Hoje é dia nacional do futebol

Há 47 anos a CBF escolheu o dia 19 de julho com data oficial da modalidade

Reprodução

 

Da redação do Esporte Press Brasil

Em 19 de julho é celebrado no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900."

"Consolidação do futebol no Brasil

O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil em 1894. O paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra, trouxe para o país um par de bolas e o livro com as regras do jogo. Um ano depois, era realizada a primeira partida de futebol que se tem registro no Brasil: Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.

Até a década de 1920 o futebol era um esporte de elite no Brasil. Integrantes negros eram raros e sofriam preconceito. Aos poucos essa situação foi mudando. O esporte popularizou-se e passou a fazer parte também de bairros pobres de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre."

 

Brasil x Exeter City  em 1914 - Foto reprodução

 

"Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”, como:

Fluminense (1902), Corinthians (1910), Grêmio (1903), Internacional (1909), Atlético Mineiro (1908), Palestra Itália (1914) - atual Palmeiras."

"E alguns clubes de remo, esporte popular na época, criaram departamentos de futebol, como é o caso de times como:

Botafogo (1904), Flamengo (1911) e Vasco da Gama (1915).

Para coordenar a expansão do futebol, as ligas que estavam sendo criadas e uma seleção nacional para competir em Mundiais de Futebol e Olimpíadas, em 1916, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). No mesmo ano surgiu também a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

 

Glórias

Atualmente, o Brasil é o país com mais títulos mundiais de futebol. São cinco títulos:

1958, 1962, 1970, 1994, 2002.

Nosso país também tem o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Além do “Rei do Futebol”, outros nomes importantes para o futebol nacional e mundial são Garrincha, Leônidas da Silva, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto Torres, Ademir da Guia, Jairzinho, Zico, Rivelino, Gérson, Tostão, Sócrates, Falcão, Careca, Romário, Ronaldo e Ronaldinho, para citar alguns.

 

Os clubes brasileiros também já fizeram história no mundo. Na década de 1960, o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho encantou o planeta e conquistou dois títulos intercontinentais, em 1962 e 1963. Outros times brasileiros que conquistaram o mundo foram Flamengo, Grêmio, Internacional, Corinthians e São Paulo, esse último por três vezes.

Veja também: História do futebol – tudo sobre essa paixão nacional

 

Decepções

Mas não é só de glórias que vive o nosso futebol. Alguns momentos tristes marcam a história do esporte no país, como as derrotas nas Copas do Mundo de 1950 e 2014. No primeiro Mundial disputado no Brasil, em 1950, nossa seleção perdeu na final para o Uruguai em pleno Maracanã lotado. Sessenta e quatro anos depois, a seleção brasileira teve novamente a chance de ser campeã em casa, mas sofreu sua maior derrota da história: perdeu de 7x1 para a Alemanha na semifinal, em Belo Horizonte.

 

Campeonatos

As maiores competições nacionais de futebol são o Campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, e a Copa do Brasil. O primeiro teve sua origem em 1971, mas em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados nas décadas de 50 e 60, como campeonatos nacionais. A primeira Copa do Brasil aconteceu em 1989.

 

No começo de cada ano são disputados os campeonatos estaduais. Antigamente, essas competições atraíam um grande número de torcedores e os títulos eram almejados pelos clubes. No entanto, o prestígio dessa competição caiu em alguns estados, servindo hoje como uma pré-temporada para grandes clubes se prepararem para os campeonatos nacionais e internacionais.

 

Qual é a origem do futebol brasileiro?

Futebol: origem, regras, no Brasil, na história - Mundo Educação

O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller. Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil.

 

Foto reprodução

 

As origens do futebol no mundo

Em 2004, FIFA reconheceu oficialmente que a China é o berço do futebol. Especificamente, a localidade de Linzi, na província de Shandong, conforme publicou em julho daquele ano o jornal China Daily.

De acordo com a FIFA, a origem histórica do futebol se encontra na China Antiga, na prática do Cuju. O nome era Cuju, ou Tsu’ Chu, melhor traduzido como “chutar bola”. remonta à Dinastia Han (206AC – 220DC) e foi bastante popular durante a Dinastia Song (960–1279). Prática que foi perdida, provavelmente, no período da Dinastia Qing (Século 17). O futebol moderno, codificado na Inglaterra em 1863, chegaria ao país em 1879. Ao longo do Século 20, apesar de algumas tentativas, a China foi incapaz de obter sucesso neste esporte. Agora, o país tem um ambicioso sonho. Quer se tornar potência do futebol mundial até 2050. Para isso, lançou em 2016 o “Plano de desenvolvimento do futebol a médio e longo prazo (2016-2050)”.

 

Reprodução

 

Apesar de que na Europa a origem do futebol seja atribuída à Inglaterra, diferentes culturas do planeta, em diferentes épocas, tiveram sua versão de um esporte em que uma bola era tocada com o pé. Os astecas e maias praticavam o jogo há mais de 3.500 anos como um esporte sagrado. O historiador e geógrafo grego Heródoto de Halicarnasso descreve em Histórias que no reino de Lydia (onde hoje ficam as províncias turcas de Izmir e Manisa), em torno do século V a.C, jogava-se bola " para contornar a fome” e "passavam um dia inteiro jogando para não pensar em comer". Em Roma, era praticado o Harpastum com uma pequena bola e grande dose de violência. Também com violência, na Grécia Antiga havia o Episkyros, em que duas equipes rivais competiam pela bola, num esquema mais parecido com o do futebol americano. Há documentos que provam que no Japão, pelo menos desde o século VII, se jogava o Kemari, que consistia em tocar a bola com qualquer parte do corpo exceto braços e mãos, uma modalidade que tinha como referência um esporte chinês, o cuju (tsu 'chu) –– de acordo com a FIFA, essa é a origem do futebol que conhecemos.

 

Reprodução

 

O cuju, praticado há pelo menos 2.300 anos na China, era um esporte muito parecido com o futebol. A primeira referência data do século III, explicam na revista do Instituto Confúcio. Era jogado em um campo retangular, com uma trave de gol no centro do campo, que "consistia de uma rede apoiada em varas de bambu", lembra a FIFA. Os participantes tinham de chutar uma bola de pelo recheada de penas para marcar um gol.

Duas equipes com 12 a 16 jogadores se enfrentavam. Havia duas maneiras de jogar cuju: o Zhu Qiu, praticado em eventos da corte para celebrar fatos importantes, como o aniversário do imperador, e o Bai Da, que era semelhante, mas sem um gol, e que durante a dinastia Tang (618). – 907), desfrutava de grande popularidade, especialmente entre as mulheres.

Na China, mil anos atrás, as mulheres já jogavam futebol

Várias pinturas do século XII mostram quatro mulheres que dão chutes em uma bola colorida. Em 2004, a FIFA concluiu oficialmente que o país asiático é o berço do futebol.

 

As mulheres no futebol

Engana-se quem pensa que futebol é só para os homens. As mulheres também se apaixonaram pelo esporte e hoje existem diversas competições pelo mundo exclusivas para elas.

No Brasil, os campeonatos femininos não se firmaram ainda, mas, em 2007, a seleção brasileira de futebol feminino conquistou o vice-campeonato mundial."

 

Segundo jogo da Seleção Feminina Principal no Torneio Internacional da França: Brasil x França. Ary Borges, Kerolin e Marta
Créditos: Thais Magalhães/CBF

 

Copa do Mundo feminino 2023

O Brasil estreia no Mundial na próxima segunda-feira (24) diante do Panamá, em Adelaide (AUS). Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, em Melbourne, e fecha a participação na fase de grupo contra a Jamaica, no dia 2 de agosto.

 

A cinco dias da estreia na Copa do Mundo Feminina, CBF comemora Dia Nacional do Futebol
Créditos: Thaís Magalhães/CBF

Comentários