Sorte ou competência?

Três vagas das quartas-de-finais da Copa Macaé são definidas após disputa de pênaltis. Bengala, Aroeira, Galácticos e Sinditob estão nas semifinais

Jogadores do Bengala festejam a classificação para a semifinal da Copa Macaé (Foto: Júnior Ramos/Bengala)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Não faltaram emoções nos confrontos das quartas-de-finais da Copa Macaé. Apenas um jogo foi decidido nos 90 minutos (Bengala 2 x 0 AMFE) e, nos outros três, a vaga para a fase semifinal só foi definida após a disputa por pênaltis. Melhor para o Unidos da Aroeira, Galácticos e Sinditob, que despacharam, respectivamente, o Águia, o Independente e o Fúria. Com isso, os confrontos das semifinais serão os seguintes: Bengala x Galácticos e Aroeira x Sinditob. Os jogos acontecem no próximo final de semana. A definição do dia e o horário dos jogos será na reunião desta terça-feira (29), na sede da Liga Macaense de Desportos (LMD).

Bengala sofre, porém
derrota a AMFE: 2 a 0

A disputa por uma vaga nas semifinais teve início no sábado (26) à tarde, no Expedicionário. E, com muita dificuldade, o Bengala derrotou a AMFE por 2 a 0. Antes do placar ser inaugurado, a AMFE teve três chances claras de gol, sendo duas com Gegê e uma com Vertene. Porém, aos 30 da etapa inicial, o Bengala fez 1 a 0 com Wellington.

Bengala e AMFE fizeram um duelo bastante equilibrado (Foto: Júnior Ramos/Bengala)

 

A AMFE não sentiu o golpe e, aos 42min, Vertene cobrou falta no travessão. Na etapa final, o panorama pouco se alterou – com a Associação Macaense Futebol e Escola tendo boas chances para empatar –, entretanto o Bengala foi quem ampliou o marcador aos 44 minutos com um gol de falta do atacante Maicon Douglas, artilheiro isolado da competição, agora com 5 gols.

Aroeira espanta "maldição
dos pênaltis" e se classifica

Se no Campeonato Macaense deste ano o Aroeira foi eliminado pelo Fúria nos pênaltis (4 x 1 após 0 a 0 no tempo normal), a equipe conseguiu espantar a “maldição” nas quartas da Copa Macaé. Após empate em 2 a 2 com o Águia, o Aroeira foi mais eficiente nas penalidades e saiu de campo vitorioso por 4 a 2.

No tempo normal, o Águia esteve duas vezes na frente do placar. A equipe fez 1 a 0 aos 43min do primeiro tempo com Álvaro, de cabeça. O Aroeira empatou logo aos 2min da etapa final com Matheus Valença, de pênalti. O Águia voltou a comandar o placar aos 18, com Orelha, também em tiro livre da marca do pênalti, mas o Unidos da Aroeira deixou tudo igual no minuto seguinte novamente com Matheus Valença.

VAPO: Jogadores do Aroeira comemoram a vitória nos pênaltis (Foto: Divulgação)

 

Com o 2 a 2, a vaga foi decidida nas penalidades máximas. Bichara abriu a série para o Aroeira e Wadston deixou tudo igual. Em seguida, Sandro fez 2 a 1 e o volante Álvaro viu a sua cobrança ser defendida por Sanaca. Na terceira cobrança, Lucas mandou no travessão e o Águia teve a chance de empatar. Mas, Orelha chutou para fora. Na sequência, Marquinho fez 3 a 1 e Lucas descontou. Na última série, bastava o Aroeira converter e ao Águia só restava torcer. Entretanto, Pimenta foi para a cobrança e fez o gol da classificação do Aroeira por 4 a 2 nos pênaltis.

Galácticos cede empate, mas
vence na disputa por pênaltis

No domingo (27) à tarde, foram realizados mais dois jogos pelas quartas-de-finais. No primeiro duelo, o Galácticos surpreendeu e eliminou o Independente. No tempo normal, empate em 2 a 2. O Galácticos chegou a estar vencendo por 2 a 0 (gols de Maninho e Clovinho), mas o Tricolor macaense empatou nos minutos finais com Jubão e Fabiano, que no primeiro tempo havia desperdiçado uma penalidade máxima.

Galácticos derrubou o "poderoso" Independente (Foto: Juper Ribeiro/LMD)

 

Na disputa por pênaltis, o Galácticos converteu todas as quatro cobranças com Felipe Neres, Alex, John Lennon e Maninho. Para o Independente, apenas Caio e Fabiano Pixoca marcaram. O goleiro Jadson, por sua vez, defendeu o pênalti de João Paulo e o quarto zagueiro Jubão mandou para fora a sua cobrança. No fim, vitória do Galácticos por 4 a 2.

Sinditob arranca empate heroico
e derrota o Fúria nas penalidades

Na reedição da final do Campeonato Macaense deste ano – quando o Fúria levou a melhor –, o Sinditob conseguiu a sua classificação no jogo mais emocionante das quartas da Copa Macaé. O Fúria vencia por 3 a 0 até os 25 minutos do segundo tempo, mas o Sinditob – mesmo com um a menos – buscou forças de onde não tinha e conseguiu o empate praticamente no último lance da partida.

Com a bola rolando, o Fúria dominou as ações no primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0. A equipe abriu o placar aos 33min com Bocão. Três minutos depois, Marquinhos bateu de fora da área, o goleiro Erick deu rebote e Gu mandou para o fundo das redes. Na etapa final, o Fúria fez o terceiro com Wesley, de cabeça, aos 13min, em lance em que a defesa do Sinditob reclamou muito de impedimento.

O Sinditob, porém, não sentiu o golpe e foi em busca do placar. Aos 25min, Ricardinho cobrou falta e o capitão Leanderson descontou de cabeça. Minutos depois, o Sinditob ficou com um a menos. O lateral-direito Igor foi expulso de campo após entrada violenta no lateral-esquerdo Emerson, do Fúria.

Rivalidade: Sinditob busca forças para eliminar o rival Fúria (Foto: Juper Ribeiro/LMD)

 

Mas, mesmo em inferioridade numérica, o Sinditob aproveitou-se do recuo do Fúria e marcou o segundo gol já aos 47min, com Deja, em cobrança de pênalti. E, quando a vitória do Fúria parecia certa, o Sinditob empatou tudo (3 a 3) aos 50min num gol de pura raça do atacante Baianinho. Festa da torcida do Sinditob, que parecia não acreditar no que estava vendo.

Após buscar a reação, o Sinditob chegou com muita moral para a disputa por pênaltis. Tanto que a equipe converteu as três cobranças (com Leanderson, Vagão e Deja) e o Fúria desperdiçou todas (com Marquinhos, Wesley e Wallace). No fim, 3 a 0 para o Sinditob e vaga garantida nas semifinais da Copa Macaé.

>> Resultados das quartas-de-finais:
Q1 – Bengala 2 x 0 AMFE – 26/10 – 13h
Q2 – Águia 2 (2) x 2 (4) Aroeira – 26/10 – 15h
Q3 – Independente 2 (2) x 2 (4) Galácticos – 27/10 – 13h
Q4 – Sinditob 3 (3) x 3 (0) Fúria – 27/10 – 15h

>> Semifinal (dias 02/11 ou 03/11):
S1: Bengala x Galácticos
S2: Aroeira x Sinditob

>> Final (dias 09/11 ou 10/11):
FINAL: S1 x S2

>> Artilharia

5 gols: Maicon Douglas (Bengala)
3 gols: Clovinho (Galácticos); Fabiano (Independente); Matheus Valença (Unidos da Aroeira)
2 gols: Álvaro, Cleitão, Orelha e Rafael (Águia); Paulo Henrique (AMFE); Boquinha (Bengala); Luiz Carlos (Casimiro); Thiarles (Fúria); Jhon Lennon (Galácticos); Guigui e João (Napoli); Gabriel Coutinho (Trezentos)
1 gol: Adriano Max, Lucas Barros e Victor Manoel (ABC); Douglas e Kaike (Águia); Kayo Gabriel (AMFE); Lailson, Mocotó, Vinicius, Wallison e Wellington (Bengala); Cristiano e Lucas Souza (Borússia); Deivison, Diego Florêncio e Fernando (Casimiro); Bocão, Geovane, Gu, Maurício, Robson e Wesley (Fúria); Alex, Maninho e Patrick (Galácticos); Gabriel, João Paulo, Jubão e Vitinho (Independente); Carlão e William (Napoli); Deja, Leanderson, Pó Royal e Baianinho (Sinditob); Paulinho (Trezentos); Rodrigo (Unidos da Aroeira)

>> Números gerais
Jogos realizados: 25
Gols marcados: 79
Média: 3,16 gols por jogo

Comentários