Eco Pedal em Glicério une esporte e natureza

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, em um trajeto de 45 km

Foto: Ana Chaffin/ Secom/ Macaé

 

O distrito de Glicério, na região serrana, foi palco de um Eco Pedal neste sábado (25). O evento comemorou o Dia da Árvore (21 de setembro) com um plantio de mudas nativas na Ilha da Canoa, com a participação dos ciclistas.

Cerca de 150 pessoas participaram do Primeiro Eco Pedal, em um trajeto de 45 km, que saiu de Glicério, passando por Trapiche, Serra da Cruz e Madressilva, com retorno à praça principal em Glicério. Na chegada, a importância da conscientização sobre a preservação da natureza foi lembrada com um plantio simbólico na Ilha da Canoa, também em Glicério.

“Encerramos as atividades da semana do Dia da Árvore com esta ação que mostra que natureza e a prática de esportes estão lado a lado, ainda mais quando falamos da bicicleta, um modal totalmente sustentável e que pode ser usado como meio de transporte, de lazer e de atividade física”, destacou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, acompanhado do subsecretário de Ambiente, César Romero.

A Ilha da Canoa, uma área de floresta Atlântica, recebeu mudas de Ingá e Babosa-branca, nativas da região. Vicente Passos, Coordenador de Projetos da Secretaria de Esportes e também ciclista, ressaltou que a iniciativa integra o projeto “Giro Livre”, uma iniciativa que propõe o fomento do uso da bicicleta. ”Ações como essa do Eco Pedal favorecem a integração com a natureza e com diferentes grupos de pedal de Macaé, fortalecendo o surgimento de políticas públicas que contribuam para este segmento”, pontuou.  

Foto: Ana Chaffin/ Secom/ Macaé

O primeiro Eco Pedal foi realizado pela Associação de Moradores de Glicério e do Amigos do Pedal da Serra de Macaé, com apoio das Secretarias de Ambiente e Esportes; adjuntas de Turismo, Interior e Defesa Civil. “Foi um grande evento e, sem dúvidas, a ideia é incluirmos em nosso calendário de ações”, frisou o presidente da Associação de Moradores, Lucas Emerick.

 

Com informações da Secom/ Macaé - Jornalista Juliana Carvalho

Comentários