TRIATHLON: SALVADOR ABRE NESTE DOMINGO (6) A TEMPORADA DO TRITON WORLD SERIES

Largadas acontecem na Praia de Placaford, em três opções de distâncias: Sprint, Middle e Long

Foto divulgação/Casa do Bom Conteúdo

 

Salvador (BA), abril de 2025 - Neste domingo, 6, triatletas de todo o Brasil desembarcam em Salvador para a abertura da temporada 2025 do TRITON World Series, circuito internacional de triathlon que surgiu na Europa e realizou suas primeiras provas no país no ano passado.
 

Escolhida pelo segundo ano consecutivo como sede do evento, a capital baiana será palco do TRITON 1, prova no formato tradicional de triathlon, com disputas de natação, corrida e ciclismo em um dia. Os atletas poderão disputar a prova em três opções de distâncias: Sprint (natação 600m, ciclismo 30km, corrida 7km), Middle (natação 1,2km, ciclismo 60km, corrida 14km) e Long (natação 1,8km, ciclismo 90km, corrida 21km). A etapa oferece a possibilidade de revezamento em equipes de até três pessoas, onde cada modalidade é disputada por um atleta do time.
 

“Mais um ano com Salvador abrindo a temporada TRITON World Series. Salvador é triathlon pra valer! É Nadar, pedalar e correr na belíssima orla da cidade, em um dia de pura emoção e qualidade de vida”, comemora Walter Kraus, Sócio-Diretor da Digiartes.
 

Com arena montada na Praça de Piatã e largadas acontecendo na Praia de Placaford, o TRITON 1 Salvador é uma etapa classificatória para a final mundial do circuito, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro na cidade de Portimão, no Algarve, em Portugal.
 

"Apoiar os esportes é uma das premissas da gestão municipal de Salvador. Aqui nós temos um Calendário Oficial de Turismo Esportivo, divulgado anualmente, onde o TRITON tem lugar de destaque, inclusive. Uma honra para nossa cidade sediar um evento esportivo de tamanha relevância. Tenho certeza que será mais uma grande edição", destaca Isaac Edingtonpresidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
 

Entre os participantes, a expectativa é por uma prova ainda mais competitiva que a de 2024, que reuniu atletas de alto rendimento de todo o país, como Ana Augusta, campeã mundial do Ironman F35-39, que busca o bicampeonato na etapa soteropolitana. “A expectativa é fazer uma prova sem intercorrências, aproveitar muito a energia da Bahia e das pessoas e desfrutar da experiência desta etapa”, diz Ana.

Triatleta Ana Augusta busca o bicampeonato do TRITON 1 Salvador (Divulgação)

 

Os triatletas podem optar ainda pelo modelo Mix & Match, onde poderão disputar cada modalidade em uma distância diferente, personalizando a prova de acordo com os seus objetivos pessoais. Esses são alguns dos diferenciais exclusivos do TRITON, que surgiu para transformar o mercado global do esporte, oferecendo novos formatos de competição. O circuito inovou, por exemplo, com a criação do TRITON 3, formato onde cada modalidade é disputada em dias consecutivos, permitindo aos participantes buscar o melhor desempenho em cada disciplina.
 

Superando limites - Além dos atletas de alto rendimento, a prova terá outros personagens impactantes, que buscam no triathlon um espaço de superação, saúde e lazer. É o caso do publicitário e empresário Júnior Castelo, que foi diagnosticado há dois anos e meio com Parkinson e que encontrou no esporte um aliado na superação dos próprios limites. "Será minha primeira prova de triathlon. Sempre fui competitivo, mas um atleta de fim de semana de futebol, corrida, beach tennis, etc. Comecei fazendo provas de 5km, 10km, 16km até 21km e consegui terminar todas”, afirma o baiano, que inspirou nove de seus amigos a disputarem o TRITON 1.

 

A escolha do TRITON para iniciar na modalidade aconteceu após conversa com o triatleta e treinador Bruno Dória. “Conversando com ele, me despertou a ideia de encarar mais esse desafio e irei disputar o TRITON para provar que o Parkinson não é limitador, por mais que existam interferências da doença que possam me prejudicar”, completa.
 

Embaixador do TRITON no Brasil, Dória destaca os benefícios da modalidade para o bem estar dos participantes. “A prova é a concretização de um ciclo de meses de treinamento, onde os atletas vem aperfeiçoando suas capacidades físicas mas, acima de tudo, se divertindo durante todo o processo”, afirma. “O ganho na saúde emocional é o mais importante para mim”, completa.

Junior Castelo (esquerda) e Bruno Dória em preparação para o TRITON 1 Salvador (Divulgação)

 

"Tô ansioso demais pra minha primeira prova de triathlon! Tem sido uma experiência incrível, que exige dedicação, disciplina e me tirou completamente da zona de conforto. O que começou como um objetivo pra me manter firme nos treinos — tentando retardar os efeitos do Parkinson — virou paixão. Descobri modalidades que nunca tinha feito, como natação e bike, e acabei me encontrando. Agora é esperar o grande dia e me divertir”, destaca Castelo
 

Acessibilidade na disputa - Para fomentar a participação segura de atletas PCDs, o TRITON 1 Salvador fechou uma parceria com o Projeto Meu Sorriso, que estimula a participação de pessoas com deficiência e suas famílias na vida cultural de Salvador, atuando no desenvolvimento de soluções de socialização.
 

O projeto estará presente no evento com staff qualificado para suporte aos atletas, além de equipamentos de segurança e acessibilidade para plena participação no evento, como botes e bicicletas adaptadas.
 

“Será o segundo ano que o projeto estará presente no evento, atuando no apoio e orientação aos atletas PCDs. Este ano teremos sete atletas do Meu Sorriso participando. Vamos juntos construir um mundo melhor para todos”, afirma Fred Matos, presidente do Projeto Meu Sorriso.
 

O TRITON 1 Salvador tem o patrocínio da Saltur, Prefeitura de Salvador e Turismo Bahia - Governo do Estado da Bahia. Apoios de Faculdade Santa Casa Bahia, YTATY, OHH Sports, Tia Sônia, ULTRABAR, RV Seguros, Legacy, Capelinha, Juliage, Bio Mundo, Fideelis, S2 Bike Shop, Sinta +, Vila Bahia, MANA, Ouvimos Você, Inova e Febatri. Realização: Digiartes. Licenciante: V3A.
 

Serviço
Evento: TRITON 1 Salvador
Data: 6 de abril de 2025
Local: Praia de Placaford, Piatã, Salvador - Bahia
Arena: Praça de Piatã

Largadas:
05h45 – Largada Atletas PcD
06h00 – Largada SPRINT
06h03 – Largada MIDDLE
06h06 – Largada LONG

 

Distâncias:
SPRINT: natação (600m), ciclismo (30km), corrida (7km)
MIDDLE: natação (1.2km), ciclismo (60km), corrida (14km)
LONG: natação (1.8km), ciclismo (90km), corrida (21km)

 

Calendário TRITON World Series 2025
TRITON 1 – Salvador (BA) – 6/abril
TRITON 3 – Portobello/Mangaratiba (RJ) – 29 a 31/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 7/setembro
TRITON 3/ FINAL MUNDIAL– Portimão (Portugal) – 24 a 26/outubro

 

Obs: outras etapas podem ser confirmadas posteriormente


Sobre o TRITON - Um novo circuito mundial de triathlon que surgiu na Europa para inovar as formas de competir e estreou no Brasil em 2024. O TRITON 1 é a competição no formato tradicional de um único dia, mas o triatleta pode escolher como deseja participar (individualmente, em dupla ou trio) e, ainda, por meio do Mix&Match, personalizar a distância (SPRINT, MIDDLE ou LONG) de cada modalidade considerando seus pontos fortes e fracos. Já o TRITON 3 veio para inovar, são três dias consecutivos de disputas, nesta ordem natação, ciclismo e corrida. Neste formato é possível escolher também se a prova será individual ou em equipe, sendo que as três modalidades têm o mesmo peso no resultado final da competição.

 

* Com informações Casa do Bom Conteúdo

 

Comentários