View this email in your browser Estoril Exclusive Test Day
O evento marcou arranque de luxo da temporada dos clássicos
Crédito: Race Ready Media
Por Diogo Ferrão
A temporada de 2026 das competições da Race Ready iniciou-se de forma auspiciosa com a oitava edição do Estoril Exclusive Test Day, uma oportunidade única para pilotos e máquinas de outros tempos testarem com vista à época desportiva que está prestes a arrancar, ou então para simplesmente retirarem o pó das coleções particulares, e regressarem ao seu “habitat natural”, as pistas.

Crédito: Race Ready Media
Num ambiente de convívio e privacidade, para além dos Turismos e GT, também os Fórmula 1 revisitaram Portugal, acrescentando ainda mais diversidade e interesse aos dois dias onde o passado glorioso do desporto automóvel voltou a ganhar vida no asfalto do Autódromo do Estoril nos passados dias 20 e 21 de Março.
Para Diogo Ferrão, o CEO da Race Ready, e promotor do evento: “Foram dois dias em que pilotos e máquinas voltaram a reunir-se para celebrar a paixão por este desporto num ambiente mais reservado e exclusivo. Estes dois dias oferecem o melhor de dois mundos: a possibilidade de desfrutar da pista praticamente como se a tivesse reservado só para si, mas sem o risco e a complicação de a alugar individualmente um autódromo e ter de lidar com cancelamentos de última hora de amigos, entre outras situações semelhantes. Voltaremos em 2027.”


Créditos: Race Ready Media
F1 regressaram a Portugal
Com o vincado carácter internacional do Estoril Exclusive Test Day, o Autódromo do Estoril recebeu várias estruturas estrangeiras que aproveitaram os dois dias de acção em pista para afinar as suas máquinas e rodar com alguns dos mais emblemáticos monolugares de Fórmula 1 de outras épocas de forma a treinar para o Estoril Classics, tirando partido das condições únicas do circuito português e de uma meteorologia particularmente favorável.
A sonoridade inconfundível destes verdadeiros ícones do automobilismo ecoou novamente pelo antigo recinto do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, proporcionando um espetáculo raro mesmo num simples dia de testes. Em pista evoluíram um McLaren MP4/1 ex-Nikki Lauda, um Williams FW07 ex-Alan Jones, um Arrows A4, um March 761 e um Tyrrell 011, todos eles máquinas que marcaram uma era dourada da Fórmula 1 e que ofereceram um pequeno aperitivo da aclamada corrida Classic GP, “cabeça de cartaz” do Estoril Classics e agendada para o próximo mês de Setembro.
Mas estas sessões de teste não se limitaram aos históricos monolugares da categoria rainha. Também alguns “sportscars” aproveitaram a jornada para rodar sem qualquer pressão competitiva, num ambiente descontraído mas carregado de história. Entre eles destacou-se Carlos Barbot, que teve a oportunidade de testar pela primeira vez num circuito o seu Lola T600; um modelo pioneiro na utilização do efeito de solo nos protótipos de resistência. Ao lado do carro saído da caneta de Eric Broadley esteve igualmente em pista um PRC, um protótipo italiano aberto construído pela Pedrazza Racing Cars.
Para coleccionadores e não só
Com o número de carros em pista limitado a apenas vinte por sessão, vários colecionadores aproveitaram novamente esta oportunidade para tirar das garagens algumas das suas máquinas de competição e devolvê-las ao ambiente para o qual foram criadas. Longe da pressão dos fins de semana de corridas, estas lendas de outrora voltaram a ganhar vida, permitindo aos seus proprietários desfrutar de momentos raros ao volante de verdadeiras peças da história do automobilismo.
Hipólito Pires, para muitos ainda o “pai do Portaro”, fez questão de marcar presença com duas das jóias mais emblemáticas da sua colecção, carros que ocasionalmente ainda competem nas pistas: um Bizzarrini 5300 GT e um Ford GT40. O empresário e colecionador português aproveitou igualmente a jornada para rodar com o seu Porsche 904/6 e com um elegante Lotus Elite.
Também o colecionador e piloto Manuel Ferrão participou com vários carros de grande valor histórico sob o olhar atento do experiente preparado Luís Moutinho. Entre eles destacou-se a presença do Porsche 911 ST “Bomba Verde”, o raro Lotus 62 ex-Gold Leaf Team Lotus, que também passou pelas mãos do lendário Ernesto “Néné” Neves, e ainda o seu Lotus Seven que pertenceu ao histórico Team Palma.
Ainda assim, a verdadeira estrela do dia acabou por ser um Lancia 037, outrora pertencente ao campeão nacional de ralis Carlos Bica. O icónico carro de ralis regressou finalmente ao asfalto para que o seu actual proprietário e piloto pudesse recolher as primeiras impressões ao volante, depois de um meticuloso processo de restauro realizado em Itália. O resultado foi um momento especial, onde a história, a engenharia e a paixão pelo automobilismo voltaram a encontrar-se no traçado do Estoril.




Créditos: Race Ready Media
Ensaio de pré-temporada para o Historic Endurance
A menos de um mês da primeira prova da temporada, as 3 Horas de Spa, na Bélgica, vários concorrentes do Iberian Historic Endurance aproveitaram esta oportunidade para regressar ao trabalho depois de um longo e rigoroso Inverno, aproveitando o regresso dos dias de sol ao sul da Europa.
Entre eles, Bruno Duarte e Filipe Jesus aproveitaram a ocasião para afinarem com rigor o seu sempre competitivo Porsche 911 3.0 RS que em breve partirá à conquista das Ardenas, ao passo que Ernesto Vieira também evoluiu o seu Shelby Mustang GT350, cujo programa desportivo da Shelby Mustang GT350R Team continua por revelar, mas que certamente será focado em alguns dos maiores eventos de clássicos da Península Ibérica.
Das boxes da Curated Garage saíram para o asfalto do circuito português o Ford Capri RS de Pablo e José Antonio Rueda, o Lotus Elan de P-Å Forsvall e o Alfa Romeo GT Am de Ebsen Bjorn, três carros que escreveram várias linhas da história da competição de clássicos rainha da Race Ready. Todavia, o principal foco de interesse esteve num “novo” Porsche 911 3.0 RS que Gerardo Garcia vai estrear em competição esta temporada.
Entre os vários carros que a Garagem João Gomes deslocou ao evento, estiveram o Porsche 911 2.5 ST de Piero e Guilhermo dal Maso, com que a dupla pai e filho conquistou os “1000 km Trophy” no ano passado e que esteve a preparar a ida ao Circuit de Spa-Francorchamps, e o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes, um carro que promete continuar a dar ao piloto várias alegrias na classe GDS. Também aqui outro carro chamou à atenção pelo factor novidade, neste caso um Porsche 911 2.7 RS que o piloto brasileiro Eduardo Reis vai utilizar esta temporada e que aproveitou o teste para se ambientar.
Outro habitué destas coisas, Rui Garcia, tirou partido da pista limpa e com poucas interrupções para rodar o seu FIAT 124 Sport Coupé, agora assistido pela RP Motorsport. O preparador Ricardo Pereira trouxe duas novidades ao evento. Filipe Carvalho estreou um Ford Escort RS 2000 MKII, que partilhará com António Carmona na segunda metade do Historic Endurance este ano, enquanto Filipe Martins trocou o seu Ford Escort de Grupo 1 por um Datsun 240Z. O espectacular carro japonês tem pedigree nacional, tendo andado por cá nas mãos de Carlos Peres/José Montes nos ralis, antes de ter sido vendido para a Madeira, mas também fez competições de velocidade.



Créditos: Race Ready Media
Novidades na Carrera 80
Com duas provas em Portugal e duas em Espanha nesta temporada, a Carrera 80 promete levar às pistas ibéricas alguns dos carros de Turismo e Grande Turismo que marcaram a competição automóvel entre 1976 e o final da década de 1990. No Estoril Exclusive Test Day, dois antigos vencedores de corridas não deixaram de estar presentes: o BMW M3 E30 de especificação Grupo A, pilotado por Paulo Lima e Bruno Lima, e o Porsche 968 CS, antigo carro do troféu espanhol, conduzido por Lucas González e Jorge López.
Contudo, várias outras máquinas chamaram a atenção pelo factor novidade. Luís Tojeiro e José Fontán, dois pilotos galegos já vistos anteriormente no Historic Endurance, tripularam um Porsche 968 assistido pela Garagem João Gomes. Ainda no que diz respeito a carros da marca de Estugarda, e também sob a alçada da estrutura de José Carvalhosa, António Reis realizou o “shakedown” do seu Porsche 924 pintado de vermelho.
Também proveniente de Espanha, mais concretamente da região da Cantábria, a Naturhouse Raid Team, equipa mais habituada às provas de todo-o-terreno, apresentou o seu novo BMW M3 E36, permitindo aos seus pilotos habituais, Kilian Revuelta e “Guss Caro”, rodarem em tempos bastante interessantes com uma máquina que será acarinhada nas pistas espanholas.
Já Sérgio Soares retirou da garagem o seu BMW 2002, um carro que se distingue por estar equipado com um motor BMW M10, um dos propulsores mais emblemáticos da história do automobilismo da marca bávara, podendo fazer a sua estreia na Carrera 80 este ano.
*Com informações Race Ready Media















































