Divulgados os grupos das Séries A e B do Amador Macaense

Sorteio foi realizado na noite desta sexta-feira (14), na Arena Maracanã. Competições começam em março

Dirigentes, técnicos e atletas participaram do sorteio dos grupos do Campeonato Macaense 2020 (Fotos: Tiago Ferreira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

A Liga Macaense de Desportos (LMD) deu o pontapé inicial para a disputa do futebol amador de 2020. Na noite desta sexta-feira (14), na Arena Maracanã, anexa ao Estádio Expedicionário, foi realizado o sorteio dos grupos das Séries A e B do Campeonato Macaense. As competições terão início a partir do dia 14 de março. Ao todo, 33 equipes disputam os títulos dos torneios, sendo 18 na Série A e 15 na B.

O evento contou com a presença do recém-empossado presidente da LMD, Robson Agostinho, do ex-presidente da entidade, Wanderson Agostinho, da secretária de Esportes, Andreia Freitas, e de dirigentes, técnicos e atletas dos clubes participantes dos campeonatos. Isis Andrade, que em 2019 representou a equipe do Paraíso, foi declarada a Musa do Futebol Amador em 2020.

– O futebol amador é um patrimônio da cidade. Está no calendário esportivo do município e, em 2020, temos três metas com um único objetivo: salvar vidas. Antes do Carnaval, os 33 clubes se comprometeram a levar ao menos cinco pessoas de cada agremiação para doar sangue. Além disso, seguiremos com a campanha de arrecadação de alimentos como forma de ingresso nos jogos e, por fim, queremos fazer uma maior integração com as comunidades carentes de Macaé – disse o ex-presidente Wanderson Agostinho.

A secretária de Esportes, Andreia Freitas, garantiu que a Prefeitura de Macaé dará total apoio ao futebol amador em 2020 e pediu a volta da competição feminina.

Campeonato Macaense 2020 reunirá 33 equipes, sendo 18 na Série A e 15 na Série B

 

– Assim que recebi o convite para o evento, aceitei prontamente. Estamos finalizando o acerto do convênio com a Liga Macaense de Desportos e o futebol amador proporciona uma grande confraternização entre as comunidades e as famílias. O Estádio Cláudio Moacyr está em obras e acredito que em até 30 dias ele será desinterditado, pode assim voltar a receber jogos, inclusive do Campeonato Macaense. Quero aproveitar também a ocasião para pedir o retorno do futebol feminino – frisou.

Bola começa a rolar
no dia 14 de março

A Série A do Campeonato Macaense começa no dia 14 de março. Ao todo, 18 equipes disputam a edição 101 do torneio. Os clubes foram divididos em três grupos de seis e jogam entre si, em turno único, dentro de suas chaves. Ao final da primeira fase, classificam-se para as quartas-de-finais as duas primeiras colocadas de cada grupo, mais as duas melhores terceiras colocadas. O critério para definir os confrontos será o ranking geral, com 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Nas quartas-de-finais, as quatro melhores equipes classificadas na primeira fase jogarão com a vantagem no empate. Nas semifinais e na grande final, em caso de empate, a vaga e/ou o título serão decididos na disputa por pênaltis. Será rebaixada para a Série B de 2021 a última colocada de cada grupo.

Confira os grupos: Grupo A – Fúria, Paraíso, Córrego do Ouro, Águia, Selefogo/Macabuense e Galácticos; Grupo B – Sinditob, Aroeira, Lagomar, Macaé, AMFE/Barracelona e Aeroporto; Grupo C – Independente, Bengala, Glicério, Barramares, Atlético Lagomar e Falcão Serrano.

O jogo de abertura do campeonato será entre o atual campeão Fúria e o Galácticos, no dia 14 de março, às 15h, no Expedicionário. Confira os outros jogos da primeira rodada, que terá jogos ainda nos dias 15, 21 e 22 de março: Paraíso x Macabuense, Córrego do Ouro x Águia, Sinditob x Aeroporto, Aroeira x Barracelona, Lagomar x Macaé, Independente x Falcão Serrano, Bengala x Atlético Lagomar e Glicério x Barramares.

Série B: 15 clubes lutam
pelas três vagas na elite

A Série B do Campeonato Macaense começa no dia 28 de março. Ao todo, 15 equipes disputam o torneio. Os clubes foram divididos em três grupos de cinco e jogam entre si, em turno único, dentro de suas chaves. Assim como na Série A, ao final da primeira fase, avançam às quartas-de-finais as duas primeiras colocadas de cada grupo, mais as duas melhores terceiras colocadas. O critério para definir os confrontos será o ranking geral, com 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Nas quartas-de-finais, as quatro melhores equipes classificadas na primeira fase jogarão com a vantagem no empate. Nas semifinais e na grande final, em caso de empate, a vaga e/ou o título serão decididos na disputa por pênaltis. As três primeiras colocadas serão promovidas à Série A de 2021.

Confira os grupos: Grupo A – Trezentos, Praia Campista, Borússia Cabo Frio, Atlético Macaé e Nordeste; Grupo B – Borússia Macaé, União Lagomar, NB Atlético, Bicuda e Alvorada; Grupo C – Aterrado, Real Parças, Sporting Macaé, Red Bull Macaé e Frade.

Como cada grupo tem cinco times, os cabeças-de-chave folgam na primeira rodada: Trezentos, Borússia Macaé e Aterrado. O jogo de abertura do campeonato será entre o Praia Campista e o Nordeste, no dia 28 de março, às 13h, no Expedicionário. Confira os outros jogos da primeira rodada: Borússia Cabo Frio x Atlético Macaé, União x Alvorada, Bicuda x NB Atlético, Real Parças x Frade e Sporting x Red Bull.
 

Comentários