Capoeira celebra a identidade cultural no Quissamã Artes e Gastronomia

O Centro Cultural Capoeira Quilombo Quissamã é responsável pelo Projeto Sociocultural Filhos do Quilombo

Foto: Paulo David - PMQ

O Quissamã Artes e Gastronomia encerrou sua programação no último domingo (5) com uma apresentação que exaltou a identidade cultural brasileira e local: a roda de capoeira do Centro Cultural Capoeira Quilombo Quissamã. Realizada em frente ao centenário Baobá, nos jardins do Museu Casa Quissamã, a performance reforçou o propósito do evento de valorizar as manifestações culturais e fortalecer o sentimento de pertencimento.

Promovido pela Prefeitura de Quissamã, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, TurisRio, Setur, Funarj e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento movimentou o município durante todo o fim de semana.

O prefeito Marcelo Batista e a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, prestigiaram a apresentação. A secretária destacou o papel da capoeira na preservação da memória e das tradições locais.

“Ver a capoeira, uma das mais incríveis manifestações culturais brasileiras, com forte ligação à nossa história de quilombo, se apresentar em frente ao Baobá é a materialização do que chamamos de identidade cultural. O Quissamã Artes e Gastronomia cumpriu seu papel de valorizar a arte, a gastronomia e, principalmente, as nossas raízes”, afirmou Kitiely Freitas.

O Centro Cultural Capoeira Quilombo Quissamã é responsável pelo Projeto Sociocultural Filhos do Quilombo, que oferece aulas gratuitas de capoeira para todas as idades na Praça do Canto da Saudade, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h30, sob coordenação do professor Allan Siqueira.

 

*Com informações Secom Quissamã

Comentários