Macaé se despede do desportista Antônio “Penetra”

Amante do futebol amador, corpo do advogado foi sepultado na tarde desta sexta-feira (02)

Penetra (de camisa branca) na abertura do 100º Campeonato Amador de 2019 (Foto: Tiago Ferreira - 16/03/2019)

 

TIAGO FERREIRA/ESPORTE PRESS BRASIL*

 

Uma das figuras mais carismáticas do futebol amador de Macaé faleceu no início da noite desta quinta-feira, 1º de novembro: o advogado Antônio Carlos Pinto de Carvalho, aos 87 anos, vítima de complicações do Alzheimer. O corpo do desportista foi sepultado na tarde desta sexta-feira (02), no Cemitério Memorial Mirante da Igualdade, no bairro Virgem Santa.

Advogado atuante, Antônio “Penetra”, como era conhecido pelos amigos mais próximos, sempre foi um incentivador do esporte macaense. Durante mais de uma década, assinou uma coluna no jornal O Debate, sendo o principal nome da crônica esportiva do periódico por vários anos. Com foco no futebol (seja no amador ou no profissional), escrevia por amor.

Penetra foi presidente da Liga Macaense de Desportos (LMD) por dois mandatos: entre 1972 e 1974 e no biênio 1977/1978. Entretanto, nem por isso, deixou a entidade. Por muitos anos, foi o presidente da Junta de Justiça Desportiva (JJD), responsável por julgar os casos disciplinares dos jogos do campeonato amador.

— Penetra foi um pai para mim. E o maior incentivador da minha trajetória no esporte amador. Será eternizado devido ao legado que deixou — afirmou Wanderson Agostinho, ex-presidente da Liga Macaense Desportos, entidade que no último dia 30 completou 78 anos de fundação.

Nas redes sociais, a LMD prestou homenagem ao desportista e informou que, assim como em 2019, o troféu da Série A do Amador de Macaé levará o nome de Antônio Carlos Penetra.

Penetra (ao centro) presidiu a Junta de Justiça Desportiva da LMD (Foto extraída do livro "Crônicas Esportivas", de Giannini Pinto "Carangola")

 

— É com o pesar que informamos o falecimento de Antônio Carlos Pinto de Carvalho, o querido “Penetra”. Ex-presidente da Liga Macaense de Desportos, durante vários anos, sempre dedicou espaço ao futebol amador de Macaé em sua coluna no Jornal O Debate. Penetra é uma lenda para todos nós amantes do futebol amador. Um grande incentivador do esporte, e é uma perda enorme para todos nós. A LMD, através do seu presidente Robson Agostinho, informa que irá eternizar com o nome do saudoso amigo, o troféu do Campeonato Macaense Série A, ficando assim conhecido como “Troféu Antônio Carlos Penetra”. Uma singela homenagem para quem lutou bastante e foi um dos pilares para que tenha tido esporte em Macaé desde a fundação da Liga em 1942 — diz o post.

Em 2019, a LMD já havia prestado uma homenagem ao Antônio Penetra na abertura do 100º Campeonato Macaense Amador. Outros desportistas também postaram mensagens nas redes sociais.

— O apaixonante futebol hoje amanheceu sem cor. A bola ficou triste com a partida de um dos maiores incentivadores do futebol amador da cidade de Macaé. Nas minhas idas ao Estádio Expedicionário para estar junto com o meu pai, então presidente do União Nacional por um biênio, ficava admirando o trabalho de Penetra. Com sua lente atenta e anotações de tudo que acontecia na Liga de Macaé. Deus conforte os familiares deste baluarte do futebol macaense — frisou Paulo Alexandre Figueira, responsável pelo projeto “Mar Azul”, que promove a inclusão de dependentes químicos através da prática do esporte.

— Perdemos um grande desportista e que muito fez pelos clubes amadores de Macaé. Tive o orgulho de conhecer e de conviver com este amigo que deixará muitas saudades — completou o desportista Marco Aurélio “Buda”.

Também em uma rede social, Johann Foligno, um de seus netos, deixou uma homenagem ao avô.

Johnan Foligno ao lado do avô Antônio Penetra: "você sempre estará comigo" (Foto: Arquivo de Familia)

— Hoje, certamente, é um dos dias mais tristes da minha vida. Dia de dizer adeus ao meu ídolo, ao cara que eu mais admirava nesse mundo, e que por mais que muitos digam isso, ele era de longe o melhor avô desse mundo. Como eu tenho orgulho de dizer que sou seu neto, orgulho de tudo que nós vivemos juntos. Obrigado pela infância e vida maravilhosa. Só fez o bem, ajudou mais pessoas do que se pode contar, deixou uma legião de fãs que serão eternamente agradecidos por milhares de coisas boas que fez. Só queria deixar aqui a minha homenagem, dizer que tenho orgulho de ter sua letra tatuada na minha pele, e que você estará sempre comigo. Deus levou o melhor para o lado dele, dia de festa no céu. Olha aí de cima por nós, vovô, porque daqui vai ser muito difícil sem você. Eu te amo muito — disse.

Carreira

Antônio Penetra, que completaria 88 anos no próximo dia 12, teve uma carreira brilhante. Era amigo pessoal do ex-prefeito e deputado Cláudio Moacyr, que o indicou para chefiar a Inspetoria Estadual de Rendas. Posteriormente, indicado também como Secretário Municipal de Fazenda na gestão de Alcides Ramos.

Ainda na política, Penetra chegou a ser candidato a vereador pelo então MDB (Movimento Democrático Brasileiro), mas não foi eleito. Em 1996, assumiu a presidência da Fundação Educacional Luiz Reid, mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).

Natural de Itaperuna, Antônio Carlos Pinto de Carvalho se tornou Cidadão Macaense Honorário, título concedido pela Câmara Municipal.

* Com informações do jornal O Debate
 

 

Comentários