Não foi por falta de aviso!

Chuva e vento forte fazem parte da cobertura do Moacyrzão desabar. Esporte Press Brasil denunciou o abandono no início de julho

Parte da cobertura do Moacyrzão desabou com as chuvas e o forte vento (Fotos: Divulgação)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Há exatos seis meses, no dia 6 de julho de 2019, o Esporte Press Brasil iniciou uma série de reportagens denunciando o abandono do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. E, nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2020, bastou uma chuva com ventos fortes, que durou aproximadamente 20 minutos, para que parte da cobertura do Moacyrzão viesse abaixo. Por sorte, não era dia de jogo, mas faltavam poucos minutos para o início do treinamento do Macaé Esporte, que acabou sendo realizado no gramado sintético do vestiário.

O incidente aconteceu no lance de arquibancada que fica atrás de uma das balizas, justamente um dos setores liberados recentemente pela Defesa Civil e pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para abrigar os torcedores. No último sábado (04), no jogo entre Macaé e Friburguense, mais de 700 torcedores ocuparam aquele lance de arquibancada e o primeiro tempo da partida foi disputado debaixo de muita chuva. Por sorte, nada aconteceu.

Portal denunciou abandono do
estádio e secretário minimizou

Em julho passado, o Esporte Press Brasil denunciou o abandono do Moacyrzão. O estádio, que foi reinaugurado em agosto de 2010, nunca passou por uma manutenção adequada. Em ações pontuais, o local recebeu algumas obras de maquiagem, na tentativa de recuperar parte do alambrado e da cobertura das arquibancadas. Tudo em vão, pois os problemas se agravaram e boa parte dos espaços internos do estádio está interditada pela Defesa Civil.

Quem vai ao Moacyrzão hoje vê um espaço completamente diferente do que a torcida sempre se acostumou. A cobertura (telhado e estrutura metálica) da arquibancada que fica às margens da Rodovia Amaral Peixoto foi totalmente retirada e colocada sob o lance de arquibancada que está ao lado do canal Macaé-Campos. Agora descoberto, esse espaço é um dos aptos a receber os torcedores nos jogos oficiais, assim como o setor atrás do gol, onde a cobertura desabou nesta segunda-feira (06).

Moradores observam os estragos causados no Moacyrzão após a chuva e o vendaval

 

Essa questão da cobertura foi um dos tópicos mais graves abordados pela reportagem naquela época, visto que a estrutura metálica estava completamente corroída pela maresia e ameaçava desabar. Isso sem contar as calhas d’água quebradas, telhas soltas e a estrutura oxidada que dá sustentação às cabines de rádio e TV.

Três dias após as denúncias, o secretário Adjunto de Relações Institucionais, Leonardo Gomes, em sua conta no Twitter, rebateu com desdém da reportagem. Na sua crítica, o gestor, que tem formação em jornalismo, tentou tirar a credibilidade da matéria: “Deve ser ruim não ter pauta, né?”.

Na atual gestão municipal, tem sido prática comum dos representantes a utilização das redes sociais para divulgar ações e posicionamentos do governo. O secretário Leonardo Gomes é um dos que mais adota esta prática.

Porém, o Esporte Press Brasil, comprometido com o jornalismo sério e imparcial, reforça a importância da denúncia, uma vez que foram utilizados mais de R$ 21 milhões em recursos públicos municipais desde a desapropriação até a construção do estádio.


Torcida do Macaé Esporte tem ficado no setor onde justamente parte da cobertura desabou nesta segunda
 

Caso seja novamente interditado pela Defesa Civil, o Macaé Esporte terá que procurar um local para mandar o seu último jogo na Seletiva, que a princípio está marcado para sábado (dia 11), às 15h, no Moacyrzão.

Leia mais:

http://esportepressbrasil.com.br/noticia/331/casa-dos-grandes-antes-da-copa-2014-moacyrzao-esta-abandonado-e-caindo/

http://esportepressbrasil.com.br/noticia/335/secretario-sobre-o-moacyrzao-deve-ser-ruim-nao-ter-pauta/

http://esportepressbrasil.com.br/noticia/347/a-situacao-e-muito-desagradavel-diz-presidente-da-lmd-sobre-o-moacyrzao/

http://esportepressbrasil.com.br/noticia/370/interditado-moacyrzao-tem-novo-laudo-vencido/

http://esportepressbrasil.com.br/noticia/459/moacyrzao-liberado/

Comentários