Um "Mar Azul" de esperanças

Projeto Social por meio do esporte, promove inclusão social e recupera dependentes químicos

Foto reprodução

Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL

 

Próximo de completar três anos, um projeto social de Inclusão para dependentes químicos em recuperação, desenvolve atividades voltadas para o esporte em um campo de Grama sintética no centro da cidade, eventualmente jogam no Claudio Moacyr de Azevedo.

Projeto Mar Azul - Estádio Claudio Moacir de Azevedo - Foto reprodução

 

Entre as ações oferecidas pelo projeto, esta um belo café da manha, musica ambiente e todos os equipamentos profissionais para a pratica do futebol que são disponibilizados para os assistidos.

O Projeto Social que recebe o nome de Mar Azul atende atualmente mais de cinquenta(50) dependentes químicos em recuperação, mais os convidados.

Alguns dos principais objetivos do Mar Azul além da inclusão social é a desmistificação do preconceito da sociedade, e o resgaste da autoestima dos envolvidos.

Foto reprodução

 

Uma Fornecedora de Material Esportivo que já fabricou centenas não de camisas ou mantos, mas de “ARMADURAS”.

O Projeto Social recebeu um convite através do Cywal e Nilson Jr, juntamente com a Embaixada do Qatar em Brasília para assistir a partida pela Copa América envolvendo as Seleções do Qatar e Paraguai, foi disponibilizado dois ônibus com destino ao Rio de Janeiro até o Estádio do Maracanã. O curioso e de grande relevância foi constatar nessa excursão histórica, que 85 por cento dos integrantes não conheciam o “Templo do Futebol Mundial”, sendo um dos dias mais felizes de suas vidas.

Foto reprodução

 

Todos os integrantes do Mar Azul e seus convidados foram recebidos com muito carinho e atenção por parte dos anfitriões.

Conforme o relato de um profissional do futebol ao observar o clima que se instalou em todo o Maracanã, com o apoio incondicional do futebol Mar Azul a organizada seleção do Qatar.

“Eu que sou rato de Maraca, tantos anos de arquibancada e como profissional do esporte, vivi ontem uma emoção única. Entra na galeria dos momentos inesquecíveis, proporcionados pelo esporte na minha vida. Ver tanta gente boa reunida, em uma energia tão forte que contagiou o estádio todo. Parabéns ao Futebol Mar Azul “

Projeto Mar Azul - Maracanã - Foto reprodução

 

O Esporte como meio de intervenção na Dependência Química

De acordo com Mariana Figueira integrante do Mar Azul, De um lado, a dependência química como um problema de escala mundial, causando muitos danos ao dependente, familiares e pessoas que o cercam.

De outro, a sociedade que trata tal situação como um tabu, deixando de promover debates sobre o assunto.

Diante disso, como reverter esse quadro através do esporte?

É possível?

Em primeira análise, é notório que o a prática de esportes possui inúmeros benefícios para a saúde, como prevenção de problemas cardiovasculares e no tratamento da depressão, ansiedade e estresse, esses que muitas vezes se fazem presentes na vida de um dependente químico.

Além disso, tal prática ajuda na autoestima, promove a qualidade de vida e é um excelente remédio contra a recaída.

Outro aspecto a ser abordado, é a falta de interação social presente na vida de muitas pessoas que possuem problemas com drogas.

Autor do conceito de “Modernidade Líquida”, o sociólogo Zygmunt Bauman aponta para uma sociedade cada vez mais tecnológica, imediatista e que possui laços cada vez mais frágeis.

Que no contexto do vício, é uma realidade cada vez maior para o dependente, que precisa de alternativas sólidas para enfrentar o problema, como o FUTEBOL, por exemplo, que promove a socialização dos indivíduos de forma saudável.

Fica claro, portanto, a necessidade do esporte como meio de intervenção na Dependência química.

Dessa forma, projetos como o FUTEBOL MAR AZUL, são de grande importância.

Visto que o mesmo valoriza o individuo que ali está inserido, promovendo o engajamento do mesmo na sociedade através do futebol.

“Pois só assim, essa realidade de valores invertidos será amenizada.” Finalizou.

Comentários