longo dos anos, já coletou mais de 460 mil quilos de resíduos e mantém parcerias importantes, como com o Criciúma Esporte Clube, atuando nas arquibancadas do estádio Heriberto Hülse. Esse avanço reforça o momento de expansão da iniciativa e contribui para transformar as arquibancadas em um espaço não apenas para torcer, mas também para construir um mundo mais sustentável.

*Com informações Press FC

Comentários