Com foco na evolução do Surfe Brasileiro, o Bicampeão Mundial Phil rajzman abre escola em Búzios

“Quando ensinamos aprendemos muito”, com essa filosofia e abrindo mão do lucro para reverter a projetos sociais, Rajzman vem contribuindo cada vez mais para a propagação do surfe no Brasil

Créditos Mário Nardy

 

Para quem mora em Búzios/RJ ou vai passar férias na região e aprecia o surfe, pode aproveitar a oportunidade de ter aulas na nova escola Phil Rajzman Surf Experiences, criada pelo bicampeão mundial de longboard (2007/2016), em parceria com o atleta profissional Hugo Netto.

O próprio Rajzman, 38 anos, começou a sua carreira em escolinhas como essa. Aos três anos de idade, já “pegava jacaré” – pegar onda de peito sem prancha -  agarrado ao pescoço do pai (o ex-jogador profissional medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman); e aos cinco já surfava no bodyboard. “Aos sete anos entrei para a escolinha de um dos maiores nomes do surfe brasileiro, o empresário Rico de Souza, que me apadrinhou”, conta o atleta. “É um esporte muito complexo, onde se lida com a natureza, e uma série de fatores: corrente, vento, fundos de pedra e de areia. Aprender e evoluir no esporte é uma constante e é bom ter um mestre, que dê o direcionamento certo, independentemente, do nível de surfe que a pessoa tenha”, complementa.

 

Phil Rajzman - Créditos Mário Nardy 

 

O objetivo da escola, segundo Rajzman, é o de ajudar crianças e adultos a terem este contato com o mar de uma forma segura. “E que os alunos possam entender, também, que o surfe não é só ficar em pé na prancha, mas também tem regras para que sua prática seja segura.”

Essa é a primeira escola do bicampeão, porém, como professor Rajzman tem vasta experiência. Começou a dar aula voluntária de surfe com 14 anos na própria escola do Rico de Souza. Também é padrinho dos projetos ‘Surf no Alemão’, de Wellington Cardoso, que atende crianças e adolescentes da Comunidade do Morro do Alemão no RJ, e Xavi Surf School, de Jericoacoara/CE, onde passa seus ensinamentos. Na escola, não atuará diretamente como professor, mas participará das aulas como orientador e também das rodas de conversas para transmitir suas experiências. “A escola tem instrutores de alto nível. São atletas profissionais com curso da ISA - International Surfing Association. A minha participação junto aos alunos será de, em datas específicas, reuni-los para um bate-papo para tirar dúvidas. Curto transmitir conhecimento e já faço isso há anos. Quando ensinamos aprendemos muito”.

Lucro revertido para ações sociais - A parceria de Rajzman e Netto não é de agora. O atleta da elite mundial de surfe hospeda em sua casa, em Búzios, pessoas de várias partes do mundo durante suas clínicas e cursos, mas como não conseguia atender toda a demanda acabava sempre direcionando os interessados para o curso de Netto e foi a partir daí que nasceu a escola. A cada indicação, a verba era revertida para aulas de crianças de baixo poder aquisitivo. Este ano, a dupla, então, resolveu evoluir nessa parceria e nasceu a Escola Phil Rajzman Surf Experiences. “Não tenho nenhuma intenção de lucro. Um dos objetivos principais da criação da escola é que a renda seja destinada a um projeto social local, a princípio aulas de surfe para os filhos e demais familiares dos salva-vidas.  São crianças de famílias humildes que já participaram, sem nenhum custo, dos eventos que promovo anualmente, como o Surf Experiences”, conta o atleta. “E trabalhar com Hugo é um grande prazer, pois é uma pessoa que pensa muito no coletivo.”

E Hugo Netto, 33 anos, retribui: “Fazer parceria com Phil foi perfeito. Juntos vamos conseguir colocar em prática o nosso desejo de fazer cada vez mais trabalhos sociais”. Netto surfa desde 18 anos, dá aulas há 14 anos, e começou a competir no profissional em 2017.

Evolução da escola - Futuramente, conforme o projeto for crescendo, a ideia é oferecer aos alunos, além das aulas, palestras com nomes de destaque do surfe nacional e fazer tour por outras praias para que conheçam tribos diferentes. “Pretendemos ampliar os horizontes”, diz Rajzman. “A ideia também é que os professores se reciclem com cursos novos, por exemplo, de primeiros socorros. Os surfistas têm um papel fundamental junto aos salva-vidas, muitas vezes chegando antes para salvar uma pessoa em risco.”

As aulas acontecem na parte central da praia de Geribá/Búzios, ponto estratégico porque normalmente é o lugar que tem maior frequência de ondas. “Temos a possibilidade de caminhar para um dos cantos da praia, de acordo com a necessidade e encontrar um lugar ideal para o aluno desenvolver o seu surfe, seja ele iniciante, intermediário ou avançado”, explica o também bicampeão Pan-Americano (2007/2009).

A escola tem a parceria da marca Maré Pranchas. “São pranchas soft macias, com fundo liso. Desenvolvemos o modelo Phil Rajzman dessas pranchas, que estão sendo vendidas para todo Brasil, e a Maré nos ajudou na parte de renovação de equipamentos para a escola. O produto é de altíssima qualidade e seguro”, conta Rajzman. Segundo o atleta, a vantagem dessas pranchas é que têm quilhas de encaixe, “permite adaptar quilhas, especificamente, para cada nível do aluno, quer dizer, o aluno pode usar o mesmo equipamento se passar do nível iniciante para o intermediário”, completa.

Phil padrinho projeto Surf no Alemao - Créditos Mário Nardy

 

Os interessados em fazer as aulas na escola poderão enviar mensagem direta para o Instagram @escolaphilsurfexperiences ou para o WhatsApp (22) 99818-8636.

 

* Com informações da Casa do Bom Conteúdo

Comentários