Rio Open promove Festival de Dia das Crianças com Torneio Winners e Kids Day
Evento reunirá jovens de projetos sociais para celebrar esporte, inclusão e desenvolvimento
Rio Open Kid's Day (Divulgação/Foto Jump)
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2025 - O Rio Open apresentado pela Claro, maior torneio de tênis da América do Sul, realiza nos dias 11 e 12 de outubro, no Clube Marapendi (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), o Festival de Dia das Crianças - iniciativa do pilar social Rio Open Ace, que tem o esporte como ferramenta de transformação social.
Durante os dois dias de programação, cerca de 250 crianças e jovens de projetos sociais apoiados pelo torneio participarão de atividades que unem aprendizado, competição e diversão. O festival será dividido em duas frentes: o Torneio Winners, voltado a jovens atletas, e o Kids Day, clínica de tênis para iniciantes.
Torneio Winners: competição e oportunidade
Nos dias 11 e 12, a partir das 13h, o Torneio Winners reunirá jovens de diferentes projetos sociais em uma grande confraternização esportiva. Serão utilizadas oito quadras por dia para disputas nas seguintes categorias:
- Masculino: 11–12 anos, 13–14 anos, 15–16 anos, 17–23 anos
- Feminino: 11–14 anos, 15–23 anos
Criado em 2017 dentro do Rio Open, o Winners já se consolidou como uma experiência que valoriza o desenvolvimento esportivo e pessoal, ampliando horizontes para jovens atletas que encontram no tênis uma forma de inspiração e disciplina.
Winners Rio Open (Divulgação/Fotojump)
Kids Day: iniciação esportiva e diversão
No dia 12, o Kids Day abrirá espaço para crianças a partir de seis anos em uma clínica de tênis recheada de atividades lúdicas, interativas e inclusivas, incentivando o contato inicial com o esporte em um ambiente leve e acolhedor.
Participam do festival os projetos apoiados pelo Rio Open:
- Tênis na Lagoa
- Escolinha de Tênis Fabiano de Paula
- Instituto Futuro Bom
- Projeto Paraty Tênis
- Núcleo Esportivo Rio Open (NERO) Barra
- Núcleo Esportivo Rio Open (NERO) Santa Cruz
Esporte e capacitação como legado social
O impacto social é um dos pilares do Rio Open, que busca ir além das quadras ao oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado. Além de apoiar projetos sociais em diferentes comunidades, o torneio também promove iniciativas de formação em áreas complementares ao esporte, como cursos de arbitragem, encordoamento de raquetes e, mais recentemente, capacitação em audiovisual para jovens de seus projetos apoiados.
“O Festival de Dia das Crianças traduz esse propósito: abrir caminhos para que as crianças e jovens descubram no esporte e na educação oportunidades reais de transformação. Queremos que o tênis seja visto não só como competição, mas como inspiração, disciplina, companheirismo e, acima de tudo, diversão”, afirma Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
Próxima edição
Para 2026, o Rio Open já confirmou a presença de Lorenzo Musetti, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, e João Fonseca, jovem promessa brasileira e sensação do circuito mundial, que retornam ao torneio - marcado para os dias 14 a 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio da XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Mais informações:
*Com informações Assessoria de Imprensa do Rio Open